FórumCategoria: Notas TécnicasRFB atualiza o nível de segurança do e-CAC
Gisleise Staff perguntou há 3 anos

Pessoal,
Só poderiam estar fazendo algo lá, pois o acesso está lento.
A RFB avisa que a partir do dia 25.02 só para acessar os serviços digitais da Receita Federal com a conta gov.br será necessário possuir nível de segurança prata ou ouro. Contas com nível bronze não terão mais acesso no portal e-CAC.
Achei relevante explicar aqui o que são os níveis bronze, prata e ouro.
A conta gov.br tem três níveis de segurança:

  • bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis;

Exemplo: as contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran também tem este nível.

  • prata, para acessar muitos serviços digitais; e

Condições: Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança.

  • ouro para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.

Condições: as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passa a ter nível ouro de segurança.
A partir desta sexta-feira (25/02), para acessar os serviços da Receita Federal com a conta gov.br será necessário ter uma conta com nível prata ou ouro. O usuário que possua uma conta bronze pode aumentar o nível de segurança da sua conta fazendo as validações que conferem os níveis superiores.
 
fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/receita-federal-atualizara-nivel-de-seguranca-para-acessar-o-e-cac-nesta-sexta-feira