Bom dia a todos !! Fiz contato na receita federal e me encaminharam para o portal pra tirar essa dúvida aqui …
A dúvida é a seguinte …em qual época do ano , a receita federal fiscaliza o balanço Patrimonial e escriturações contábeis das empresas ? De qual data até qual data ?
Caro Igor,
O que vc precisa considerar é o Ano Fiscal
Ano Fiscal, também chamado de Exercício, e que no imposto de renda compreende o ANO CALENDÁRIO e nada mais é do que o termo utilizado para definir um período de um ano, no qual é feito o registro contábil das operações de uma empresa.
No Brasil, o ano fiscal obrigatoriamente começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro, sem exceção.
Agora precisa ficar atento com as subsidiárias de empresas multinacionais, porque, dependendo do País, ela possuem em seu sistema de gestão um ANO FISCAL diferente do nosso, e, neste caso, a empresa precisa solicitar ao gestor de TI, o ajuste no calendário fiscal, também conhecido como LOCALIZAÇÃO BRASIL, por exemplo:
No JAPÃO, de 1º de Abril de a 31 de Março
Nos EUA, de 1 de Outubro a 30 de Setembro
No Canadá, de 1 de Abril a 31 de Março
Na Austrália, de 1 de Julho a 30 de Junho
Veja que o primeiro mês destes países não é janeiro, neste caso, a empresa precisa ajustar o calendário do ERP para coincidir o movimento de janeiro no Brasil, com o movimento correspondente no calendário do pais, se vc pegar o Japão o 10º mês do calendário deles, será o nosso 1º mês do ano fiscal brasileiro, ou seja, janeiro.
Quando atuei na consultoria, estive numa empresa americana, que estava com este problema, não haviam feito a LOCALIZAÇÃO BRASIL, e o contador enviou a DIRF com as informações de salários e retenções na fonte de terceiros, com este erro. Resultado: A Empresa inteira estava na Malha Fina, ninguém tinha recebido a restituição. Terrível!!!
E, neste turbilhão, eu cheguei….Imagine isso! Todo mundo olhando feio pra mim. E, dizendo que a solução fiscal era uma porcaria. E, na realidade não era nada disso. Ah! Esqueci, o contador tinha se aposentado. Nossa! Que perrengue!