FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasECF 2019 Recuperação ECD Registro E155 x K155
ROBERTA PADOVANI perguntou há 6 anos

Boa tarde! Estou tendo um problema na ECF 2019. Na recuperação da ECD o PVA não carrega todas as contas contábeis/referencias e os saldos do Balanço e DRE não fecham? Alguém esta com esse problema tbm?
Já conferi o TXT e estas contas constam no arquivo mas não aparece na recuperação da ECD e supostamente não transporta para o Registro K155.

Giselle Mazer respondeu há 6 anos

Olá Josiane, ainda não consegui resolver, minha ECD foi transmitida com o Plano de Contas Referenciais para empresa do Lucro Presumido porém a empresa é Lucro Real, por isso a ECF importou parte dos lançamentos… estou preenchendo os blocos e validando mês a mês mas ainda não finalizei a inclusão de todos os lançamentos…

Josiani Davila Machado respondeu há 6 anos

Boa noite Giselle,

você conseguiu resolver o problema da ECF?

savio afonso mergulhao respondeu há 6 anos

Roberta, bom dia! se quiser me enviar a ECF 2017 e a ECD 2018 posso verificar.
savioamm@gmail.com

ROBERTA PADOVANI respondeu há 6 anos

Bom dia!

A versão 5.1.2 pelo que entendi foi para solucionar problemas de empresas do Lucro Presumido e não do Lucro Real.

Já não sei mais o que fazer, o tempo esta correndo e nada de sair uma nova versão 🙁

Bom dia,

Estou com o mesmo problema na ECF. Quando recupero a ECD os valores no centro de custo estão duplicados, diferentes dos valores da ECF. Já verifiquei o arquivo que foi enviado da ECD e o mesmo esta correto. Consultei o técnico do RP e fui informada que esse erro é no validador da receita federal.
A nova versão 5.1.2 não solucionou o erro da recuperação da ECD.

Bom dia,

Estou com o mesmo problema na ECF. Quando recupero a ECD os valores no centro de custo estão duplicados, diferentes dos valores da ECF. Já verifiquei o arquivo que foi enviado da ECD e o mesmo esta correto. Consultei o técnico do RP e fui informada que esse erro é no validador da receita federal.
A nova versão 5.1.2 não solucionou o erro da recuperação da ECD.

JUVENIL PEREIRA respondeu há 6 anos

Boa tarde amigos.
o meu problema é . recuperei a ecf e a ecf.
quando vamos valida aprece a seguinte mensagem:
JUSTIFICATIVA
REGRA DE COMPATIBILIDADE ENTRE E155 E K155

Os valores nao batem.
nao entendo pq o banco de dados é o mesmo.
alguem pode me ajudar.

JUVENIL PEREIRA respondeu há 6 anos

Boa tarde amigos.
o meu problema é . recuperei a ecf e a ecf.
quando vamos valida aprece a seguinte mensagem:
JUSTIFICATIVA
REGRA DE COMPATIBILIDADE ENTRE E155 E K155

Os valores nao batem.
nao entendo pq o banco de dados é o mesmo.
alguem pode me ajudar.

Boa tarde Giselle.

Hoje saiu uma nova versão do PVA (5.1.2) mas mesmo assim não sanou meu problema.
Já não sei mais o que fazer 🙁

Boa tarde!!! Vc conseguiu resolver…. estou com o mesmo problema… Obrigada!!!

Boa tarde!!! Vc conseguiu resolver…. estou com o mesmo problema… Obrigada!!!

16 Respostas
jeancarlosrp respondeu há 6 anos

Bom dia!
Estou com o mesmo problema, este validador esta acabando com o resto de cabelo que tenho.
Alguém tem a solução para este problema?

Bom dia Jean!

Você conseguiu sanar seu problema?

Roberta,
Veja o que o manual da ecf diz, conforme abaixo:
1.6. Recuperação de ECD Sem Mapeamento para o Plano Referencial

Para que não seja necessário digitar todo o mapeamento para o plano referencial na ECF, no caso de recuperação de dados da ECD sem o respectivo mapeamento, pode ser seguido o procedimento abaixo:

1) Importar a ECF.

2) Recuperar ECD, marcando a opção “Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento do balanço e/ou DRE”. Com essa opção marcada, o programa da ECF copiará as informações para o bloco J e K, mas não calculará o balanço patrimonial e a DRE, pois não existe mapeamento. Os dados dos registros K155 e K355 estarão de acordo com a ECD.

3) A partir de um arquivo txt, que contenha o bloco J devidamente mapeado, importar deste arquivo, no programa da ECF, somente o bloco J da ECF. O programa da ECF incluirá o mapeamento nos registros K155/K156 e K355/K356 e, consequentemente, calculará o balanço patrimonial e a DRE utilizando os saldos da ECD e o mapeamento da ECF.

1.7. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramentos do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Boa tarde!!! Notei que a minha ECF 2018 não está importando 100% do bloco E155 da ECD 2018 mas não tem como incluir as contas que faltam pois este bloco não permite edição… não sei mais o que fazer….

Bom dia Savio.
Já tentei fazer dessa forma e de nada adiantou.
O que ocorre é que algumas contas, por exemplo, conta banco – 011104-69-00604 Banco Industrial, no arquivo txt (ECD) consta o saldo mas o mesmo não carregou no PVA na hora da recuperação das ECDs, já a conta banco – 011104-69-00341 Banco Itau, o validador trouxe o saldo normal.
A diferença neste caso é que o Banco Industrial teve movimentação de Jan a Jun e o Itau de Jan a Dez, só isso.
O mesmo ocorre com outras contas e no final os saldos do Balanço e DRE não fecham com o meu Balancete Acumulado e aparece ERROS na validação.
Se alguém tiver alguma outra solução para o problema, favor publicar.

Bom dia Savio.
Já tentei fazer dessa forma e de nada adiantou.
O que ocorre é que algumas contas, por exemplo, conta banco – 011104-69-00604 Banco Industrial, no arquivo txt (ECD) consta o saldo mas o mesmo não carregou no PVA na hora da recuperação das ECDs, já a conta  banco – 011104-69-00341 Banco Itau,  o validador trouxe o saldo normal.
A diferença neste caso é que o Banco Industrial teve movimentação de Jan a Jun e o Itau de Jan a Dez, só isso.
O mesmo ocorre com outras contas e no final os saldos do Balanço e DRE não fecham com o meu Balancete Acumulado e aparece ERROS na validação.
Se alguém tiver alguma outra solução para o problema, favor publicar.

Comigo acontece da mesma forma…
Criei o cadastro na ECF 2018, importei 100% da ECF 2017, importei a ECD 2018, importei novamente o Bloco J da ECF 2017, mas ainda assim…. o validador não importou todas as contas da ECD 2018…
Digitei as contas que faltava no Balanço de JAN 2018 como teste mas deu erro em outro bloco e pede para justificar a falta de compatibilidade entre os outros blocos…
Alguém conseguiu resolver este problema na importação dos dados da ECD 2018???
Acredito que deve haver uma sequencia, um passo a passo para importar os dados e evitar o problema na importação…
Infelizmente não acertei o caminho…
Obrigada!!!

tem como voce me enviar por email ??? msavio@ponteshoteis.com.br

Bom dia!!! Alguém conseguiu solucionar o problema da ECF???
Teria como me enviar o passo a passo para a importação dos dados da ECD 2018 e ECF 2017???
No meu caso, a empresa foi vendida no ano passado mas a atual contadora pede que seja enviada a ECF validada de 01/01/18 a 31/07/18… talvez o problema esteja ai…
Criei um novo cadastro na ECF e importei a ECF 2017 não veio nenhuma informação sobre o balanço…. em algo errado neh???
Obrigada!!!

Giselle,
Eu já vi enviar a ecd partida devido a mudança de contador, agora a ecf partida nunca escutei.

Na vdd o correto seria a nova contadora transmitir a ECF 2018 importando a minha ECD e a ECD que ela transmitiu, mas ela quer o txt da ECF 2018 com a minha parte validada…. imagino que pelo fato de eu não importar 100% da ECD de uma só vez pois a mesma contempla os meses de JAN a JUL, importo a ECD 2018 mês a mês e o validador apresenta diferença nos saldos iniciais e não consigo resolver… digitei os valores no bloco K155 mas ai da incompatibilidade com o bloco E155 (que não permite edição)… não sei mais o que fazer!!!

Pessoal, o problema da Giselle, foi que na ECD foi mapeado com contas referencias para empresas do lucro presumido e na ECF a empresa é do Lucro Real, ou seja, o validador importou apenas parte da ECD, gerando assim as diferenças tanto no balanço quanto na DRE. No txt da ECD precisa verificar qual numero do campo 2 do I051, conforme abaixo, numero 2 é para empresas do lucro presumido. No manual da ECD consta estas informações e a relação por tipo de empresa , ok! 
Exemplo I051 na ECD.
|I051|2||1.01.02.02.01|

Bom dia!

No meu caso tbm consta o mapeamento correto e o problema persiste.

|I051|1||1.01.01.02.01|

Estou com o mesmo problema nos registro E155 e E355 e meu mapeamento esta correto.

Exemplo:
|I051|1||1.01.01.02.01|

Estou com o mesmo problema e nos registro E155 e E355 e meu mapeamento esta correto.

Exemplo:
|I051|1||1.01.01.02.01|

ROSILENE APARECIDA FORTES respondeu há 6 anos

Bom dia!
Tbm estou com o problemas em Empresas do Lucro Presumido:  quando recupera o ECF 2017, zera o saldo inicial e transfere para os outros períodos o saldo inicial de 2018, sendo que é trimestral e deveria assumir os saldos iniciais para cada período.
Fiz várias tentativas até que:  importei separadamente o ARQUIVO ECF 2018 – validei, depois ARQUIVO ECD 2018 – validei e IMPORTEI o ECF 2017, porém desabilitei o item SALDO INICIAIS DO BALANÇO PATRIMONIAL.
Não gerou erro, conferi os saldos iniciais e estavam corretos.
A pergunta é: será que está correto? no momento em que for enviar para RFB não dará erro?

juliana versuti tostes penna respondeu há 6 anos

Bom dia, estou com o mesmo problema, quando recupero a ECD os valores das contas do registro k155 são alterados, não sei mais o que fazer.

juliana versuti tostes penna respondeu há 6 anos

Bom dia Giselle, conseguiu validar sua ECF?? Eu ainda estou com os erros, estou quase arrancando os cabelos!!!

Ola Juliana, eu estou editando os registros dos blocos K e informando os valores corretos, porém a ECF apresenta um novo erro pedindo uma justificativa para a edição dos registros do bloco K, informei que houve um erro na importação da ECD transmitida… se eu conseguir validar 100% da ECF te posiciono novamente!!! Boa sorte!!!

yone ferreira sinzato trajai respondeu há 6 anos

Bom dia Srs.

Percebi que a recuperação do ECD dentro do ECF algumas contas que possuem saldo inicial e final diferentes de 0,00 não estão sendo recuperados no bloco E155. Por isso a validação está retornando com erro de REGRA_COMPATIBILIDADE_K155_E155.
O tocante é que ao consultar o ECD entregue essas contas possuem os saldos de acordo com o K155 do ECF.
O senhores conseguiram solucionar os erros sem informar a justificativa, visto que a priore o erro ocorre no processo de recuperação da ECF.
Att.
Yone

Ylram Mariani respondeu há 6 anos

Yone o que eu identifiquei é bem parecido com a sua narrativa, veja a minha postagem abaixo.

Lucas Ferreira respondeu há 6 anos

Eu faço da seguinte forma:
Importo o TXT normal e valido (vai dar um monte de erro), recupero a ecd e valido novamente (os erros vão diminuir) e depois importo o TXT novamente, porém só importo o Bloco J. Dessa forma os seus erros de “referenciação” vão diminuir drasticamente, geralmente só fica 1 ou 2 contas com erro mas aí é mais fácil de arrumar no PVA.  

Lucas,
Sigo o mesmo procedimento que o seu, porém os erros referente a REGRA_COMPATIBILIDADE_K155_E155 não somem. Eles viram advertência quando é incluso uma justificativa no bloco K915, porém essa justificativa pelo menos pela minha analise não condiz com a realidade, visto que o erro ocorreu devido ao processo de recuperação do ECD.
E como alguns colegas sugeriu a alteração no bloco K155, ao meu ver também não posso alterar as informações porque os saldos contábeis estão iguais da ECD.

Senhores,
Eu estou tendo o mesmo problema, ao importar a ECD 2018 o registro E155 não é gerado corretamente, faltando varias contas e com isso gerando erros e necessidade de justificativa.
No meu caso a empresa é lucro presumido e apuração trimestral. Analisei o balanço dos trimestres e está correto para o bloco K155, conforme consta na ECD 2018 se eu consulto pelo próprio validador desta.
Então fui analisar as informações da ECD importada, dentro do validador ECF 2018, e identifiquei o que parece mesmo ser um “bug” do validador o qual explico abaixo.
Supondo uma determinada conta, e o primeiro trimestre de 2018, a conta possuia saldo inicial em 01/2018, movimentou no mês 02/2018 zerando o seu saldo, e a partir dai não mais movimentou. Consta na ECD importada, primeiro trimestre, na aba de Saldos Periodicos, os valores referentes aos meses 01 e 02/2018 correto, sendo que no mês 03/2018 não consta registro de Saldos Periodicos pois não movimentou e nem possuia saldo.
Nisso ao montar o bloco E155 o validador ECF não está considerando a soma dos 3 periodicos do trimestre, no meu caso seria a soma dos meses 01 e 02/2018. Se ele não encontra o registro da conta nos Saldos Periodicos correspondente ao ultimo mês do trimestre, ele está simplesmente ignorando a conta no E155!
Com isso ocorre o erro de validação entre o E155 e K155, pois neste ultimo está corretamente informado os valores referentes ao primeiro trimestre, enquanto que no E155 a conta não existe no balanço (e deveria, pois tinha saldo inicial em 01/2018 e movimento débitos e créditos neste mês e no mês 02/2018).
Para quem está tendo esse problema e deseja analisar, fica a minha sugestão, verifique dentro do validador ECF, na parte dos dados da ECD importada, se a conta consta registrada nos saldos periodicos de todos os meses do trimestre ou não.
Ylram Mariani

Registrando que a versão 5.1.5 NÃO resolveu o problema, continuo em analise com o FALECONOSCO.

Boa tarde,

Também estou em contato com o FALECOSNOSCO, me solicitaram refazer tudo com a versão 5.1.5 recém liberada hoje, 19/07/2019 as 12:38h.
Se não resolver me solicitaram enviar as copias de segurança para analise.
Recomendo a todos que estão com esse problema, analisar da forma que sugeri e então abrir um FALECONOSCO, no link abaixo, seção Mensagens de Erro:

https://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco/empresa/sped/ecf

Boa Tarde YIram.

Se é um “bug” do validador, a Receita Federal tem que disponibilizar uma nova versão, correto?
Já fiz reclamação no Fale Conosco e ainda não tive nenhum retorno e o prazo esta se esgotando.

Jessica respondeu há 6 anos

Boa tarde
Também estavamos com o problema na na ECF, o saldo final da ECF de 2017 estava divergente do saldo inicial da ECD 2018, então resolvemos da seguinte maneira:
1º identificar os erros do bloco K155 e K156 da ECF;
2º fizemos ajustes das contas com erro no programa da contabilidade em 31/12/2017, transportamos o saldo para janeiro de 2018,  ainda em janeiro de 2018 revertemos os saldos das contas ajustadas, sendo assim o saldo em 31/12/2017 da ECD será igual ao saldo inicial em 01/01/2018;
3º retificar a ECD 2018.
4º com a ECD retificada, deve recuperar a mesma para a ECF 2018.
Esperamos ter colaborado.

Att.

Lolita e Jéssica

Boa tarde Jessica.

No meu caso, tentei isso tbm mas não deu certo.
Eu importo o TXT e recupero a ECD 2018, nesse processo algumas contas recuperadas na ECD não são transportadas para o registro E155 e K155 causando diferença de saldo no Balanço e DRE.
De qualquer forma muito obrigada pela colaboração.

Prezados, segue resposta da equipe RFB/ECF sobre o assunto:
Prezado Contribuinte,

Conforme consta nas instruções de preenchimento do registro I050 no Manual
da ECD referente ao leiaute 7, em especial o final da observação (página
87):

Observação: De acordo com o item 8 da norma CTG 2001 (R3) – DEFINE AS
FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EM FORMA DIGITAL PARA FINS DE
ATENDIMENTO AO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) –, o plano de
contas, com todas as suas contas sintéticas e analíticas, deve conter, no
mínimo, 4 (quatro) níveis e é parte integrante da escrituração contábil da
entidade, devendo seguir a estrutura patrimonial prevista nos artigos de
177 a 182 da Lei no 6.404/1976. Na transmissão para o Sistema Público de
Escrituração Digital (SPED) do plano de contas, juntamente com os livros
Diário e Auxiliares, e documentos da escrituração contábil digital da
entidade, devem constar apenas as contas que tenham saldo ou que tiveram
movimento no período completo da ECD (se a empresa transmitir ECD em
diversos arquivos, ainda que a conta termine com saldo zero em um arquivo,
deve constar no plano de contas de todos os arquivos).

Portanto, a conta não deve ter sido recuperada pela ECF, pois a regra acima
não cumprida, ou seja, a conta não aparece em todos os planos de contas dos
4 arquivos da ECD.
O problema da divergencia do E155 com K155 ocorre quando a conta contábil não existe em todos os 4 trimestres do ano! Ao importar os 4 trimestres da ECD dentro do validador ECF, se a regra de a conta contábil existir em todos os 4 trimestres não for atendida, ele simplesmente ignora a conta contábil no E155 causando a divergencia.
Sinceramente acho um absurdo que essa regra tenha sido colocada “entre parenteses”: (se a empresa transmitir ECD em diversos arquivos, ainda que a conta termine com saldo zero em um arquivo,
deve constar no plano de contas de todos os arquivos).
Ainda mais que tal regra não é validada na propria ECD (no meu caso os 4 arquivos trimestrais foram enviados sem erros), ou seja a RFB cria uma validação “pós envio da ECD” dentro da ECF!
A solução é retificar as ECD para que o plano de contas tenha as mesmas contas em todos os 4 arquivos trimestrais.

Roberta, se a causa da não existencia do E155 for o fato de a conta contabil não constar em todos os trimestres, segundo a RFB a unica solução é retificar a ECD para que conste e depois reimportar na ECF. Segue outra reposta da equipe ECD.
Prezado Contribuinte,

O plano de contas é ÚNICO para todo o período da ECD, ainda que ela seja
transmitida em arquivos separados.

Portanto, repetindo, o plano de contas da ECD, EM TODOS OS ARQUIVOS DA ECD,
deve ser igual.

No seu caso, a conta só aparece no plano de contas (registro I050) do
arquivo do primeiro trimestre e DEVE APARECER NO PLANO DE CONTAS DE TODOS
OS TRIMESTRES.

Essa informação está no Manual da ECD, página 87. É preciso corrigir, antes
de se falar em recuperação, corrigir os arquivos da ECD. Verifique o item
1.12 do Manual da ECD.

Ylram,

Não existe o E155, neste caso terei que retificar a ECD e recupera-la novamente, correto?

Bom dia Roberta,

Só destacando para analise desta situação, após importar a ECD dentro da ECF, verifique no bloco K915 qual a conta contabil que está com divergência, ela vai aparecer “sem dados e valores” na parte referente a ECD (pois não existe o E155 dela).
Nisso pegue o código da conta e vá nas ECD importadas, verifique o plano de contas de cada trimestre, bem provavelmente a conta não existe em algum comprovando o problema como expliquei.

Se no K915 constar valores na parte da ECD, então realmente existe uma divergencia de valores (existe o E155 da conta) que não é causada pelo plano de contas, é outra situação.

Bom dia Ylram!

Muito obrigada pela informação, inclusive já repliquei para outro grupo.
Vou trabalhar nos arquivos e correr para entregar a ECF na data.

Carolina Rocha respondeu há 6 anos

No meu caso, a empresa não teve movimento no ano de 2018, gerei um lançamento só para poder conseguir enviar a ECD e por isso as contas praticamente todas não tiveram movimento durante o ano de 2018, nesse caso quando eu recupero a ECD 2019 na ECF, nenhum registro E155 é recuperado.

Alguém com algum problema igual a esse?

Carolina, a empresa era obrigada a entrega da ECD?

Tatiane D. Bobsin respondeu há 6 anos

Boa Tarde!

Roberta, seu problema não deve ser por não ter observado a seguinte orientação?

1.11. Plano de Contas e Mapeamento
A ECF recupera o plano de contas do último período existente na ECD. No plano de contas devem constar apenas as contas que tenham saldo ou que tiveram movimento no período completo da ECD (se a empresa transmitir ECD em diversos arquivos, ainda que a conta termine com saldo zero em um arquivo, deve constar no plano de contas de todos os arquivos).
Abraço!