O Registro M300 – Demonstração do Lucro Real, da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), apresenta os lançamentos da parte A do e-Lalur, para fins de apuração da base de cálculo da IRPJ anual, trimestral e nos meses com estimativa apurada com base no balanço/balancete.
No preenchimento deverá ser informado o “Indicador de Relacionamento do Lançamento da parte A”, conforme a seguir:
1 – Com Conta da Parte B
2 – Com Conta Contábil
3 – Com Conta da parte B e Conta Contábil
4 – Sem Relacionamento
duvida: o relacionamento com a “conta contábil” é apenas com as contas de resultado(despesas e receitas) ou podem ser com contas patrimoniais(ativo ou passivo)?
por exemplo em um lançamento de despesas não dedutiveis: debita a conta de despesa XX e credita (bancos) YYY_____a conta a ser relacionada é a XXX ou YYY, ou tanto faz??
provisão de PDD= debita conta de despesa e credita no ativo conta redutora, na apuração este valor é adicionado, e o mesmo ´tem relacionamento com uma conta da parte B, certo?? agora o relacionamento com a conta contabil a ser informado na parte A é a conta redutora do ativo ou a conta de despesa, ou tanto fa
eu sempre relacionei com contas de despesas e de receitas(adiçoes ou exclusões) na parte A. A duvida surgiu pq estou dando continuidade nos trabalhos de uma empresa onde o antigo contador relacionou com contas de ativo e passivo e na ecf não deu erro e nem aviso.
se algum dos colegas puderem me ajudar eu agradeço
abs
Boa tarde,
Pode-se sim utilizar contas Patrimoniais, lembrando que em contas patrimoniais pode-se utilizar o Saldo Total da Conta, Apenas Débitos, Apenas Créditos ou Movimentado no Período (Créditos – Débitos); sem a necessidade de informar o registro M312.
Eu também trabalho com contas de receita/despesa, mas conta patrimoniais também são aceitas.
Você deve se atender apenas para o sinal das contas recuperadas, para o PGE não jogar valor negativo para o LALUR e com isso resultar em erro na validação.
No Manual de Agosto/2018, estas regras estão na página 215, tanto para contas patrimoniais quanto para contas de resultado.
Abs,
Rafael Grether
Rafael, quando efetuamos provisões de contingencias (ativo ou passivo), os lançamentos envolvem contas patrimoniais e contas de resultado, se estas provisões sofrem alteração em todos os exercicios, Na apuração do resultado eu vou adicionar ou excluir apenas a movimentação do periodo, certo? agora se eu fizer o relacionamento com as contas patrimoniais o saldo que vira sera acumulado(todos exercicios). assim terei que adicionar ou excluir parte deste saldo e terei que informar m312, não é isso? eu acabei de ler o manual e não achei onde fala que poder ser informado qualquer tipo de conta? continuo com duvidas….abs