Caros colegas,
Conforme orientado no item 1.7 do Manual do Sped ECF, efetuei os ajustes nos registros K155 para as empresas em que o encerramento do exercício é anual, pois o ECF apresentava os seguintes erros: “O Saldo inicial do balanço é diferente do saldo final do balanço anterior”.
Manual de Orientação da ECF:
Item 1.7 – Recuperação da ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF
Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramentos do exercício da ECF serão trimestrais.
Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).
Procedimentos passo a passo:
1- Ajustei os valores nos registros K155 e K156 para todos os trimestres do ano de 2019;
2- Posteriormente preenchi o registro K915 com o código da conta onde foi efetuado o ajuste e a justificativa para todos os trimestres de 2019;
3- O próximo passo foi validar a escrituração para que o validador calculasse automaticamente os valores do registro K915 (conforme manual).
Após a validação, as advertências continuavam para todos os trimestres: “ O registro não é compatível com os valores recuperados e calculados pelo sistema”. Voltei ao Registro K915 e verifiquei que as informações foram apagadas após a validação.
No ECF enviada para o ano de 2018, adotei o mesmo procedimento, preenchi o registro K915 e efetuei a validação, após a validação todas as advertências foram eliminadas e o registro K915 não foi apagado após a validação.
Acredito que esta versão do ECF está com algum problema, pois o Registro K915 foi criado com o objetivo de “Justificar” as divergências apresentadas entre os registros originais importados da ECD e os informados na ECF, não entendo ele simplesmente sumir/desaparecer.
Sei que advertências não impedem o envio da ECF, mas entendo que não seria correto o envio sem o preenchimento do registro K915.
Algum dos colegas está como este mesmo problema? Se sim, conseguiu solucionar ou enviou com as advertências apresentadas.
Boa tarde, Claudete!
Não consegui resolver até o momento. Eu entrei em contato com o faleconosco da ECF e eles me pediram para realizar o procedimento abaixo, mas não deu certo, pois o problema é a exclusão do Registro K915 após a validação. Eles solicitaram os arquivos ECD e ECF, pois acreditam que o erro está no arquivo, mas isso não procede, pois eu efetuei o ajuste diretamente no validador nos registros K155 e K915. O problema é que o Registro K915 foi criado exatamente para justificar qualquer divergência entre os valores recuperados do ECD e os valores gerados na ECF, então ele não pode simplesmente “desaparecer”, pois como iremos comprovar que o registro foi preenchido. De qualquer maneira como o validador só gera advertências, é possível enviá-lo em último caso. Mas vou enviar os arquivos solicitados e vamos ver o que a RFB irá responder. Se você puder envie também para o faleconosco o questionamento, pois desta forma, eles saberão que tem mais empresas com o mesmo problema.
Resposta do faleconosco:
Prezado Contribuinte,
Faça o procedimento abaixo na versão mais atualizada do programa da ECF
(versão 6.0.7):
1 – Exporte o arquivo da ECF para algum diretório;
2 – Exclua o arquivo da ECF do programa da ECF;
3 – Feche o programa da ECF;
4 – Execute o programa da ECF;
5 – Importe o arquivo da ECF (que foi anteriormente exportado);
6 – Recupere o arquivo da ECD (se houver);
7 – Recupere o arquivo da ECF anterior (se for obrigatório);
8 – Valide;
9 – Assine; e
10 – Transmita.
Caso não funcione, envie a cópia de segurança da ECD a ser recuperada
(validada a assinada), o arquivo da ECF anterior (validada e assinada) e a
cópia de segurança da ECF atual para análise, detalhando o erro que está
ocorrendo.
Bom dia, Miriam estou com o mesmo problemas nas ECF do lucro presumido, você conseguiu resolver ou mandou assim?