Pessoal,
Temos uma novidade no mercado bem interessante, trata-se da primeira versão do CÓDIGO 2D da GS1, que insere o conceito do conceito PHYGITAL no universo do GTIN.
Vejam os detalhes no video da GS1, mas, antes uma pequena explicação sobre o que é PHYGITAL>
P.S.: Agora que temos o Ajuste Sinief 14/22 de 1º/07/22, que adequa a legislação ao modelo omnichannel, o tema Phygital ganha novos contornos.
Phygital: o que é e porque representa a evolução da experiência?
Como se adequar às mudanças de comportamento dos consumidores? Phygital pode ser a solução!
A tecnologia não para, mal nos acostumamos com alguma tendência e outra novidade já está diante de nós. É o que está ocorrendo com o phygital.
Você sabia que esse conceito está presente nas estratégias Omnichannel das principais empresas do mundo?
Mas afinal, o que significa o termo e por que ele é o futuro na relação com os consumidores? O fato é que o conceito veio mostrar que novos rumos ou a integração entre caminhos complementares são sempre possíveis.
Nesse artigo, você vai entender melhor o que é phygital, como surgiu, quais suas principais vantagens e qual impacto na experiência do consumidor. Vem com a gente!
O que é phygital?
O termo phygital vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital. De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital.
Sim, pode (e deve!) existir a incorporação das funcionalidades do digital dentro da experiência física do cliente. O inverso também ocorre.
Esse formato de trazer a experiência física e digital integradas, criou uma série de inovações e atualizações no mercado, que agora caminha a passos mais certeiros: a necessidade de colocar o consumidor em evidência por meio da experiência híbrida.
Diante desse cenário, marcar presença em ambientes físicos e digitais, em um mundo em que o virtual tem tanta importância, torna-se imprescindível. Assim como construir relevância e engajamento da marca com o público consumidor também de forma offline.
Philip Kotler, grande teórico do Marketing, em “Marketing 4.0”, já trazia considerações muito palpáveis sobre o quanto os consumidores gostam de mesclar as compras virtuais e físicas.
E é por isso que o consumidor vive a dinâmica de interagir cada vez mais pela Internet, sem deixar de lado a vivência do mundo físico.
Do ponto de vista das empresas, o desafio está em conciliar as ações da marca de modo a atingir diferentes canais e oferecer a experiência que o cliente procura, como veremos a seguir.
Como surgiu a “figitalização”?
No início da década de 90 com o aprofundamento da globalização, houve a popularização da internet e o universo digital foi ganhando cada vez mais relevância.
Apesar da familiaridade com o mundo da internet, ainda havia uma grande distância e diferença de contexto entre o mundo digital e o offline.
O boom dos smartphones e das redes sociais, já na segunda década do século 21, fez com que o consumidor se entregasse de vez à tecnologia e, consequentemente, à era digital.
Desde então, toda a praticidade e conforto proporcionados por essas conexões passaram a pautar também aquilo que se entende como rotina offline dos consumidores. De forma simplificada, foi dessa maneira que surgiu a jornada phygital.
Fonte: MJV –PHYGITAL – CÓDIGO 2D
SEGUE O LINK DO VIDEO:
Documentário GS1 Brasil | Primeira leitura do Código 2D com GS1 Digital Link