Boa tarde,
Trabalho numa cooperativa, onde o Ato Cooperado não tem incidência de IRPJ e CSLL, portanto no campo M300 e M350, lanço o valor das exclusões da Base de Cálculo no campo 111 “Resultados não tributáveis de sociedades cooperativas”, onde este valor não tem amarração com um lançamento contábil, pois fazemos os cálculos de forma extra-contábil. Ao preencher o campo 111 , aparece o seguinte erro na validação da ECF:
“A exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta contábil somente.”
Alguém poderia me ajudar?
ola estou com problema na linha 101 variação cambial ativa – a qual inseri os valores de exclusão de variação cambial porem na validação esta me acusando 24 erros “a exclusão do lucro real desta linha deve ter relacionamento com a conta da parte B somente ou com conta contábil da Parte B” o que devo fazer? alguém pode me ajudar. eu ate criei uma conta na parte b mês a mês para corrigir e zerar essa questão mas continua dando erro. alguém pode me ajudar a resolver tal questão.
Ana Paula,
Além de criar a conta na Parte B, você deve vincular essa conta criada com a exclusão na Parte A.
Deve também informar na Parte B o valor que está sendo utilizado (no campo “Lançamento”), deixando a natureza (se é débito ou crédito) como crédito, no caso de exclusão…
Roberson, por nada. Fico feliz em ajudar. Bom trabalho!
Jéssica, muuuuito obrigado pela ajuda e atenção, alterei o lançamento para a linha 167.01 e coloquei no histórico que correspondia ao Ato Cooperativo e o programa validou. Estou até aliviado e te agradeço novamente. Um ótimo dia pra vc.
Roberson, também trabalho em cooperativa e tive a mesma situação que você. Tentei o Fale Conosco da Receita, mas a resposta não ajudou em nada na solução do problema . Tem outros posts aqui sobre o tema, mas ninguém encontrou uma resolução. Acreditei que seria uma falha no validador e que a Receita corrigiria numa nova versão, mas isso não aconteceu. A solução “quebra-galho” que encontrei foi fazer o lançamento na linha 167.01 ao invés da 111.