FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasAviso de erro na recuperação da ECD e validação da ECF 2016/2017
JOAO ANTHERO DE LIMA NETTO perguntou há 8 anos

Boa noite!
Na validação da ECF o sistema gera o aviso de erro:
Não foi encontrada nenhuma conta referencial (J051) cadastrada para esta conta contábil.
Já na recuperação da ECD o erro gerado é o seguinte:
A conta referencial utilizada não foi localizada no plano de contas deste perfil de escrituração. Esta conta não será replicada para os registros de mapeamento da ECF.
Analisei o arquivo e as contas que peguei como exemplo tem mapeamento. A única coisa que achei estranho é que há duas linhas no registro J100 para a mesma conta na ECD assinada.
A empresa informou que é o primeiro ano de envio da ECF, portanto não tem arquivo do ano anterior.
Empresa inune ao IRPJ.
Desde já agradeço a atenção.

Att,

Anderson respondeu há 8 anos

Entendi!!!

JOAO ANTHERO DE LIMA NETTO respondeu há 8 anos

Ok, obrigado pelo comentário!

Mas conversando com a empresa percebi que eles escolheram o plano referencial de PJ em Geral, mas a empresa é imune. Acho que como a ECD não valida isso o problema foi detetado na ECF

Anderson respondeu há 8 anos

João, eu no seu lugar faria uma “varredura” em todas as contas contábeis
para ver se não tem alguma sem o registro J051.

1 Respostas
Leandro Moura Ciqueira respondeu há 8 anos

Bom dia João,

Eu estava com o um problema bem parecido, e a forma que consegui resolver foi seguindo os passos abaixo.
No meu caso houve mudança de contado no período e o antigo escritório não fez o mapeamento das contas, tive que lançar no meu plano de conta todas as contas do plano de contas do antigo escritório e fiz o mapeamento. Fiz assim porque consegui importa o plano de contas do antigo escritório pro meu sistema contábil.
01º – Importe o arquivo da ECF (o arquivo com os mapeamentos das contas referencial)
02º Recupere a ECD com a opção de preencher automático o balanço e DRE marcada (nesse momento o PVA vai calcular a DRE e o balanço e subscrever todos os do bloco J050, se a ECD não foi feita o mapeamento vai gerar essa mensagem “A conta referencial utilizada não foi localizada no plano de contas deste perfil de escrituração”.
03º – OBS. No momento de recuperar a ECD eu só consegui recupera-la corretamente recuperando um período de cada vez. T01, T02, T03 e T04
04º SOLUÇÃO – Importe novamente o arquivo da ECF mas dessa vez marque apenas a opção de importa só o “BLOCO J”.
05º Se não fez ou não tem como fazer no sistema contábil os mapeamentos das contas deverá fazê-lo no próprio validador do ECF – Bloco J050.