Bom Dia Pessoa!!!
Compartilhando noticias do Cenário do SPED FISCAL:
Portaria CAT nº 66, de 25-07-2018 – (DOE 26-07-2018)
No cenário do SPED FISCAL, continuamos tendo novas mudanças a partir de Julho de 2018, muito embora a Portaria anexa foi divulgada em 25/07, ela produz efeito já a partir da Julho 2018 em diante.
Pelo que tenho acompanhando, “ainda” não houve alteração do leiaute do PVA do SPED FISCAL, mas acredito que logos teremos, pois à referencia de Agosto, já ocorre a entrega obrigatória da competência de Julho.
http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=sefaz_tributaria:vtribut
Abraços a todos.
Alexandre, bom dia!
Não entendo lendo a portaria que o PVA precisará sofrer atualização, afinal os 2 novos códigos de ajuste já foram disponibilizados pela atualização da tabela 5.3.
Apesar de achar que a portaria está muito “confusa”, acredito que não teremos nenhuma atualização.
Att.
Leandro
Bom dia, estes codigos de ajustes ja existe no PVA, demos somente mandar as informações
Código de ajustes novos ocorrem frequentemente em todos os Estados, não tem nada de especial, só estudar as situação para quem e como devem ser usados.
Da forma como está na portaria não vai ser aceito.
Lá diz para enviar dois registro C197 com o mesmo codigo quando possui mais de um CFOP.
Se enviar assim rejeita por duplicidade (mesmo que tenha uma descrição complementar diferente)
Pessoal pra mim a conta ainda não fecha,
Diz para fazer um registro C197 somarizado de acordo com o C190, até ai ok. Porem o registro C197 traz o item neste caso fica em branco?
Pois tenho o mesmo CFOP e CST para diversos itens da NF, vou criar um único registro C197 para todos? Caso positivo qual item informo? Lembrando que se tiver dois CFOPS diferentes e deixar item em branco da erro de duplicidade da chave.
Outra situação, caso tenha que informar por item: Tenho um mesmo item 2 vezes na nota fiscal, mesma tributação porem com sequencial diferente. o PVA não aceita o registro C197 por ocorre duplicidade da chame COD ajuste e ITEM.
Mais algum com essa duvida?
O Registro C195 é de nível 3, mesmo nível do Registro C190.
Ambos são filhos do Registro C100.
O registro C197 é de nível 4, não tem nenhuma hereditariedade do Registro C190.
Como campo CFOP não faz parte do Registro C197, são apenas 2 formas de evitar duplicação:
a) preencher o campo “Item” do Registro C197, pois o mesmo produto não pode ser comercializado de duas formas diferentes.
b) fazer um registro C195 para cada CFOP, utilizando valores diferentes para o campo “COD_OBS”.
Aqui na CAT de SP, pelo meu entendimento, diz para ser agrupada por CFOP:
“A escrituração dos valores da coluna Isentas/Não tributadas (RICMS, artigo 214, § 3º, 7, “a” e artigo 215, § 3º, 5, “a”) deverá ser efetuada através do campo VL_ICMS, para cada CFOP que conste dos registros C190/D190 do documento fiscal, de forma sumarizada para todos os códigos CST e alíquotas informadas.”
http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll/legislacao_tributaria/portaria_cat/pcat662018.htm
No RJ já é assim desde 2014.
Não dá duplicidade pois tem o código do item.no Registro C197;
Leandro, sim isso acontece.
Mas o registro C197 não é filho do C190 e sim do C195 (observação do lançamento fiscal)
Por isso acabaria duplicando se implementar de forma literal o que está na CAT.
Na verdade, se o NF possuir vários CFOPs, já é criado vários registro C190 para ela, pois o C190 é a combinação de CST, CFOP e Alíquota, e os ajustes já filhos do C190, então você poderá ter N ajustes para o mesmo C190, respeitando a chave do registro C197 (ajuste).
Att.
Leandro
Isso, é na descrição mesmo.
mas no caso de uma nota possuir vários CFOPs deve ser quebrado em mais de um lançamento.
Isto que eu entendi, e não é aceito pela estrutura do EFD.
Gustavo, eu não entendo assim, lá fala de informar o CFOP no campo descrição do registro de ajuste e não no campo código do item.
Att.
Leandro
Boa tarde Pessoal,
No parágrafo:
5.2 Na ausência de preenchimento do campo VL_ICMS ou de informação no campo DESCR_COMPL_AJ do registro C197, com CFOP informado em um registro C190, ou na falta de entrega do registro C197, o valor da coluna Isentas/Não tributadas resultará da apuração:
Valor da coluna Isentas/Não tributadas (CFOP) = função1 (CFOP) + função2 (CFOP), sendo que:
função1 (CFOP) é o valor calculado, para um determinado CFOP informado nos registros C190, correspondente a VL_OPR – VL_BC_ICMS – VL_ICMS_ST – VL_RED_BC – VL_IPI calculado a partir dos registros C190 com CST 30 (Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária), 40 (Isenta) ou 41 (Não tributada);
função2 (CFOP) corresponde à soma de todos os campos VL_RED_BC para um determinado CFOP informado nos registros C190;
Quer dizer “na Falta da entrega do C197 , o valor da coluna Isentas/Não tributadas resultará da apuração’.
Mas que coluna é essa a que se refere a CAT ???? Esta na EFD (onde – eu não encontrei) ou em outra Obrigação Acessória que ainda seja obrigatória ???
Alguém sabe o motivo que a SEFAZ de SP passou a exigir esses valores?
–
Se a empresa não gerar o C197 com esses valores, a própria SEFAZ calculará isso?
–
Ela calculará “internamente” ou vão criar alguma “funcionalidade” no próprio validador para tal?
Aurora, bom dia!
As colunas citadas, são dos livros fiscais, conforme o a linha:
“5. Para o cumprimento do disposto nos artigos 214 e 215 do RICMS, o código de ajuste SP90090104, no registro C197/D197”
Att.
Leandro
Olá Pessoal! Alguém conseguiu enviar o arquivo? validador dá erro de código inválido para os códigos de ajuste.
Isso mesmo…
Acontece é muita coisa no dia-a-dia.
Att.
Leandro
Nossa Leandro é verdade kkkk…gente…sabe o que é, é que estamos usando a base de homolog que está atualizada só até Maio/18, dai só depois de tudo feito em homolog que passamos pra produção…que coisa!
As vezes uma pessoa de fora consegue enxergar o que vários envolvidos não visualizam não é mesmo?
Nossa muito obrigada mesmo, estávamos achando que o validador não estava preparado.
Então se fizermos no mês 07 vai dar certo 🙂
Grata, muito grata por sua ajuda viu 😉
Tenha um ótimo dia!
Eleika,
Os códigos são válidos a partir de 07/2018, o seu exemplo é de 05/2018. Só poderá utilizar os novos ajustes na competência 07/2018 em diante.
Att.
Leandro
Sim as tabelas estão atualizadas. O erro que dá é o seguinte:
Registro C197: COD_AJ Código Inválido – utilizar código da tabela de Códigos de Ajuste/benefício/Incentivo provenientes de Documentos Fiscais da UF do Informante.
Um exemplo de uma nota no meu arquivo:
|C100|0|0|2-W77526|55|00|070|704965|xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx|02052018|02052018|4,92|2|0,74|0|5,66|0|0|0|0|0|0|0|0|0|0,08|0,37|0|0|
|C190|540|1202|0|4,92|0|0|0|0|0|0||
|C195|SP001|ISENTAS|
|C197|SP90090104|ISENTAS|1-726034|0|0|4,92|0|
Sim, o PVA é 2.4.4, e os registros C197 foram enviados.
Qual é o erro que ocorre pra você especificamente? Você já atualizou as tabelas?
Att.
Leandro
Bom Dia Leandro!
Nossa agora fiquei preocupada rsrsrs…a versão do PVA é a 2.4.4? Nós geramos registros C197 para cada código por produto. Você mandou os novos códigos no C197 também?
Bom dia Eleika,
Já transmitimos diversos arquivos com os códigos novos.
Normalmente.
Att.
Leandro
Pessoal pra mim a conta ainda não fecha, alguém da um help?
Diz para fazer um registro C197 somarizado de acordo com o C190, até ai ok. Porem o registro C197 traz o item neste caso fica em branco?
Pois tenho o mesmo CFOP e CST para diversos itens da NF, vou criar um único registro C197 para todos? Caso positivo qual item informo? Lembrando que se tiver dois CFOPS diferentes e deixar item em branco da erro de duplicidade da chave.
Outra situação, caso tenha que informar por item: Tenho um mesmo item 2 vezes na nota fiscal, mesma tributação porem com sequencial diferente. o PVA não aceita o registro C197 por ocorre duplicidade da chame COD ajuste e ITEM.
Mais algum com essa duvida?
No manual: C197-Campo 04 (COD_ITEM) – Preenchimento: deve ser informado se o ajuste/benefício for relacionado ao produto.
portanto entendo que o item pode ficar em branco.
Quanto ao C197 vai ser um registro para cada CFOP/CST/Aliquota.
Macgiver, boa tarde!
O item não precisa ficar em branco.
1ª Pergunta: Se você tem vários itens com o mesmo CFOP e CST, você criará vários C197 cada um com um código de produto diferente, se você tiver 3 itens nessa situação e criar 3 registros C197 um para cada item, não irá dar chave porque o item faz parte dela.
2ª Agora se você tem CFOP e CST, e o produto em vários itens da nota, aí você irá gerar um C197 para o produto que aparece em vários itens, porém com os valores agrupados, ou seja, C197 com código do produto, porém valores serão as soma de 1 ou vários itens….
Att.
Leandro
Bom dia. Alguém que já entregou o SPED de Julho, pode confirmar se o valor correspondente ao Total de Ajustes para o código SP90090104 na página do resumo de Entradas e Saídas fica zerado? Mesmo contendo valores nesses registros.
Att.
Priscila
Priscila,
Na CAT, Art.1º II item 5:
“5. Para o cumprimento do disposto nos artigos 214 e 215 do RICMS, o código de ajuste SP90090104, no registro C197/D197, será utilizado conforme segue:
DESCR_COMPL_AJ CFOP utilizado no registro C190/D190 que corresponde às colunas Isentas/Não trib. e Outras
VL_ICMS Valor da coluna Isentas/Não tributadas (RICMS, artigo 214, § 3º, 7, “a” e artigo 215, § 3º, 5, “a”)
VL_OUTROS Valor da coluna Outras (RICMS, artigo 214, § 3º, 7, “b” e artigo 215, § 3º, 5, “b”), de acordo com o CST”
Pra nós sempre que tiver valor Isento ou Não Tributadas informamos no campo VL_ICMS, somente o valor de Outros entraria na coluna VL_OUTROS.
Att.
Leandro
Leandro, tenho registros de Isentas/não tributadas e registros de Outras. Os três valores, estão sendo carregados para o campo 8-VL_OUTROS, o que justifica então o totalizador do registro estar zerado no resumo de Entradas/Saídas. Eu não consigo entender, em que momento eu informaria o valor de Isentas/não tributadas, no campo 7 – VL_ICMS. Você teve essa situação? Como foi o entedimento do seu programa para carregar o valor de Base Isentas e Base Reduzida para o campo 7 – VL_ICMS? Obrigada.
Att.
Priscila
Bom dia Priscila,
O valor só irá aparacer zerado se o seu sistema estiver informando o valor no campo 8-VL_OUTROS, porém você tem que verificar, pois a CAT específica exatamente quais valores deverá ser levado em cada campo do registro C197.
Att.
Leandro
Bom dia!
Galera,
Estou em uma implantação do módulo de EFD ICMS/IPI e com um problema que não consigo solucionar.
Gerei o arquivo com o registro C197 usando os códigos descritos na portaria, porém o PVA está recusando os códigos.
Verifiquei que aqui no cliente que estou, a tabela 5.3 do PVA (v2.4.4) não tem estes dois códigos.
Executei a atualização das tabelas do PVA, porém ele finaliza dizendo que as tabelas já estão atualizadas e mesmo assim os códigos não constam na tabela.
O que devo fazer?
Consegui, na verdade era falha de conexão do PVA com o ambiente nacional do SPED.
Não conectava para atualizar a tabela e retornava mensagem de atualização efetuado com sucesso!
Obrigado Claudinei por tentar me ajudar!
Já fiz isso, antes de recorrer ao portal! ;-(
faz o seguinte então, entra no PVA, e faça uma digitação manual mesmo, veja se voce consegue, eu ja vi que existe sim a tabela, os codigos mencionados
Não existem, já procurei.
A impressão que tenho que a tabela está desatualizada, porém o PVA retorna que a tabela está atualizada.
Vou tentar desinstalar o validador e instalar novamente.
Boa Tarde, os codigos contante da portaria cata, existe dentro do PVA, voce pode confirmar.