Boa tarde pessoal.
Ao validar um arquivo da EFD ICMS/IPI layout 15, gerado no perfil B, com o registro C870, é exigido o inventário com motivo = 06. A regra esta no Guia Prático, o C870 é um dos registros que exige o H005 com motivo 06.
Ao gerar o mesmo arquivo, porém no perfil A, com o registro C810, o validador não reporta erro. Conforme previsto no Guia Prático, o C810 não consta na relação dos registros que obrigam o H005 com motivo = 06.
Tanto o registro C810 quanto o C870 contém apenas informações dos itens, sem informações de complemento/ressarcimento de ST. Essas ficam no C815/C880.
Não entendo porque exigir o inventário quando existe o C870. Não deveria ser exigido quando existisse o C880 ?
OK. Obrigado pelo esclarecimento.
Caro Solano,
Veja o detalhe, o registro C870 é um registro de nível 2, e o registro C880 é de nível 3, ou seja, o registro pai é o documento fiscal CF-e SAT; sendo que estes registros apresentam o detalhe dos itens dos documentos, e suas informações complementares. Assim, o fisco precisa saber ( ele já sabe) qual é o seu estoque, para checar se vc vendeu mais produtos do que consta declarado, no seu inventário. Eu disse que ele já sabe, porque, quando vc enviou o inventário em fev/21, ele já fez o ” cross” deste e qualquer estoque. O que ele quer na EFD ICMS/IPI, mensalmente, é que vc se auto-denuncie, caso haja, alguma irregularidade, porque, é o que vc faz .ao assinar com certificado digital.