FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasECF 6.0.7 – ERRO P400 X P200
perguntou há 5 anos

Prezados(as) colegas, estou recebendo um erro na validação do ECF de uma empresa no ramo de construção/incorporação de imóveis. O Erro é:”Total das receitas brutas informadas (P400(2) + P400(4)) diferente das receitas brutas informadas em (P200(2) + P200(4) + P200(6) + P200(8))”. Porém, os registros estão guais, não existe diferença, mas o PVA insiste em acusar o erro.
Já verifiquei as regras de validação (SPEDECF_DINAMICO_2019$SPEDECF_DINAMICA_P200_REGRAS$2$1273) e (SPEDECF_DINAMICO_2019$SPEDECF_DINAMICA_P400_REGRAS$6$1276), e não encontrei erro. 
Aparentemente o erro esta sendo gerado pela validação código 70 (REGRAS$6$1276), do P400. Entretanto, os valores estão retornando 0, portanto nem deveria inexistir erros. Para se ter uma ideia no 2º e 3º trimestre nem tenho receita tributada fora do P300 (16) – RET e mesmo assim o PVA retorna erros. Já enviei a uma colega e ela passou o arquivo no Auditor Fiscal, mas nada de encontrar os erros citados.
Preciso enviar a ECF até dia 15/09 para entregar aos bancos e não consigo corrigir esse erro. Quem puder me ajudar ficaria muito grato, pois, já esgotei todas as possíveis possibilidades de correção desse erro, dentro dos meus conhecimentos.

AUGUSTO EDUARDO MENESES SANTOS respondeu há 5 anos

Creio que já descobri o erro. Tivemos uma incorporação em outubro de 2019, por isso temos que informar o ECF no layout 5 (Incorporação/Incorporadora). Quando gero no meu ERP esse layout não esta trazendo as ultimas alteração do PVA que inclui as linhas: P200 L9 e P400 L5. Creio que isso esta gerando o erro na validação do primeiro fechamento do ECF de outubro/2019. Não sei se o erro é do PVA ou do meu ERP, ainda estou apurando. Duas semanas perdidas tentando achar o erro..

1 Respostas
Patrícia Miollo respondeu há 5 anos

Olá, bom dia. Estou com o mesmo problema.
Atualizei a versão do PVA para 6.0.8, mas mesmo assim continua gerando o erro.
No meu caso o P200 e P400 devem mesmo ficar todo zerados, devo preencher comente as linhas 16 e 14 dos registros P300 e P400.

Abri um chamado com o sistema que utilizo (ALTERDATA), mas até o momento não tive um retorno.

Você conseguiu corrigir esse erro?

AUGUSTO EDUARDO MENESES SANTOS respondeu há 5 anos

Ainda não consegui. Abri o chamado ao suporte do ERP e eles estão verificando se o erro é do layout 5 gerado pelo sistema ou se é do PVA. Complicado a situação, pois, ainda tenho o ultimo fechamento para fazer do período após o eventos especial.