FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasAjuste contábil de fornecedor
Elaine Belisario Moraes perguntou há 7 anos

Boa tarde a todos!
Tenho uma empresa que deixou de registrar algumas duplicatas em exercicios anteriores, por erro de escrituração contabil. Sendo assim, o saldo do fornecedor está incorreto em 400 mil reais. Alguém pode me ajudar em como proceder nesse caso?
Desde já agradeço pela atenção.

3 Respostas
Richard Malek Hanna respondeu há 7 anos

Boa tarde, se o saldo da conta fornecedor está incorreto e provavelmente deve existir NF de compra, que não foi contabilizado, então existem saldos de contas errados, como estoque, matéria prima, até mesmo despesas que não foram utilizadas para cálculo de IRPJ/CSLL.
O CPC 23 (Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro) do item 10 ao 13, permite você pode ajustar no primeiro dia do ano corrente, porem deve-se publicar nas Notas Explicativas o que foi corrigido, qual conta e porquê.
Procure verificar se a conta de estoque está correta com o inventario de estoque do dia 31/12, que é o mesmo declarado no SPED Fiscal (ICMS/IPI), pode ser que sua conta de estoque também esteja errada.
Em último caso você registra no P.L. como Ajuste de Exercícios Anteriores, mesmo assim deve publicar nas Notas Explicativas, pois o valor é muito alto. A nota explicativa é importante para que a RFB possa identificar tal ajuste e porque foi ajustado, por isso é interessante regularizar em contas corretas
Richard

Elaine Belisario Moraes respondeu há 7 anos

Richard,
Na verdade a compra foi contabilizada corretamente, o que ficou errado foi a falta da quitação, o cliente não enviou as duplicatas e no momento da conciliação passou despercebido. É um fornecedor com um movimento grande e valores altos, mas é claro, não justifica o erro. Isso aconteceu em 2015, e o saldo do fornecedor vem alto desde lá. Agradeço pela sua atenção e sua resposta já me ajuda bastante.
 

Elaine Belisario Moraes respondeu há 7 anos

Richard,
Na verdade a compra foi contabilizada corretamente, o que ficou errado foi a falta da quitação, o cliente não enviou as duplicatas e no momento da conciliação passou despercebido. É um fornecedor com um movimento grande e valores altos, mas é claro, não justifica o erro. Isso aconteceu em 2015, e o saldo do fornecedor vem alto desde lá. Agradeço pela sua atenção e sua resposta já me ajuda bastante.