FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasDiferença entre Saldos (K155)
Tiago Tadeu Rossanezi perguntou há 8 anos

Boa tarde Galera !!!
Estou com o seguinte problema, na verdade é uma advertência, mais estou um pouco confuso, bom valor lá:

Minha empresa é Lucro Presumido e foi entregue o Sped ECD com exercício contabil Anual.

O Sped ECF é trimestral conforme a apuração dos impostos (IR, CSL) são trimestrais, o meu Sped ECF retorna a criticas/advertências :
“Existe uma diferença de (-13637,55) entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores.”
No caso isso só acontece nos 3 primeiros trimestres, no 4º Trimestre onde ha o encerramentos das contas contábeis as criticas/advertências não ocorrem.
Por teste modifiquei a minha contabilidade para exercício trimestral, para minha surpresa, não houve as criticas/advertências.
Depois de todas essas informações fique em duvida como proceder, tendo em vista que enviei minha ECD como exercício anual.
Alguém poderia me dar um Dica ou explicação do que fazer nesse caso ?

luciano ferla ribeiro respondeu há 8 anos

Luciana, boa tarde. Nas ECFs anteriores também fiz o mesmo procedimento que você. Criei uma conta de ajuste trimestral (encerramento) no registro J050 e depois fiz os lançamentos manuais dentro da ECF no registro K355. Ano passado (ECF base 2015) não dava nenhuma advertência e também nenhum erro, porém este ano não está aceitando isso no PVA 3.0.0, está dando um erro.
Chegastes a fazer alguma ECF este ano???

Tiago, para não ocorrer nenhum ajuste na ECF com relação a entrega da ECD, você teria que ter enviado a ECD com fechamento trimestral.

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramentos do exercício da ECF serão trimestrais.

De acordo com o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEIAUTE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) “Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 30/2017” “Página 14 de 594”.
Tópico: 1.7. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).
Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

Abraços.

Tiago Tadeu Rossanezi respondeu há 8 anos

Até que é interessante sua posição Sra. Luciana, porem nesse caso como ja fiz a transmissão do Sped ECD, não vejo com bons olhos modificar os lançamentos contábeis, para no ano seguinte pode ser que venha adotar essa pratica.

Alguem tem alguma sugestão ?

Boa tarde, na própria ECF, você deve criar uma conta contábil no passivo, conta de apuração trimestral, fazer um lançamento contábil referente ao valor apurado por trimestre, no ultimo trimestre zerar a conta de apuração criada contra a de resultado, sempre faço desta forma nas ECFs deste 2015…

19 Respostas
Cláudio Miguel Müller respondeu há 8 anos

também estou com o mesmo problema e não entendi ainda como resolver isto.

De acordo com o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEIAUTE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) “Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 30/2017” “Página 14 de 594”.
Tópico: 1.7. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF.
Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).
Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

CLAUDIA ALMEIDA ROSA LUI respondeu há 8 anos

Boa tarde
Há duas opções: ajustar os saldos, lançando por trimestre, ou criar uma conta trimestral com os saldos, nos dois casos ocorrerão advertências!

Boa tarde
Há duas opções: ajustar os saldos, lançando por trimestre, ou criar uma conta trimestral com os saldos, nos dois casos ocorrerão advertências!

Boa tarde

Marcos Roberto Ghislandi respondeu há 8 anos

Boa tarde,
Criando uma conta para ajuste dos saldos vai gerar outra advertência, de que a natureza da conta está diferente do recuperado da ECD. Eu lançei as diferenças do trimestre na prória conta de Resultado do Exercício em Curso, ficando assim com apenas uma advertência de que o registro não é compatível com os valores recuperados e calculados pelo sistema. Acho melhor assim, pois o próprio manual dá a alternativa de a pessoa jurídica ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas) sem precisar criar conta nova.
Abs.

Erica Novaes Santana respondeu há 8 anos

Bom dia!
Segundo o Manual:
“1.7. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF
Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas). Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).”
Como o Manual fala que a pessoa jurídica PODERÁ e não diz DEVERÁ, será que haverá alguma implicação em transmitir a ECF com as advertências?
Achei estranho que, no meu caso, o validador só indicou essa advertência para a conta CAIXA. No caso de vocês o validador acusou essa advertência para todas as contas?
Desde já agradeço.

Fernanda Pucurull respondeu há 8 anos

Bom dia Fabio, com isso sumiu a advertência?

Fabio |Luis Marques respondeu há 8 anos

Bom dia!

Acredito que advertência não é passível de auto de infração, porem procedi utilizando a conta de resultado do exercício, e reajustei todos lançamentos pertinentes por trimestre.
Sobre aparecer a conta de caixa como advertencia, é por que o sistema utiliza a primeira conta analítica do seu plano de contas, mas a diferença apontada e de todo movimento do trimestre e não da conta caixa em exclusividade.

Fabio |Luis Marques respondeu há 8 anos

Bom dia!

Acredito que advertência não é passível de auto de infração, porem procedi utilizando a conta de resultado do exercício, e reajustei todos lançamentos pertinentes por trimestre.
Sobre aparecer a conta de caixa como advertencia, é por que o sistema utiliza a primeira conta analítica do seu plano de contas, mas a diferença apontada e de todo movimento do trimestre e não da conta caixa em exclusividade.

Willians da silva leal respondeu há 8 anos

Olá, boa noite!
No meu caso o PVA também apresentou advertência somente na conta caixa.
Verifiquei as contas do grupo, porém o valor da soma estava errado, mas ao abrir a conta do grupo estava correto. Fiz a alteração manual e mesmo assim a advertência continuou.
Acredito que seja um erro do PVA.

Suzane Vandresen respondeu há 8 anos

Pessoal, tenho o mesmo problema, e em contato com a RFB o mesmo instruíram a criar uma conta, eu tenho o passo a passo, porem, não sei inserir anexo aqui, deixem seus emails que eu passo…..

cacauliima respondeu há 3 anos

pode me passar ?

[email protected]

Angela Maria Lopes Branco respondeu há 8 anos

Suzane, também estou com esse problema, por favor me passa tb o passo a passo Obrigado.
[email protected]

Gildemar Soares da Silva respondeu há 8 anos

Poderia enviar para:
[email protected]

Obrigado

Boa tarde pessoal!
Peço desculpas pela minha demora, 
Encaminhei para todos os contatos acima, quem não receber me avisa…..aqui não encontrei como postar…

Gilberto Vargas respondeu há 8 anos

boa tarde Suzane,

Poderia enviar para: [email protected]
Obrigado.

Aqui não consigo anexar arquivo, se alguem mais querer, me adiciona no Skipe: contabil.suzane.3rho

Douglas Gonçalves Valadares respondeu há 6 anos

Por gentileza, você poderia me encaminhar, não sei se vc ainda possui a solução. Vou deixar meu e-mail e Skype.
E-mail: [email protected]