Pessoal, bom dia!
Estou com um problema de importação de uma ECD no PVA. O arquivo possui mais de um 1Gb e, aparentemente, a mensagem de erro é relativa a estouro de memória (OutOfMemoryError).
Minha dúvida é se a versão 5.0.1 contém algum tipo de erro relacionado a gerenciamento de recursos de hardware, pois no ano passado importei e validei arquivos de até 4.7 Gb e não tivemos este problema.
Caso possam ajudar, o log de erro do PVA é o seguinte:
Data: 15/05/2018 – 11:26:57 -Sistema: SPED-CONTABIL -Versão: 5.0.1 -Sistema Operacional: Windows 10 -Arquitetura SO: 64 -Versão Java: 1.8.0_151 -Arquitetura JVM: 32
java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space
at java.util.Arrays.copyOf(Arrays.java:3332)
at java.lang.AbstractStringBuilder.ensureCapacityInternal(AbstractStringBuilder.java:124)
at java.lang.AbstractStringBuilder.append(AbstractStringBuilder.java:649)
at java.lang.StringBuilder.append(StringBuilder.java:202)
at br.gov.serpro.comum.arquivo.Arquivo.inverterString(Arquivo.java:199)
at br.gov.serpro.comum.arquivo.Arquivo.lerLinhaAPartirDoFinal(Arquivo.java:177)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.arquivo.ArquivoDeEscrituracao.lerRegistroObrigatorioAPartirDoFinal(ArquivoDeEscrituracao.java:214)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.arquivo.ArquivoDeEscrituracao.getAssinantes(ArquivoDeEscrituracao.java:168)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.arquivo.ArquivoDeEscrituracao.obterEscrituracao(ArquivoDeEscrituracao.java:140)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.arquivo.ArquivoDeEscrituracao.obterEscrituracao(ArquivoDeEscrituracao.java:74)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.controle.escrituracao.ControleEscrituracao.getEscrituracao(ControleEscrituracao.java:133)
at br.gov.serpro.sped.contabilpva.nucleo.controle.escrituracao.importar.ControleImportarEscrituracao.importarEscrituracao(ControleImportarEscrituracao.java:155)
at br.gov.serpro.sped.contabil.pva.fronteira.menu.principal.acoes.AcaoImportarEscrituracao.importarEscrituracao(AcaoImportarEscrituracao.java:92)
at br.gov.serpro.sped.contabil.pva.fronteira.acoes.Acoes.actionPerformed(Acoes.java:57)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:2022)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2348)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:402)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:259)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:252)
at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(AWTEventMulticaster.java:289)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:6533)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3324)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:6298)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:2236)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:4889)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2294)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:4711)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4888)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:4525)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:4466)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2280)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:2746)
No caso de ultrapassar o limite permitido, você deverá quebrar o arquivo para que fique dentro do limite. Os arquivos da empresa que faço, por exemplo, entrego mensal pois ultrapassa o limite. O validador irá aceitar caso ultrapasse o limite, desde que seja somente do mês, já que não é permitido quebrar os livros por dia.
Fábio, estou conseguindo importar e entregar os meus arquivos normalmente na versão 5.0.1. Não estou tendo nenhum problema com limite do arquivo.
Fábio, acredito que o problema é no PVA então, pois na versão anterior (5.0.0) não há esse problema.
O arquivo em questão é mensal… mas no ano passado também era e o PVA não gerou esta mensagem de erro.
Ivea me ajuda… como fica o registro I300 e I350 nos aquivos que envia…??? Você faz zeramento só em dezembro??? como funciona?? esse ano, a empresa passou do limite tb, e estamos com varios erros nesse sentido. Pode ajudar?
não entrego esses registros.
Você verificou a data de encerramento do exercício social no registro do termo de aberto?
só uma observação, você entrega a I350 e I355?? pq eu acho q é isso o erro, são saldos antes de encerramento, e eu não estou encerrando, além do bloco J que não posso ter .
muito obrigada.. não temos que fazer o bloco J… e está saindo erroneamente.. grata… como nunca fizemos separados, achamos que gerava normalmente… achamos que o sistema ECD estava fazendo automatico.. desculpa minha ignorancia
Você não enviou o termo de abertura.
Verifica se vc colocou no ultimo campo do registro I030 a data de encerramento do exercício social como 31/01/2017 ou 31/12/2017.
O correto é 31/12/2017, mesmo que o período da escrituração seja de 01 a 31/01/2017.
Desconfio que seja porque você está informando balanço e dre no bloco J.
Por algum motivo vc deve informar as demonstrações mensais?
Caso contrário, você irá informar somente no mês de dezembro, junto com o zeramento.
Dessa forma, o bloco J ficaria apenas da seguinte forma:
|J001|0|
|J005|01072017|31072017|1||
me envia o bloco 0, termo de abertura e encerramento e bloco J, que vejo se consigo te ajudar.
OK…muito obrigada… está dando erro sobre isso, diz que preciso zerar, mas deve ser algum parâmetro, talvez esta entendendo que é um único arquivo…
Angela, mesmo que você precise quebrar os arquivos para não ultrapassar o limite, o zeramento das contas de resultados você fará somente no mês de dezembro.
De janeiro a novembro você irá apresentar somente os saldos e os lançamentos contábeis normais. Se tiver mais dúvidas, posso te ajudar, sem problemas.
Perfeito Ivea… vc me ajudou muito!!!! Arrumei aqui e deu mega certo! Deus abençoa!!!!
ou veja o manual do sped ecd 2018 no item 1.10 e 1.11 la se refere-se ao tamanho do arquivo.
Bom Dia!
Provavelmente o erro vai ser por causa do seu windows 10, nesse casso faz a geração em uma maquina que tenha o windows 07 e tentar entregar.