Alguém está preenchendo o bloco K ref. consolidação da ECD ? Com relação ao registro K300, as contas contábeis que não entram na composição do saldo consolidado, como resultado de equivalência patrimonial, vocês estão informando e depois eliminando o saldo; ou , nem estão informando essas contas?
Olá Janete,
No K300 – são apresentados os saldos consolidados de todas as contas. Já no K310/K315 são realizados as eliminações dos saldos entres as contas que são em comum (tem relação na contabilidade da controladora e na contabilidade da investida).
Entre os exemplos de contas contábeis que são eliminadas:
- Conta de equivalência patrimonial x conta de resultado, o resultado da equivalência patrimonial é o reconhecimento dos lucros e prejuízos das empresas investidas.
Espero ter ajudado!
Olá Janete,
Espero ter ajudado. Para melhor atendimento do blog por favor altere o post para resolvido ou fechado, assim garantimos a melhor visualização destes para os demais participantes. Abs
Olá, obrigada!
Olá Gisleine! É que nesse caso, para fins da demonstração consolidada, a empresa elimina o resultado de equivalência da DRE e no balanço patrimonial o PL vai apenas o PL da empresa controladora. Então , nesse caso, não estamos conseguindo encontrar uma forma de demonstrar a contrapartida dessa eliminação . Você tem alguma sugestão?
Olá Gisleine, te enviei uma abertura pelo e-mail , obrigada!
Olá Janete,
Não consegui entender o cenário de equivalência, mas há exceções sobre evidenciação sobre as demonstrações no CPC 28. Pois normalmente quando ocorre movimentação entre controladas e coligadas há evidenciação nas contas de investimentos (controladora) e PL (controlada), mas como disse há exceções. Se quiser compartilhar mais detalhes me manda no e-mail [email protected]
Janete, você conseguiu solucionar o seu problema? Também estou com a mesma dúvida.
O investimento da empresa A eliminei com o PL da empresa B. Porém ainda fica a equivalência registrado no resultado da empresa A. Será que o correto é elimina-la em contrapartida com todas as contas de resultado da empresa B?
Também temos dúvida de como demonstrar esse calculo, temos também os Lucros não realizados que não vejo como demonstrar no formato que estão solicitando. Se tiverem algo para contribuir.
Janete, você conseguiu fechar este entendimento?
Entendi o que vc falou …então , aqui acho que não vamos informar a conta do MEP
Então, me parece que o MEP deve ser eliminado da conta de investimentos, mas ainda estamos fechando o entendimento.