Olá! Pessoal!
Começou a contagem regressiva para a publicação do ” DOING BUSINESS 2018.”
Vc está preparado para responder as perguntas que serão feitas em função dos novos números?
“O Doing Business mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias e cidades selecionadas nos níveis subnacional e regional. Lançado em 2002, o projeto Doing Business examina as pequenas e médias empresas nacionais e analisa as regulamentações aplicadas a elas durante o seu ciclo de vida. Assim, este estudo serve de ferramenta para se medir o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais ao redor do mundo.” Fonte: Banco Mundial
Como?
Vc não sabe o que é o ”Doing Business”?
Então tá!
Noutras palavras, o “Doing Business” analisa o nível de dificuldade para se ter um negócio no país, e os reports tratam os seguintes temas:
1. Abertura de empresas
2. Obtenção de alvarás de construção
3. Obtenção de eletricidade
4. Registro de propriedades
5. Obtenção de crédito
6. Proteção dos investidores minoritários
7. Pagamento de impostos
8. Comércio entre fronteiras(exportação e importação)
9. Execução de contratos
10. Resolução de insolvência ]
11. Contratações
Tópico especial** ]
1. Regulamentação do mercado de trabalho
2. Contratações públicas
Entendido o conceito e objetivo do “ DOING BUSINESS”, neste ano a sua publicação aqui no Brasil é muito aguardada, principalmente pela RFB, que atuou fortemente na melhoria do temas citados acima, uma vez que a honroso, ou seria horrorosa posição de 123º de 2016, não é algo para sentir orgulho.
Logicamente o tema “Pagamento de impostos” é aquele que salta aos olhos, porque, coloca em cheque um projeto chamado “ SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL” criado com o objetivo de simplificar, de reduzir custos, etc, mas, que não resolveu a questão da burocracia relacionada aos negócios.
Ciente deste problema a RFB, iniciou diversos projetos para melhorar o posicionamento do Brasil, seja na abertura das empresas até a exportação.
Os projetos são: ]
REDESIM
Sped 2.0
Simplificação das Obrigações Assessórias – reflexos só em 2018
NFS-e Nacional – reflexos só em 2018/19/20/21
Restituição e Compensação de Tributos – reflexos só em 2018 ]
SINTER – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais – reflexos só em 2018
Portal Único de Comércio Exterior eSocial – reflexos só em 2022
AEO/OEA – Operador Econômico Autorizado
Todos estes projetos têm o seu objetivo orientado a melhoria do ambiente de negócios, mas, também como mensagem subliminar dar uma resposta ao Banco Mundial(Doing Business).?
E, por quê vc deve estar preparado para o Doing Business 2018?
A RFB espera que após os ajustes relacionados à coleta de informações o “Pagamento de Impostos” baixe para 600 horas/ano. Vc sabe qual é o número da sua empresa?
Vc sabe quais os critérios utilizados para se chegar nos índices apresentados?
Vc sabe quais perguntas foram feitas para se apurar o tempo gasto na apuração e no pagamento dos impostos?
Ou ainda…
O seu sistema de gestão (ERP) otimiza os processos relacionados ao pagamento dos impostos? Por exemplo, a sua empresa ainda digita NF-e?
O seu sistema de gestão fiscal oferece ferramentas para automatização dos processos de apuração dos impostos, nas 3 esferas?
Enfim, são apenas questões que surgem quando nos deparamos com os relatórios “Doing Business”, e que a alta direção costuma cobrar.
Ah! Vc tem indicadores – KPI – para medir o tempo gasto com estas atividades?
Finalmente, vc não pode esquecer que a metodologia utiliza um perfil de pequena e média empresa, que no Brasil está representado por 849.013 – Lucro presumido, e 3.350.656 – Simples ( números de 2015, apresentados pelo Secretario Rachid em maio/2017, no Senado Federal).
E, saiba que se vc quiser se tornar um colaborador, o Banco Mundial aceita inscrições para voluntários.
Além disso, o nome de todos os colaboradores estão publicados no site do Banco Mundial.
Agende-se para o dia 31/10 às 14 horas, para acessar o “ Doing Business 2018”
Abs
Jorge Campos
Portal Sped Brasil