FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasCONARQ abre consulta pública visando a atualização do e-ARQ Brasil
Jorge Campos Staff perguntou há 4 anos

Pessoal!

Vcs já sabem como proceder para aproveitar ao máximo a Lei de Liberdade econômica, para a documentação da área fiscal, tributária, jurídica, etc?

Vc conhece plenamente a tecnologia existente, e a que o fisco aceita, e os custos envolvidos?
Pois bem, a atividade arquivística é uma ciência, com rigorosos controles e métricas, será que ao contratar uma empresa, vc observou todos estes detalhes na documentação do seu fornecedor?
Vejam a Arquivística ou Arquivologia, é uma ciência que estuda as funções do arquivo, bem como, os princípios e técnicas a serem adotados pelo arquivista, e neste trabalho ele cumpre rigorosamente uma metodologia orientadas a algumas ISOs, por exemplo:
“4.1 Normas
a) Sobre especificação de requisitos funcionais de segurança:
ISO/IEC 15408-1/2/3:2005 – Evaluation criteria for IT security
b) Sobre gestão de documentos:
AS ISO 15489.1:2002 – Australian standard records management. Part 1: general, 2002
AS ISO 15489-2:2002 – Australian standard records management. Part 2: guidelines, 2002
c) Sobre preservação:
ISO 14721:2012 – Reference model for an open archival information system (OAIS), 2012.
d) Sobre metadados:
ISO 23081-1:2006 – Information and documentation – Records management processes – Metadata for records – Part 1: Principles, 2006
ISO 15836:2003 – Information and documentation – the Dublin Core metadata element. 2003″
Extraído do MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS – e-Arq Brasil ( CONARQ)

E agora o CONARQ, anuncia a CONSULTA PÚBLICA para a versão 2 do Modelo de Requisitos para Sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. -e-Arq Brasil.

abs

A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS – CONARQ torna pública a proposta da versão 2 do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil, elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. A relevância do documento recomenda a ampla divulgação da proposta, a fim de que todos os profissionais de gestão arquivística de documentos, profissionais de tecnologia da informação, auditores, usuários de sistemas informatizados de gestão arquivística, arquivos e instituições arquivísticas, bem como instituições acadêmicas possam contribuir para o seu aperfeiçoamento.
Para conduzir formalmente esta consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ, o CONARQ instituiu uma Câmara Técnica Consultiva (Portaria nº 121, de 1º de dezembro de 2020) com as atribuições de receber, avaliar, responder e compilar as contribuições para o aprimoramento do e-Arq Brasil e encaminhar ao Conarq, até o dia 31 de março de 2021, um relatório consolidado dos resultados, que será submetido ao Plenário para apreciação.
Neste contexto, as contribuições serão coletadas de 1 a 31 de janeiro de 2021, por meio do preenchimento do Formulário para contribuições, o qual, deverá ser enviado para o e-mail [email protected].
Documentos de apoio: