FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasECF – Diferença K155 – Existe uma diferenca de XXXX entre a soma dos saldos inciais credores com a soma dos saldos iniciais devedores
Ewerton Araujo Moragas perguntou há 7 anos

Pessoal, já conferi o balanço ECD (E155) , já conferi o balanço ECF(K155), já conferi no Balanco por conta referencial(U100), e os valores estão iguais, aconteceu somente com uma conta contábil de Caixa(Ativo) este problema 1.01.01.01.01, não sei mais onde olhar e como resolver o problema, se alguém já passou e conseguiu resolver, agradeceria…

lana lemes camilo respondeu há 7 anos

Ewerton as minhas ECD ainda estão em análise, não consigo nem substituí-las, por isso ainda não fiz isso! Como LIVRO C tenho 6 ECF´S pra mandar, todas ainda estão em análise.
Mas acho que no momento está sendo a única opção, só não sei se consigo cumprir esse prazo refazendo todas, aí tenho mais 30 ECF como livro caixa pra ser entregue, ou seja, tô lascada. Rs…

Ewerton Araujo Moragas respondeu há 7 anos

Sofri muito com este item, eram as contas de compensacao que o ECF não considera, como elas estavam com diferenca entre ativo e passivo, dava a falsa mensagem que o problema era outro, refiz o ecd e ficou correto. ou seja fiz a equivalencia entre ativo e passivo no ECD das contas de compensacao e ficou correto, outro problema que percebi em outras empresas que dá a mesma mensagem de erro é quando passa alguma conta de ativo ou passivo sem conta referencial ,logo o ECf não recupera gerando a devida diferença, nestes dois casos, só refazendo o ECD e posteriormente recuperando o mesmo no ECF.

É justamente isso Maiara, eles insistem em dizer que o erro é nosso, e não reconhecem o que o próprio manual nos instrui, troquei cerca de 18 e-mail´s com eles na semana passada, até meus arquivos eles pegaram pra analisar, mas não conseguem entender que o erro é pelo fechamento das contas. A sua diferença também é nas contas de resultado?

Iana Lemes, ta complicado mesmo pois tem muita gente com o mesmo erro e eles insistem em dizer que estamos errados. Estou ficando preocupada.

Maiara eu troquei MIL e-mails com o pessoal da receita. Falei com um instrutor de curso de ECF no meu estado e ele me instruiu a fazer o seguinte:
Pega a diferença do trimestre (no meu caso é referente as contas de resultado) e lançar essa diferença a DÉBITO, pois tive lucro, na conta do passivo de lucros acumulados no registro K155, e assim mudando o saldo inicial e o final dos trimestre sucessivamente, assim o fiz, mas mesmo assim não consegui corrigir.
O pessoal da receita me fala que é pq a minha soma está errada no registro, mas não consegui convencer nenhum deles que a diferença é por causa do encerramento do exercício de um ser anual e da outra ser trimestral, aí desisti de falar com eles.
Tô quase seguindo duas linhas: entregar como livro caixa, ou mandar com as advertências do registro K155.

Bom dia! Estou com o mesmo erro, não sei mais onde procurar. To quase louca já.

Muito Obrigada pela informação Weverton. Verifiquei que a diferença que puxa na ECF no trimestre é justamente o saldo das contas de compensação que foram encerradas anualmente na ECD, aí o manual da ECF diz o seguinte:
“1.7. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).”

Mas não informar em qual campo ou registro, já fiz as duas opções, criei uma conta transitória no passivo, informei no J050, parametrizei, informei os saldos, Não sei mais o que fazer, tenho 10 empresas que foram feitas assim. Não sei se tenho tempo de substituir todas as ECD.

Descobri o problema, não tinha nada haver com encerramento, as mensagens e avisos de erros são muito precarios, dava a informação de diferencas de saldos da primeira conta do balanço, mas na verdade a diferença estava nos totalizadores, depois de muito conciliar verifiquei que o problema acontecia pois indevidamente as contas de compensação passaram com valores diferentes entre ativo e passivo, como conta de compensação não se vincula conta referencial, os valores importados pelo o ECD não replicaram as contas de compensação, como haviam diferencas entre ativo e passivo, o erro ocorreu, uma dica, confira o ECD, provavelmente alguma conta contábil não tem conta referencial, e infelizmente, só refazendo e substituindo o ECD, para depois fazer o ECF, fiz assim e resolveu o problema.

Boa Tarde Galera, estou com mesmo problema na minha ECF, como fiz a ECD com fechamento anual, na validação da ECF da o erro no registro K155 trimestralmente. Gostaria de saber como a Viviane e a Gabriela fizeram esse lançamento de ajuste dentro da ECF, em qual registro?

Viviane Alves respondeu há 7 anos

Resolvido o meu problema, no meu caso eu somente fiz o lçto da conta de resultado acumulado, por ter uma apuração Trimestral no PL . Apos isso o erro sumiu

Mas o encerramento de empresas imunes é anual, elas não são sujeitas ao irpj e csll, os moldes para as imunes não deveriam seguir as mesmas regras do lucro presumido, ou seja, encerramento anual?

Gabriela Fescina Ribeiro respondeu há 7 anos

Eu fiz os lançamentos de encerramento dos trimestres e sumiram as advertências ref. diferenças de saldos entre ativo e passivo (registro K155).

https://portalspedbrasil.com.br/forum/sped-ecf-k155-3/
Encontrei esse Fórum que fala do encerramento dos trimestres.

Estou com o mesmo problema.

fiz uma consulta junto a SRF e estou aguardando resposta, mas tem muita gente com o mesmo problema mesmo para empresas Imunes

Jonatan Pousa respondeu há 7 anos

Ewerton Araujo Moragas, também estamos com o mesmo erro. Acredito, que seja erro na versão.

Pois é, meu medo é esperar e não chegar em uma solução

Olha estou com o mesmo problema, pelo que eu li parece que é um erro na versão 4.0.7.., mas não existe nada oficial na Receita Federal.

Olha estou com o mesmo problema, pelo que eu li parece que é um erro na versão 4.0.7.., mas não existe nada oficial na Receita Federal.

Lembrando que é uma empresa do tipo 5 – Imune, com formato de tributação 8 – Imune, logo não temos apuração de Irpj

2 Respostas
respondeu há 7 anos

boa tarde… para imunes e isentas, conseguiram alguma novidade pra tirar o erro ?

O problema que tinha eram contas de compensacao que nao batiam ativo e passivo, como o ecf nao considera as contas de compensacao, refiz o ECD equivalendo o ativo e passivo e resolveu o problema.

respondeu há 7 anos

Pessoal nesse caso das imunes e isentas onde na validação da ECF/2018 aparece a mensagem “Existe diferença  entre a soma dos saldos finais ou iniciais credores com a soma dos saldos finais devedores/credores”  há um erro mas não tem nada a ver com a mensagem. A questão é que quando da transmissão do Sped Contábil/2018 o encerramento das contas/zeramento  na conta “Resultado/superávit do exercício” foi feito na conta 2 (passivo/patrimônio), quando o correto é na conta 5. se seu plano de contas não tem esse grupo 5 é só criar e desfazer o encerramento atual, encerrar novamente pelo resultado de exercício grupo 5 (logicamente tem que estar referenciado), após esse procedimento gerar o sped contábil retificador gravar, transmitir e ato contínuo (não precisa esperar o registro do sped contábil) apenas transmita-o e gere novamente o sped ECF, importe o arquivo em seguida, importe o ECD retificador que acabou de ser transmitido e o erro desaparecerá da ECF.  Caso Encerrado !!!  espero ter ajudado….