BLOCO K

Foto de perfil de Claiton Eduardo Barbosa LuizClaiton Eduardo Barbosa Luiz iniciou o tópico há 5 minutos

Pessoal, boa tarde.
 
Com a obrigatoriedade do envio do Bloco K a partir do ano de 2018, surgiram as dúvidas abaixo caso ocorra alguma variação do estoque a seguir;
 

  1. a) Identificamos um item a maior fisicamente no meio do processo de fabricação em relação ao registro do estoque fiscal, ou seja sobra de material.

Pergunta: Qual operação fiscal devemos utilizar para incluir o material no Bloco K, pois não identifiquei a causa? Além disso, que valor deve ser considerado, visto que temos outros valores agregados a mercadoria nesta etapa do processo de fabricação (exemplo rateio de serviços de segurança, refeitório e limpeza etc…)?
 

  1. b) Identificamos um item a menor fisicamente no meio do processo de fabricação em relação ao registro do estoque fiscal, ou seja falta de material.

Pergunta: Qual operação fiscal devemos utilizar para retirar o material do Bloco K, pois não identifiquei a causa? Além disso, que valor deve ser considerado, visto que temos outros valores agregados a mercadoria nesta etapa do processo de fabricação (exemplo rateio de serviços de segurança, refeitório e limpeza etc…)?