FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasECF 2016 – Prejuízos fiscais exercícios anteriores
Paulo Roberto Vitoriano perguntou há 7 anos

Boa tarde!
Alguém poderia me ajudar com o que segue?
Estou retificando ECF do exercício de 2016 em que faço compensação de prejuízos anteriores (2014), sendo assim cadastrei no registro M010 uma conta de prejuízo de 2014 com código de lançamento 173 a débito, o mesmo fiz para 2015. No registro M410 da compensação relacionando com conta de prejuízos de 2014 com indicador de débito. No registro M300 fiz o relacionamento da conta de prejuízo de 2014, porem o PVA me mostra como lançamentos já efetuados a soma do prejuízos de 2014 e 2015. Alguém poderia me ajudar a resolver esta situação? Desde já agradeço.

1 Respostas
respondeu há 7 anos

Boa tarde,
No M010 deve ser criado a conta de prejuizo de 2014 com o saldo de prejuizo.
Mas não precisa informar nada no Cod. de Lançamento do M010, pois o código não se aplica aqui.
Se em 2015 tambem houve prejuizo, deve-se criar outra conta no M010 referente a este prejuizo.
Em ambos os casos a natureza da conta é (D)evedora.
Você não deve fazer os lançamentos de compensação no M410. Utilize este registro apenas para registrar o Prejuizo Fiscal do período (se houver).
Faça apenas a compensação no M300/M350 na linha correspondente a Compensação de Prejuizo, (C)reditando aquela conta de prejuizo da Parte B. A linha correspondente a compensação (173) ficará com o relacionamento “1 – Com Conta da Parte B”.
Você pode conferir depois como ficou o resultado fiscal no registro M500.
Abs,
Rafael Grether