FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasAnulacao de Nf de entrada emitida por recusa
FLADIMIR SIMOES CALZA perguntou há 5 anos
FLADIMIR SIMOES CALZA respondeu há 5 anos

Faturei uma NF de Exportação. Depois de analise pelo fiscal federal de toda documentação foi recusado esse Faturamento/Embarque e solicitado pelo mesmo que emitissemos uma NF de entrada para retornar a carga para nossa empresa. Emitimos e enviamos. Dias depois foi informado que a carga tinha sido liberado e embarcada e então a NF original foi utilizada e estava valida. Como anular a Nf de entrada emitida?

2 Respostas
Israel Fonseca respondeu há 5 anos

Bom dia!!
Se a operação de “retorno ao estabelecimento” não ocorreu, entendo que você pode “cancelar” o documento fiscal, mas aí seria necessário verificar o prazo de cancelamento de sua UF.

Leidiane de Fátima Luzia respondeu há 5 anos

Já tentou solicitar um cancelamento extemporâneo junto à UF? talvez libere.

Silvia Barcha ambrosio respondeu há 5 anos

Eu tenho um problema ao seu e não sei como resolver.
Obrigada

FLADIMIR SIMOES CALZA respondeu há 5 anos

o problema é esse…..já esgotou o prazo

Israel Fonseca respondeu há 5 anos

Fladimir,
Normalmente, toda UF possui um método de cancelamento extemporâneo, desde que você possa conceder uma justificativa plausível ao fisco de sua UF.
Aqui em SP é possível cancelar uma NF-e em até 480 horas, depois disso você ainda pode cancela-la, mas neste ultimo caso, apenas entrando com solicitação direta no posto fiscal.
Tem algumas UFs que você deve emitir uma NF-e inversa com finalidade = 2 (ajuste) no XML, é a famigerada Nota Fiscal de Estorno (Anulação).
Acredito que no seu caso, o melhor seja entrar em contato com o posto fiscal de sua jurisdição, eles lhe concederão as informações necessárias e que você poderá usar como documento em uma possível visita do fiscal em sua empresa.