FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasEcf 2016 Prejuizo de Periodos anteriores-
paulo cavalcanti barreto filho perguntou há 8 anos

Bom dia.
Preciso da Ajuda dos Srs,pois estou enfrentando dificuldade ao entregar a ecf de uma empresa, que Tributa pelo sistema de lucro Real no Período de 2016.
Venho através desse Fórum,Relatar a situação da mesma.
No Quarto trimestre de 2015 a mesma apresentou Prejuízo,por conseguinte 
apliquei o lançamento de 30 % de compensação no Primeiro trimestre de 2016,deduzindo do lucro do periodo.,
Em seguida,no 2° trimestre foi apresentado Prejuizo.Então,apliquei novamente o calculo de 30% da  compensação do periodo seguinte.No caso o 3° Trimestre ,e por seguinte no 4° Trimestre de 2016 apliquei novamente a comepensação dos 30%,referente ao 3° Trimestre,pois ao palicar a compensação do 2/ trimestre para o 3° Trimestre o mesmo apresentou Base negativa.

Entretanto,a questão é o seguinte,ao validar o arquivo da Ecf 2016,foram apresentados erros descritos abaixo:

Lançamento do Tipo P(Base Negativa da CSLL)deve ser co m uma conta da Parte B

Linha 5
IND_RELAÇÂO

|M300|173|(-)Compensação de Prejuízos Fiscais de Períodos Anteriores-Atividades em Geral|P|3|4370,95|COMPENSAÇÃO DE 30% NO QUARTO TRIMESTRE 2015|.

Então,venho através desta,pedir ajuda,pois,tenho Dúivida como corrigir este erro e tenho dúvida,se 
as compensações de Períodos Anteriores devem ser lançadas no Registro m010 e no Registro m410 ou é so quando o Trimestre de Prejuízo antes das compensações.

1 Respostas
respondeu há 8 anos

Boa tarde,
Acho que você esteja fazendo alguma confusão.
No M010 você deve registrar o Saldo do Prejuizo a compensar. Não deve ser lançado a Compensação em si.
No M410 deve ser lançado o Prejuizo Fiscal do Trimestre (se houve). Também não deve ser lançado a compensação.
A compensação de prejuizo somente se aplica se o resultado fiscal do trimestre for positivo.
Toda compensação de prejuizo (se aplicavel) tem de ter vinculo com a Parte B, para abater o saldo.

Assim, a título de exemplo, se no quarto trimestre de 2015 você apurou prejuizo fiscal de 10.000,00;
então na ECF de 2016 voce terá no M010 uma conta de prejuizo no valor de 10.000,00.
Se em algum trimestre de 2016 você apurou prejuizo fiscal, deve ser criado também uma outra conta no M010 de 2016 com saldo 0,00.

A Compensação de Prejuizo ocorre caso seu lucro liquido ajustado seja positivo. Neste caso é lançado o valor correspondente até 30% do lucro ajustado para a compensação.
Se a título de exemplo seu lucro ajustado do T01/2016 foi de 5.000,00; então pode ser lançado como compensação o valor de 1.500,00. Este lançamento somente deve ser feito na Parte A, vinculando a conta da Parte B correspondente ao Prejuizo de 2015, depois ao prejuizo de 2016, considerando para compensação sempre na ordem do prejuizo mais antigo até o mais atual.
Aparentemente você fez um lançamento na Parte A com relacionamento 3, você vinculou uma conta contabil e conta da Parte B, o que não se aplica, uma vez que o prejuizo fiscal não tem registro na escrituração comercial. O ideal é que apenas seja relacionado a conta da parte B referente a conta de prejuizo a ser compensada.
Espero ter ajudado,
Rafael Grether

Rafael Grether respondeu há 8 anos

Paulo, Bom dia.

Se o valor representado pela linha 169 for igual ao prejuizo lançado no M410, pode ser um pequeno erro do PVA ECF, que já ocorreu comigo.
Para solucionar, dê dois cliques no campo de valor da linha 169 e feche. Depois dê dois cliques no registro de prejuizo do M410 e feche. Em seguida valide o arquivo novamente. Se for erro do PVA isso vai resolver o problema.

Se desejar, me envie o arquivo .txt que hoje a noite dou uma olhada para você.
Meu email: rafael.grether.2010 [at] gmail.com

Abs,
Rafael Grether

paulo cavalcanti barreto filho respondeu há 8 anos

Bom dia Rafael,ja fiz o passo a passo acima:

Este erro deve estar ocorrendo por que o Prejuizo Fiscal no Periodo, representado pela linha 169 na Parte A do PVA está diferente do valor lançado no registro M410 para o Periodo.

No M410 deve ser lançado o prejuizo fiscal apurado no periodo (se houver). E este valor deve ser igual a Linha 169 da Parte A (para atividade geral).

Onde o Prejuízo é (-64669,17).
Mas..
mesmo assim o Sped continua apresentando erro.

Rafael Grether respondeu há 8 anos

Boa tarde,

Este erro deve estar ocorrendo por que o Prejuizo Fiscal no Periodo, representado pela linha 169 na Parte A do PVA está diferente do valor lançado no registro M410 para o Periodo.

No M410 deve ser lançado o prejuizo fiscal apurado no periodo (se houver). E este valor deve ser igual a Linha 169 da Parte A (para atividade geral).

Abs,
Rafael Grether

paulo cavalcanti barreto filho respondeu há 8 anos

Boa tarde.
Muito obrigado Raphael,foi de grande valia a sua Resposta.
Mas estou enfrentando um erro que também não consigo resolver:que stá descrito abaixo:

“A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS.”

não entendo o por que ainda continua esse erro