FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasDiferença registro L210 e L300 SPED ECF
Claudio Fileno Junior perguntou há 8 anos

Boa tarde, estou com problemas para realizar a escrituração das empresas com estoque daqui do escritório. A questão é a seguinte: No registro L210 é informado o valor do custo por trimestre, baseado no preenchimento do estoque inicial +compras – estoque final. Até aí ok, todavia, no registro seguinte (L300) demonstra o DRE por trimestre. E nele, minha linha de custo sai com valor errado. O registro não considera o valor inicial e final de estoque em cada trimestre e por conta disso, o valor do custo sai errado. Se clicar na linha onde informa o custo total por trimestre, abre uma aba contendo as contas que compõem o valor. Todas ok! como por ex. valor de compras, pis s/ compras, cofins s/compras, devolução… Só que para que o valor esteja de acordo com os meus demonstrativos e até mesmo com o valor do registro anterior (L210) era necessário ele considerar o saldo inicial e final. Alguém tem ideia de como resolver essa questão, to tentando achar uma alternativa a vários dias já. A empresa em questão trata-se de uma tributada com base no regime do lucro real.

Obrigado.

Claudio Fileno Junior respondeu há 8 anos

José muito obrigado pela força.

Devo pesquisar por outra alternativa então. Não faz sentido nenhum retificar uma ECD entregue com balanço ok.

José Carlos B Pereira respondeu há 8 anos

Blz Claudio, vou dar uma olhada também, mas como ele é vinculado ao K355! Mas vamos tentar!

Devo pesquisar por outra alternativa então. Não faz sentido nenhum retificar uma ECD entregue com balanço ok.

Erro ou apenas advertência? Pq não vejo outro modo de entregar essa declaração

Ele vai dar erro!

Erro ou apenas advertência? Pq não vejo outro modo de entregar essa declaração

Na verdade não José. Eu tenho a conta de mercadorias para revenda no ativo e as contas de custos são compras e deduções de compras. Nesta situação eu iria precisar criar as contas de saldo inicial e saldo final e mapeá-las como contas de custo. Minha contabilidade bate sem a necessidade desse procedimento. Minha ECD foi de acordo com meu relatório. Estava pensando em apenas criar essas contas e manualmente adicionar no registro L300 para que o valor fique de acordo com meu relatório. Todavia não sei se implicará em erro por conta da recuperação da ECD

Claudio

De fato vai dar esse problema mesmo ele vai dar erro que a conta não existe na ECD!

Na verdade não José. Eu tenho a conta de mercadorias para revenda no ativo e as contas de custos são compras e deduções de compras. Nesta situação eu iria precisar criar as contas de saldo inicial e saldo final e mapeá-las como contas de custo. Minha contabilidade bate sem a necessidade desse procedimento. Minha ECD foi de acordo com meu relatório. Estava pensando em apenas criar essas contas e manualmente adicionar no registro L300 para que o valor fique de acordo com meu relatório. Todavia não sei se implicará em erro por conta da recuperação da ECD

Boa tarde

As contas de saldo inicial e final de estoque estao dentro da conta do CUSTO, por que no sistema que eu uso tenho um grupo de contas chmado CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA nele eu tenho COMPRAS, ESTOQUE INICIAL , ESTOQUE FINAL enfim todas as contas que compom o CMV, com isso depois no ATIVO tenho a conta de estoque, sendo transferido o valor para a conta de custo do ESTOQUE INICIAL e no ESTOQUE FINAL o valor vai para o ATIVO NOVAMENTE, com isso ele fecha o L300 não sei se usa essa regra ?

5 Respostas
respondeu há 8 anos

Bom dia Claudio Tudo bem?

Também estou com o mesmo problema que o seu, conseguiu alguma alternativa?

pesquisei aqui e encontrei várias Fernandas Colombo rs. Pode me adicionar clicando no link: https://www.facebook.com/claudiojrcorinthiano

pesquisei aqui e encontrei várias Fernandas Colombo rs. Pode me adicionar clicando no link: https://www.facebook.com/claudiojrcorinthiano

Fernanda Roberta Colombo respondeu há 8 anos

Também utilizo prosoft… facebook Fernanda Colombo

Fernanda tem facebook ou twitter para adicionar? Estou vendo com alguns contatos se encontramos alguma solução. Seria mais prática a comunicação.

utilizo prosoft

utilizo prosoft

Fernanda Roberta Colombo respondeu há 8 anos

Entendi… Claro com certeza…Claudio qual programa você utiliza?

Bom dia Fernanda, estou a dias tentando encontrar esta alternativa. Até agora sem sucesso. Se conseguir alguma por favor, não deixe de me avisar.

Camila de Fatima Amaro Cipriano respondeu há 8 anos

Claudio você importou o arquivo da ECD ou do seu sistema? O registro L210 você preencheu manual?

Boa tarde Paulo, ainda não obtive uma alternativa.

PAULO HENRIQUE FERNANDES PRADO respondeu há 8 anos

Boa tarde, Claudio. Você consegui resolver a questão dos registros L210 e L300? Também uso o sistema Prosoft, e devido os lançamentos dos saldo inicial e final serem feitos contra a conta do Resultado do Exercício, o PVA não leva a informação para o registro L300, uma vez que essa conta não possui relacionamento.

Acredito que pode fazer isso sim: Estava pensando em apenas criar essas contas e manualmente adicionar no registro L300 para que o valor fique de acordo com meu relatório.
E acredito que não vai dar erro por conta da recuperação da ECD

ok

por gentileza, meu email é [email protected]

Fiz a mesma coisa, a empresa também é lucro real, e deu certo, bateu os valores dos dois registros certinho, quer que eu te mande um print das contas que estão inclusas no registro L300? As vezes faltou alguma conta referencial

isso mesmo, importei o arquivo da ECD que havia entregue e esse registro “L210″ preenchi manualmente”

Adrianovinicius respondeu há 8 anos

Bom dia Claudio, não li todas as respostas, mas esse problema é por causa de duas situações:
1º Se os lançamentos de compras de mercadorias são direto no custo, você tem que apura o CMV dentro das contas de resultado, logo irá precisar do saldo inicial e final de estoque lançado dentro do custo. Com isso quando vc gera a ECF o registro L210 precisa ser todas essas contas de Custo, incluse essas do estoque inicial e final
2º Se  os lançamentos de compras de mercadorias são direto no ativo, estoques, você apura o CMV no ativo, pela formula normal, CMV = Ei + C – Ef. Dessa forma você precisa que as informações fiquem assim:
L210 composição dos custos tem que ir somente as contas do CMV sem valores da conta de estoque to ativo, que no caso seria o custo das operações
L300 que é a demonstração do resultado, é os valores que são puxados das referencias da conta contabil, portanto todas as conta que compõe o custo devem estar referenciadas como custo no plano referencial
Dessa forma as informações encontram de forma síncrona e não dá erro e nem advertência.

Obrigado Adriano pela atenção e informações!

Silmara Santos Gomes Muniz respondeu há 8 anos

Eu entendi direitinho, eu também uso a Prosoft. 
O Registro L210 eu preenchi manualmente, e como não pede contas referenciadas, ficou tudo certinho, iguais os saldos da ECD.
Mas como resolver essa questão do Registro L300?
“portanto todas as conta que compõe o custo devem estar referenciadas como custo no plano referencial”
É exatamente essa a questão, a conta estoque(que compõe o custo) não está referenciada como custo no Plano Referencial, mas no Ativo. E como no L300 só permite referenciar Contas de Resultado, o valor do estoque NUNCA vai aparecer lá.
Na minha opinião o PVA tinha que ter previsto isso, desses sistemas que utilizam essa forma de compor o CMV, e desenvolver mecanismo que contemple essa situação, sendo possível adicionar essas informações na Demonstrações de Resultado da ECF.
Realmente muito frustrante a gente ter que lidar com essas questões, que fazem a gente perder tempo valioso quando um simples planejamento poderia ter evitado tanto transtorno e discussão.
Enfim, não consigo finalizar minha ECF, e sem previsão para tal.
Por favor, se alguém tiver uma solução prática, partilhe aqui, por favor
Muito grata!

Obrigada.

Obrigada.

Obrigado.

Compreendi. Boa sorte ai.

Sim Adriano, eu sei. Porém utilizo um sistema que não faz necessário criar conta de estoque inicial e final no grupo de custos. Portanto não possuo elas mapeadas em custos. Somente no ativo circulante. Entreguei o SPED ECD com saldo de custos batendo e como preciso recuperar a ECD não posso criar essa conta no PVA apenas para ajustar os valores. Enfim, estou na mesma situação daqueles que utilizam o sistema da prosoft para gerar arquivo txt

Se no seu CMV tem valores de estoque inicial e final elas precisam estar referenciadas na conta de custo do plano referencial.

Claudio me add no Skype: adriano.crediti

O SPED acusa erro havendo divergência entre os registros L210 e L300 por conta da ausência dos valores de estoque inicial e final no registro L300. Portanto se faz necessário saldos para que ambos os registros estejam iguais.

Entendo que o estoque inicial e final não deva registrar no CMV, pois ele já esta descrito na conta do ativo principalmente quando se fala em inventario permanente. Então dentro do L300 tem que ir somente as informações do CMV (resultado) mesmo sem considerar a variação de estoque.
Dessa forma que faço a dois anos e bate certinho o L300 com M300.

Exatamente Silmara, muito bem colocado. Bom, ainda no aguardo de alguma alternativa. Quem tiver alguma solução, por favor não deixe de compartilhar.

Rodrigo José respondeu há 8 anos

Solução que encontramos até o momento:
Ir no K355 e alterar o valor das mercadorias adicionando o custo. Some com o erro, mas cria uma advertência. Por enquanto só conseguimos “resolver” assim.
O problema é que na amarração da Prosoft, que também usamos aqui, o CMV está sendo apurado por dedução sem o lançamento efetivo deste custo na contabilidade.
A solução é mudar isso na Prosoft para os balanços de 2017. E em 2018 não teremos mais este problema.
Se alguém tiver outra “solução” agradeço.

Exatamente Claudio!

Não teria problema algum para os demais programas que já têm os seus estoques no custo. Para eles seria apresentado da mesma forma! Observe que você tem a opção de incluir mais ou menos contas que estão disponíveis para serem mapeadas naquela linha de CMV, mas só estão lá as que foram importadas ou incluídas por você.
Finalmente, essa implementação no PVA não teria reflexo para vocês que têm seu estoque já incluído no custo, blz?

Mas não são todas as pessoas que tem este problema. Se eles mudarem consequentemente para estas outras pessoas teremos um novo problema.
Pelo que eu tenho conhecimento de outros colegas, a maioria lança este custo na contabilidade, por isso não tiveram problema. Creio que nós teremos que fazer este lançamento também.

Mas não são todas as pessoas que tem este problema. Se eles mudarem consequentemente para estas outras pessoas teremos um novo problema.
Pelo que eu tenho conhecimento de outros colegas, a maioria lança este custo na contabilidade, por isso não tiveram problema. Creio que nós teremos que fazer este lançamento também.

Concordo Silmara, se o registro L300 habilita-se incluir conta do ativo, poderíamos incluir a conta de estoque e não estaríamos discutindo isso.

Rodrigo, concordo com você: “A solução é mudar isso na Prosoft para os balanços de 2017. E em 2018 não teremos mais este problema.”. Porém acrescento que o PVA também pode fazer uma nova versão contemplando essa forma de formação do CMV, com um simples comando de permitir que além das CONTAS DE RESULTADO, possa também incluir conta do ATIVO. Simples assim! Eles poderiam fazer isso em algumas horas, e ainda disponibilizar pra gente a nova versão no mesmo dia.

Mas valeu aí a solução paliativa!

Deus abençoe!

Rodrigo, esta parece ser a única alternativa possível.