FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasErro SPED I155; I157 e C155
RAFAEL IGNACIO perguntou há 3 anos

Estou tentando validar um arquivo e me apresentou o seguinte erro: A conta /Centro de custo … existe no primeiro mes da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial é diferente o saldo recuperado da escrituração anterior no registro C155.

O erro apresenta que meu saldo é 0, mas os valores estão colocados corretamente no PVA, tanto no saldo inicial quanto na escrituração anterior.
O conteúdo do campo e o valor esperado estão exatamente o mesmo, não me restando nenhuma outra opção para providenciar a alteração. 
 Tenho 11 erros iguais, porém, foram relacionadas 205 saldos iniciais. não fazendo sentido apresentar apenas os 11 erros.

ariovaldo lopes de menezes respondeu há 3 anos

Eu colocaria a situação abaixo como uma tericeira possibilidade:
Recuperei uma ECD do contador anterior do periodo de 01/01 a 28/02/2021.
Fiz abertura dos saldos e fiz o de para com o I157 e os saldos finais da ecd anterior e os saldos do meu periodo 01/03 a31/12/2021.
Ocorre que na validação ocorre o 02 erros na mes linhaPosição
1-“No BP o valor do saldo incial do ultimo nivel do Ativo deve ser = ao vr saldo inicial do ultimo nivel do P e PL.”
Ariovaldo
11 957133123

Gisleise Staff respondeu há 3 anos

Rafael,

É importante verificar pois esse erro normalmente é inconsistência entre a conta da ECD atual com a ECD Anterio.

Esse erro acontece após a recuperação da ECD do período anterior, quando existir uma conta contábil com saldo final maior que zero no período anterior, e essa mesma conta não existir na ECD do período atual. Normalmente, na demonstração do erro aparece o número de identificação da conta.

A seguir listo mais duas possibilidade que podem gerar essa situação:

I) Houve alteração no plano de contas;
II) Houve mudança na forma de identificação do plano de contas (Por Código, Classificação ou Classificação sem pontos);