Pessoal!
Finalmente! Saiu o Relatório “DOING BUSINESS 2018″ com o ranking das 190 economias mundiais e neste ano o tema é ” REFORMAR PARA GERAR EMPREGOS”. Bom por este tema vc já percebeu que nosso ranking não deve ter sido muito bom, afinal, estamos em pleno processo de recuperação econômica.
Como dissemos em nosso artigo anterior, o relatório “Doing Business”, analisa as legislações, a burocracia, e o nível de dificuldade ou não, para abrir um negócio, registrar a propriedade, obter os alvarás, obter crédito, operar no mercado externo( exportação e importação) e um dos mais polêmicos, que é o pagamento de impostos.
O tema ” Pagamento de impostos” tem gerado muita discussão, tirando o sono dos auditores da RFB, porque, o número impactante é aquele divulgado em 2014, quando o Brasil começou a ser mapeado, um total de 2.600 horas. Este número perdurou até 2016, e no ano passado passou para 2.038 e neste ano o numero baixou mais um pouco para 1.958.
Em linhas gerais, o Brasil saiu da 123ª posição em 2017, e em 2018 foi desceu 2 posições foi para a 125ª. Individualmente, analisando cada item do relatório, nós tivemos problemas também. O item ” Pagamento de impostos” saiu da 181ª posição para a 184ª posição.
Vc deve estar perguntando, sobre a importância deste relatório, se, talvez, não esteja exagerada a atribuição de tanto valor a estes números. Lógico que as visões de análise destes relatórios estão intrinsecamente relacionadas ao perfil de quem depende deste material. Temos visão do fisco, a visão do fiscal, financeiro, etc. Evidentemente, que podemos utilizar os dados em nosso negócio, e formulando as seguintes perguntas:
A solução do ERP auxilia no processo, de apurar e pagar os impostos?
A solução do ERP, tem alguma forma de medir o tempo gasto na apuração?
A solução fiscal tem funcionalidade que melhore os números?
Bom, vc já percebeu que tem trabalho grande a ser feito, internamente, na empresa, na consultoria ou na softwarehouse. Até porque, a RFB já começou um trabalho para melhorar estes índices, e nesta toada, criou os projetos:
SPED 2.0
SINTER – Para o registro de imóveis, com certificado digital
Portal Ùnico de Comércio Exterior
REDESIM
Restituição e Compensação de Tributos
abs
Abraços
Jorge Campos
Portal SPED BRASIL
Artigo publicado originalmente publicado no linkedin: https://goo.gl/RFgtgb
A solução do ERP auxilia no processo, de apurar e pagar os impostos?
R.: As soluções ERP em parte ajudam e parte atrapalham, seja por incompetência, seja pela emaranhado fiscal que vivemos.
A solução do ERP, tem alguma forma de medir o tempo gasto na apuração?
R.:Não consegue gerar tudo que precisamos, imagina medir o tempo.
A solução fiscal tem funcionalidade que melhore os números?
R.:Vide questões anteriores.
Sobre os auditores preocupados com o tempo, para mim é só figuração. Hoje com os SPEDs gasto muito mais tempo e dinheiro do que na época do manual. SPED é sinônimo de trabalho, de informatização da burocracia.
Valeu
Bom dia Rodrigo,
Se tratando de ERPs o que observamos hoje no mercado, principalmente se tratando de fornecimento de ERPs para pequenas e médias empresas é que existe dificuldade de haver sinergia por 3 partes: contador/setor contábil/fiscal, empresa do ERP/solução e o próprio contribuinte. Acabamos entrando em um loop filosófico, a empresa do ERP deve dar mais foco à questão de apuração dos tributos? Se sim, o quanto impacta essa apuração no custo final do software? E se não, o quanto de interesse da parte do contribuinte existe para estar em dia com as obrigações do fisco?
Além disso, apesar de iniciativas muito nobres na internet a fora dando o exemplo do próprio SPEDBrasil, ainda existe muita desinformação a respeito da apuração de impostos e obrigações fiscais por meio das soluções digitais do fisco por partes dos profissionais de contabilidade. É um cenário bem triste. Como desenvolvedor de software, já nos deparamos com várias situações preocupantes onde o próprio contador vinha solicitar nossa ajuda para questões de escrituração – prática condenável, uma vez que quem fornece o software de ERP (salvo quando explicito) fornece a solução digital para dispor os dados corretamente, mas não deve oferecer consultoria contábil/tributária.