Cadastro de Plano de Contas, Aglutinador SPED e Referencial

FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasCadastro de Plano de Contas, Aglutinador SPED e Referencial

Prezados,
Sou nova por aqui e na atividade SPED Contábil e tenho uma duvida. É uma duvida de novata, mas agradeço quem puder me ajudar.
 
A empresa onde trabalho tem alguns problemas em relação ao cadastro do plano de contas, com o plano aglutinado e referencial informados em anos distintos. Preciso fazer uma padronização do plano de contas informado e gastaria de saber se isso é possível, pois precisarei realizar alterações em algumas contas ou se seria necessário retificação do SPED de anos anteriores. Veja abaixo meu exemplo:
No Registro I052 tenho a conta 15000000 que foi informada em 2016 com o aglutinador 2.01.10-Outras Contas a Pagar e depois de uma analise identifiquei que precisa ser informada como 2.01.04-Salário e Encargos Sociais a Pagar. 
Posso simplesmente alterar o aglutinador dessa conta de um ano para o outro?
Isso ocorre com diversas contas, incluindo resultado. As contas não tem a natureza alterada, tipo de ativo para passivo ou receita para despesa, é só alteração de grupo da mesma natureza.
 
Em resumo, preciso saber se a mesma conta pode ter o aglutinador alterado de ano pra ano?
campo COD_CTA_REF registro I051 
campo COD_CTA_SUP do registro I050
campo COD_AGL do registro I052
 
Obrigada
Tereza Antunes

1 respostas
Foto de perfil de Mario Eduardo BaraldiMario Eduardo Baraldi respondido 3 anos

Olá Tereza,
Levando em consideração que não há dano ao Fisco no procedimento que está executando (uma classificação mais precisa da Aglutinação do Plano de Contas), no meu entendimento não vejo problema nessa alteração…apenas faça um mapeamento do que foi feito e um backup (por segurança).
Att.