FórumCategoria: Fórum - Perguntas e Respostasecf-2019-recuperacao-ecd
ROBERTA PADOVANI perguntou há 6 anos

Bom dia! Na recuperação da ECD o PVA não carrega todas as contas contábeis/referencias, gerando diferença nos saldos do Balanço/DRE. Já conferi o arquivo e estas contas constam na recuperação da ECD mas não transporta para o Registro E155/K155. Alguém mais com esse problema?

IOLANDA ROSENBACH KEHL respondeu há 6 anos

Se a informação dos saldos está correta nos dois arquivos ECF2017 e ECD 2018 (iguais em conta/centro de custo/referencial), façam a exportação do arquivo, para não perder as informações dos outros blocos. Exclua sua ECF e inicie novamente, mas com os seguintes cuidados:
1º – Inicia os dados da escrituração
2º – Recuperar os dados da ECF anterior sem marcar nenhuma das 3 opções
3º – Recuperar a ECD 2018
Dessa forma consegui sanar os erros na versão 5.1.5 de incompatibilidade do E155/K155

wauber roberto marinho junior respondeu há 6 anos

Finalizei minhas duas industrias com esse erro, em âmbas as empresas, o erro aconteceu em conta transitoria de estoques de terceiros em meu poder, ou seja, aas mercadorias enviadas a minha industria para que eu industrializa-se por encomenda, logo, ao perceber a classificação incorreta em contas transitorias, transferi seu movimento para uma conta de ativo. essa conta de transição nao estava sendo somado na abertura de 2018… entao mesmo com o saldo exatamente igual, o valor de cada conta vinculada à minha conta de ativo nao batia, entao tive que retificar minha ecd fazenda cada canto ter abertura de saldo exatamente igual e fazzer a transição do valor no dia 02/01/2018.

ROBERTA PADOVANI respondeu há 6 anos

Helena,

Entendo que será necessário retificar a ECD, pois incluir no K155 pode gerar outros erros.

HELENA C PAULA respondeu há 6 anos

Roberta ,

muito obrigada!! as contas que não foram importadas tiverem movimento somente no 1º trim zerando o saldo. Neste caso caberia incluir no K155 com justificativa ou teria que retificar a ECD?

ROBERTA PADOVANI respondeu há 6 anos

Bom dia Helena!

Em outro grupo postaram uma resposta da equipe RFB/ECF sobre o assunto:

Prezado Contribuinte,
Conforme consta nas instruções de preenchimento do registro I050 no Manual
da ECD referente ao leiaute 7, em especial o final da observação (página
87):
Observação: De acordo com o item 8 da norma CTG 2001 (R3) – DEFINE AS
FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EM FORMA DIGITAL PARA FINS DE
ATENDIMENTO AO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) –, o plano de
contas, com todas as suas contas sintéticas e analíticas, deve conter, no
mínimo, 4 (quatro) níveis e é parte integrante da escrituração contábil da
entidade, devendo seguir a estrutura patrimonial prevista nos artigos de
177 a 182 da Lei no 6.404/1976. Na transmissão para o Sistema Público de
Escrituração Digital (SPED) do plano de contas, juntamente com os livros
Diário e Auxiliares, e documentos da escrituração contábil digital da
entidade, devem constar apenas as contas que tenham saldo ou que tiveram
movimento no período completo da ECD (se a empresa transmitir ECD em
diversos arquivos, ainda que a conta termine com saldo zero em um arquivo,
deve constar no plano de contas de todos os arquivos).

Portanto, a conta não deve ter sido recuperada pela ECF, pois a regra acima
não cumprida, ou seja, a conta não aparece em todos os planos de contas dos
4 arquivos da ECD.

O problema da divergência do E155 com K155 ocorre quando a conta contábil não existe em todos os 4 trimestres do ano! Ao importar os 4 trimestres da ECD dentro do validador ECF, se a regra de a conta contábil existir em todos os 4 trimestres não for atendida, ele simplesmente ignora a conta contábil no E155 causando a divergência.

HELENA C PAULA respondeu há 6 anos

Roberta bom dia!!
Aqui ocorreu a mesma inconsistência, conferimos as informações do ECD e ECF e estão corretos, inclusive o mapeamento do bloco J e tributação, porém na importação não esta carregando duas contas.
alguem ja conseguiu sanar ?

Adriana Simonetto Hugue respondeu há 6 anos

Olá… também estou com este problema, já conferi as informações no txt do ecd e está correto, porém não puxa no validador.
Já abri um questionamento no fale conosco da receita, mas não responderam.

wauber roberto marinho junior respondeu há 6 anos

tambem estou com erros onde tem a informação correta no txt e nao importa correto pro pva…