FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasECF – Erro na validação – Lucro no trimestre – exigência de registro M410
Edivaldo Gonçalves perguntou há 8 anos

Boa tarde!
Preciso de uma ajuda…
Na minha ECF, em um trimestre que apresenta lucro, constante no Registro M300 na linha 175, porém, o validador está acusando erro, por não haver um respectivo lançamento no registro M410. Contudo qualquer lançamento neste registro representa aumento ou redução do saldo de prejuízo acumulado, que não é o caso por se tratar de período com saldo positivo (lucro).
Abaixo a mensagem da validação:
“A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS”.
Se alguém puder me ajudar nisto eu desde já agradeço muito….só falta este erro para transmitir!!

Edivaldo Gonçalves respondeu há 8 anos

Boa tarde Tuca,

Obrigado pela ajuda!

Eu verifiquei no registro que você comentou, o M300 linha 173, realmente neste campo eu havia lançado o prejuízo para compensar no trimestre em questão. Porém fiz este lançamento já vinculando na parte B do Lalur, o que já deduziu do saldo anterior do prejuízo acumulado. Conferi a parte B do ano inteiro e em 31/12/2016 fechou o saldo do prejuízo com a apuração. Consegui agora resolver o problema, fiz lançamentos no registro M410 com valor 0,00 em cada trimestre em que o resultado foi lucro, e o validador não apresentou mais o erro. Estranho, mas funcionou.
Mais uma vez agradeço as dicas. Abraço!

Tuca Neves respondeu há 8 anos

Boa tarde amigo,

A parte B do Lalur controla os prejuízos e suas respectivas compensações, veja se na linha 173 do bloco M300 em algum trimestre não tem valores informados, pois nesse campo informa-se compensações de prejuízos fiscais.

Espero ter ajudado!

Tuca Neves respondeu há 8 anos

Boa tarde amigo,

A parte B do Lalur controla os prejuízos e suas respectivas compensações, veja se na linha 173 do bloco M300 em algum trimestre não tem valores informados, pois nesse campo informa-se compensações de prejuízos fiscais.

Espero ter ajudado!

4 Respostas
SANDRO BICO BORTOLOTTO respondeu há 8 anos

Bom dia a todos, estou com situação semelhante, só que no primeiro trimestre do ano, a empresa não apresenta prejuizos de anos anteriores, deu prejuizo no primeiro trimestre, preenchi o registro M410 com o valor do prejuizo e diz que o valor não é o mesmo informado no registro M300.

José Carlos B Pereira respondeu há 8 anos

Que estranho teria como me mandar uma copia de segurança para o email [email protected]

verifiquei, fiz em outra empresa, passou nesta não passa. se o prejuizo for no segundo trimestre para frente, passa transquilo, no primeiro trimestre esta dificil…..

Sandro você verificou tambem na parte B do LACs? Teria como me enviar o arquivo?

José Carlos, fiz exatamente isso. mas o que acontece é que o valor que esta no M300 é exatamente igual ao que informei no M410 e o sistema esta dando este erro : “A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS”; gostaria de saber se mais alguem passou por isso, achou uma saída, ou se é erro do sistema que ainda precisaremos esperar a Receita soltar alguma atualização?

Sandro o processo de correção deste problema é assim:

Olha em cada trimestre o campo 175 do registro M300 ali vai constar o prejuizo, se deu lucro você ignora.

Nos periodos que derem prejuizo voce vai informar um lançamento no M410 com o indicador PF para IR e BC para CSLL, qualquer outra dúvida fico a disposição no email. [email protected]!

Att

JC

respondeu há 8 anos

Prezados colegas estou com o mesmo erro. Não sei como resolver alguém conseguiu?
No meu caso está acusando o 1º Trimestre Lucro Real. O Prejuízo do 1 Trimestre no M300 é de R$ -2.136,68. Criei o arquivo do prejuizo do 1 tri de 2016 no m010 e no M410 coloquei o valor igual. Alguém conseguiu resolver?

Diana Godoy respondeu há 8 anos

Anderson boa tarde,

Estava com o mesmo erro
fiz um video no meu canal do Youtube que se chama
dianacontabil
e la mostro na tela o passo a passo para resolver esse erro . No discritivo do video deixei o link do passo a passo inclusive de lucro real anual.
Bem gera bem!
boa sorte e se conseguir avise!

Diana Godoy respondeu há 8 anos

Anderson boa tarde,
Estava com o mesmo erro
fiz um video no meu canal do Youtube que se chama
dianacontabil
e la mostro na tela o passo a passo para resolver esse erro . No discritivo do video deixei o link do passo a passo inclusive de lucro real anual.
Bem gera bem!
boa sorte e se conseguir avise!

ANDRE LUIS CASTREZANA respondeu há 7 anos

Estou com o mesmo problema no M410 , SÓ QUE EM 2018 no primeiro trimestre e no terceiro, só que o erro só aparece no primeiro trimestre de 2017, como resolver, se o resultado na parte a do lalur é o mesmo da parte b, não está validando, como resolver ?