Prezados, boa tarde Atualmente, em nosso processo produtivo, nos utilizamos de caixa de papelão para armazenamento de produto (PP), esta caixa é consumida durante o processo em quatro estágios, ou seja,conseguimos reutilizar a caixa durante o processo de armazenamento de PP em quatro estágios, depois descartada e vendida como sucata. Posso enquadrar este material como Produto Intermediário? Hoje, consideramos diretamente como material de consumo. Obrigado Leandro P.
Leandro,
Já discuti diversas vezes com o fisco sobre este processo, o reuso de embalagens de papelão, mas, antes dos registros de Logística Reversa, eles não enxergavam este processo.
Agora eles esperam que a empresa informe que a a caixa reutilizada passou pelo reprocessamento da embalagem. Assim, este material será enquanto utilizável, uma embalagem, e não intermediário. Vc pode argumentar que como a produção não é da empresa, teria dificuldade de definir como embalagem. Mas, quando vc trata como reprocessamento, ele por sí só já é um tratamento de industrialização, ainda que vc não faça nenhum beneficiamento, como reforço de fita, de cola, etc.
abs