Bom dia a todos!
Por uma falha técnica meu sistema acabou ficando sem os dados referente a um período de tempo, do dia 13/07 ao 31/07 pra ser mais exato, e minha empresa é obrigada a transmitir a EFD, mas sem os dados desse período creio que será impossível que o conteúdo corresponda a veracidade do ocorrido no mês. Existe algum meio para que minha empresa consiga a dispensa dessa obrigação?
Grato!
Breno, Nunca vi a dispensa por esse motivo.
Em regra geral uma vez obrigada ao SPED a empresa não tem como ser dispensada a obrigatoriedade é irretratável.
Mande um recado em meu zap, que tenho uma ferramenta para te atender! 64 992680448
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Breno, considerando que existe a possibilidade de entregar e retificar posteriormente, considerando também que se trata de um erro de sistemas e que, qualquer sistema que se preze mantém backup, e considerando muitas outras situações, é 99,9% de certeza que vocês não terão sucesso nessa demanda, seja judicial ou administrativa.
Tente verificar com sua TI ou TI do Sistema se existe esse backup. Caso contrário, uma solução viável foi dada pelo colega Quéops…digitar as notas direto no validador.
Existem outras alternativas…seu próprio sistema pode “reaver” esses dados a partir dos xmls. É possível criar um .txt com os registros do EFD a partir dos xmls (essa é complexa).
Breno, o PVA não faz importação de XML para geração da declaração,mas, vc pode inserir as notas de forma manual.
Boa tarde Quéops Machado!
Então nessa situação a única via seria uma entrada em um processo judicial?! Já que não há maneira de recuperar os dados no sistema para gerar o SPED.
Entrei em contato com a INFAZ – BA e consegui reaver os XMLs das notas do período, há alguma maneira de inserir os XMLs no validador? Ou algum App que mescle as informação do sistema com os dados fornecidos pela INFAZ?
Leonardo!
Já averiguei a possibilidade de inserir os XMLs no sistema e os técnicos me informaram que será impossível essa operação!
Também cogitei a hipótese de digitar manualmente todas as notas, mas devido ao intervalo de tempo ser grande, tenho cerca de 4 mil notas para lançar manualmente isso se torna inviável e desumano.
Acredito que há algum procedimento jurídico para casos esporádicos assim, pena que não sei como proceder.
Leonardo!
Já averiguei a possibilidade de inserir os XMLs no sistema e os técnicos me informaram que será impossível essa operação!
Também cogitei a hipótese de digitar manualmente todas as notas, mas devido ao intervalo de tempo ser grande, tenho cerca de 4 mil notas para lançar manualmente isso se torna inviável e desumano.
Acredito que há algum procedimento jurídico para casos esporádicos assim, pena que não sei como proceder.
Leonardo!
Já averiguei a possibilidade de inserir os XMLs no sistema e os técnicos me informaram que será impossível essa operação!
Também cogitei a hipótese de digitar manualmente todas as notas, mas devido ao intervalo de tempo ser grande, tenho cerca de 4 mil notas para lançar manualmente isso se torna inviável e desumano.
Acredito que há algum procedimento jurídico para casos esporádicos assim, pena que não sei como proceder.
Leonardo!
Já averiguei a possibilidade de inserir os XMLs no sistema e os técnicos me informaram que será impossível essa operação!
Também cogitei a hipótese de digitar manualmente todas as notas, mas devido ao intervalo de tempo ser grande, tenho cerca de 4 mil notas para lançar manualmente isso se torna inviável e desumano.
Acredito que há algum procedimento jurídico para casos esporádicos assim, pena que não sei como proceder.
Breno, se teu objetivo é ingressar com alguma medida judicial, talvez um MS, consulte um advogado.
Administrativamente, o próprio representante legal poderia realizar pedido solicitando mais prazo ou até a dispensa, o que acredito seja de difícil desfecho favorável. Para tanto, seria também prudente consultar sua assessoria jurídica.
Ademais, seu problema é sistêmico e é nessa seara que tem que ser resolvido. Tente o contato com o colega que se disponibilizou a te ajudar, ele deve ter uma solução desta natureza.
Uma coisa te garanto…a palavra “impossível”, em termos de solução de TI, deve ser vista com ressalvas…talvez você possa consultar mais especialistas…conversar com outros usuários deste sistema. E cobrar que se implante uma rotina de backup (imprevistos acontecem).
Breno, acredito que vc não vai conseguir resolver isso de forma jurídica ou administrativa como nosso amigo Leandro disse.
O fisco não tem nada a ver com os problemas internos das empresas, se isso fosse possível não haveriam as multas por atraso na entrega, todos iriam alegar que tiveram algum tipo de problema e tal.
Já acompanhei um caso de uma empresa que teve sua sede incendiada perdendo tudo no fim do mês, inclusive os certificados eletrônicos e backup, foi tudo mesmo . O Estado de Minas não aliviou, a empresa teve que entregar o SPED FISCAL correto, com todas as notas, na data correta para ser autuada, eu mesmo conversei com superintendente da SEF/MG e nada, ele me disse que não teria com modificar as regras e que a empresa deveria ter se precavido de problemas como esse, eles só me disponibilizaram os XMLs das notas recebidas e emitidas, mas nos prazos e obrigações não tivemos nenhuma modificação.
Mas, não custa tentar, entre em contato com fisco do seu Estado e verifique se existe essa possibilidade, embora eu ache que não vai dar certo.
Existem diversos ERPs que importam os arquivos XML das notas e geram o SPED, o seu sistema também deveria fazer isso, afinal de contas os documentos eletrônicos não devem ser digitados e sim importados.
Se você não tem as notas no Sistema, então não tem como apurar o ICMS do mês.
Se já tem os XML’s salvos, basta importar de volta para o seu sistema, calcular as Guias e gerar o SPED Novamente.
O que você já tem hoje pronto hoje validado no SPED é o que falta ?
- Já tem todas as operações, falta só incluir os XML’s de saída e fechar a apuração?
Breno, o ReceitanetBX só faz o download das notas e arquivos já transmitidos, não gera o arquivo txt para ser enviado.
Se vc já tem as notas de saída e entrada precisa de um sistema capaz de importar essas notas e gerar o arquivo txt do SPED FISCAL para ser enviado.
Breno, não conheço um “gerador” de SPED gratuito, normalmente o arquivo é gerado por sistemas privados.
O seu próprio sistema deve conseguir fazer isso, se não fizer a contabilidade da emprese deve conseguir.
Isso!
E a receita Federal disponibiliza esse programa?! Machado você sabe de algum que tenha essa ferramenta?!
Boa tarde Jorge!
Já consegui todos os arquivos XMLs, tanto de entrada quanto de saída. Já baixei o RECEITANETBX, e agora estou sem entender como será o proceder para conseguir o arquivo TXT para validar no validador e transmitir a EFD.
Breno,
São duas ações:
A primeira vc precisa recuperar com os seus fornecedores as notas fiscais de compra.
Tem até um atalho bom. Vc vai no ambiente de manifestação do destinatário e faz a manifestação de todas as NF-e. Com isso, vc consegue fazer o download de todas as notas…resolve o seu problema.
A segunda são as suas notas de faturamento.
Neste caso, vc vai no RECEITANET BX…Já ouviu falar? Este ambiente foi solicitado pelas empresas, para resolver problemas desta ordem que aconteceu contigo, embora o fisco diga que não é back-up das empresas. Agora cá entre nós, a empresa precisa de uma política de compliance, precisa ter cópias dos arquivos, com redundância.
veja, abaixo, os detalhes do RECEITANET BX e quais os arquivos vc consegue baixar com ele.
abs
PROGRAMAS PARA DOWNLOAD > RECEITANETBX > PERGUNTAS E RESPOSTAS – RECEITANETBX
Receita Federal
Nº O que é o ReceitanetBX?
1
Quais os benefícios do serviço ReceitanetBX? 2
Como obtenho o ReceitanetBX? 3
O que pode ser baixado com o ReceitanetBX? 4
Quais os requisitos para Utilização do ReceitanetBX? 5
Qual a relação entre o ReceitanetBX e os provedores de acesso? 6
Em que horário o Serviço ReceitanetBX está disponível? 7
Qual a Configuração mínima para executar o programa ReceitanetBX? 8
Quais as plataformas suportadas para utilização de Certificados Digitais no ReceitanetBX? 9
O que fazer pois nenhum certificado é listado ao iniciar o sistema? 10
O que fazer pois não consegui instalar o programa ReceitanetBX? 11
O que fazer pois não consegui executar o programa ReceitanetBX? 12
O que fazer pois a mensagem do ReceitanetBX informa que a versão do programa utilizada está danificada e devo reinstalá-la? 13
Qual a configuração do proxy e firewall para comunicação pelo ReceitanetBX? 14
O que fazer pois a mensagem do ReceitanetBX é ” Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de conexão” ? 15
O que fazer pois ocorreu falha na comunicação? 16
O que fazer pois estou com dificuldades na comunicação através de provedores de acesso? 17
1 – O que é o ReceitanetBX?
R: ReceitanetBX é um sistema capaz de transmitir arquivos da base da Secretaria da Receita Federal do Brasil para contribuintes, representantes legais de empresas, procuradores autorizados por procuração eletrônica, servidores da Receita Federal ou entidades conveniadas.
2 – Quais os benefícios do serviço ReceitanetBX?
R: O serviço ReceitanetBX proporciona segurança, facilidade e praticidade de uso, além da redução dos custos, e atendimento mais eficiente, com recebimento de arquivos diretamente da Base de Dados da RFB.
3 – Como obtenho o ReceitanetBX?
4 – O que pode ser baixado com o ReceitanetBX?
R: A versão atual do ReceitanetBX permite baixar arquivos dos seguintes sistemas:
Escrituração Contábil Digital (SPED-ECD)
Escrituração Fiscal Digital (SPED-EFD) e das Notas Fiscais Eletrônicas
Escrituração Fiscal Digital das Contribuições (SPED – Contribuições)
Controle Fiscal Contábil de Transição (SPED – FCont)
5 – Quais os requisitos para Utilização do ReceitanetBX?
R: Para utilização do ReceitanetBX é necessário:
1. Software ReceitanetBX – Verifique se você está com a última versão do ReceitanetBX disponível na página da RFB.
2. Acesso a Internet – Através do seu computador você deverá ser capaz de acessar a Internet. Isto pode ser feito através de modems ou através de redes locais da sua empresa ou instituição desde que esta esteja conectada à Internet.
6 – Qual a relação entre o ReceitanetBX e os provedores de acesso?
R: O programa ReceitanetBX realiza automaticamente a localização dos servidores da RFB ao estabelecer conexão.
O provedor de acesso que o contribuinte, por ventura, utilize para se conectar a Internet fornece apenas o meio físico para comunicar com os servidores da RFB.
7 – Em que horário o Serviço ReceitanetBX está disponível?
R: O serviço ReceitanetBX está disponível durante 24 horas por dia.
8 – Qual a Configuração mínima para executar o programa ReceitanetBX?
R: A configuração mínima é:
a) Microcomputador PC ou compatível, processador 1 GHz ou superior;
b) 512 MB de memória RAM;
c) Espaço disponível em disco de 100 MB;
d) Sistema operacional Windows 2000 ou superior;
e) Máquina Virtual Java Sun JRE 1.6 32 bits, 1.6 64 bits update 38 ou outra superior;
f) Navegador de Internet (Browser);
g) Resolução de tela de pelo menos 1024×768;
h) Mouse.
9 – Quais as plataformas suportadas para utilização de Certificados Digitais no ReceitanetBX?
R: A utilização de certificados digitais para acessar o ReceitanetBX somente funcionará corretamente caso esteja instalada em seu computador a Máquina Virtual Java© da Sun Microsystems (1.6 32 bits, 1.6 64 bits update 38 ou outra superior), que é um programa que pode ser obtido na página http://www.java.com/pt_BR/ .
10 – O que fazer pois nenhum certificado é listado ao iniciar o sistema?
R: Verificar se o ReceitanetBX está sendo executado com a máquina virtual Java da Sun Microsystems versão 1.6 32 bits, 1.6 64 bits update 38 ou outra superior.
11 – O que fazer pois não consegui instalar o programa ReceitanetBX?
R: Se não foi possível instalar o programa ReceitanetBX verifique se:
1. seu computador utiliza o sistema operacional Windows 2000 ou superior;
2. o programa de instalação do ReceitanetBX obtido é a última versão disponível na página da RFB;
3. há espaço em disco rígido suficiente no computador;
4. o disco rígido não está com problemas de arquivos sobrepostos e referências perdidas;
5. a instalação do Windows não está com problemas;
6. o computador foi reinicializado após a instalação do ReceitanetBX
12 – O que fazer pois não consegui executar o programa ReceitanetBX?
R: O ReceitanetBX poderá exibir mensagem indicando que a cópia está danificada. Isto normalmente se deve a:
1. haver setores sobrepostos no seu disco. Neste caso os arquivos usados pelo ReceitanetBX ficaram inconsistentes após a instalação. Utilize o Scandisk ou ChkDsk para detectar e, se possível, corrigir este tipo de problema;
2. seu computador estar contaminado com algum tipo de vírus, especialmente aqueles que alteram o conteúdo de arquivos. Utilize sempre programas anti-vírus para detectar possível contaminação, bem como, evitá-las. Mantenha a lista de vírus que seu programa trata sempre atualizada.
13 – O que fazer pois a mensagem do ReceitanetBX informa que a versão do programa utilizada está danificada e devo reinstalá-la?
R: O ReceitanetBX poderá exibir mensagem indicando que a cópia está danificada. Isto normalmente se deve a:
1. haver setores sobrepostos no seu disco. Neste caso os arquivos usados pelo ReceitanetBX ficaram inconsistentes após a instalação. Utilize o Scandisk ou ChkDsk para detectar e, se possível, corrigir este tipo de problema;
2. seu computador está contaminado com algum tipo de vírus, especialmente aqueles que alteram o conteúdo de arquivos. Utilize sempre programas anti-vírus para detectar possível contaminação, bem como, evitá-las. Mantenha a lista de vírus que seu programa trata sempre atualizada.