FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasErro J150 – Recuperação saldo saldo inicial
Marco Antonio Caetano perguntou há 3 anos

Olá pessoal, 
Estou com erro no registro J150, ao fazer a recuperação da ECD anterior o sistema aponta erro de saldo inicial, ele indica que o saldo inicial não pode ser 0 e no campo de valor esperado indica o saldo da conta do exercício anterior antes do encerramento.
Estou fazendo a ECD de uma empresa do lucro real e uma do lucro presumido, e me é apontado o mesmo erro.

Desde já, obrigado.

Gisleise Staff respondeu há 3 anos

Marco,

Há uma regra de validação REGRA_VALIDA_SALDO_INI_DRE que verifica se se o saldo final da linha do período imediatamente anterior – J150.VL_CTA_INI (Campo 08) – é igual ao saldo final recuperado no registro C650 – C650.VL_CTA_FIN (Campo 06), considerando o indicador de saldo (D = Devedor ou C = Credor), para um mesmo código de aglutinação (código de aglutinação do período imediatamente anterior igual ao código de aglutinação do período atual). Se a regra não for cumprida, o PGE do Sped Contábil gera um erro.
Assim, sugiro que abra o arquivo e verifique os saldos das contas da J150 e os valores gerados no C650 recuperados do período anterior.