FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasErros de Códigos de Aglutinação e Códigos de Aglutinação de Nível Superior (J100/J150)
Cláudio Miguel Müller perguntou há 6 anos

Olá,
baixei a versão 6.0.2 e existem muitos erros de códigos de aglutinação e códigos de aglutinação de nível superior.
Sou da TI e não consigo entender o que eles querem.
Alguém sabe de algo?

O código de aglutinação de uma linha de detalhe da demonstração contábil deve ser informado em pelo menos um registro I052.

Não existe nenhum registro na demonstração com código de aglutinação igual ao código de aglutinação superior sendo validado.

Somente código de aglutinação de linha totalizadora pode ser código de aglutinação de nível superior.

Cláudio Miguel Müller respondeu há 6 anos

Eu sou o programador do sistema interno. Não sou expert em contabilidade, mais tava tudo certo até ano passado.

Sérgio Reny dos Santos respondeu há 6 anos

Olá Claudio, Se o seu Sped esta com os registros J100- Balanço Patrimonial e J150- Demonstração de Resultado, se faz a necessidade de gerar os aglutinadores, que são a composição de contas contábeis para mostrar um resultado desses registros. Eu trabalho com o sistema ERP Gestão Empresarial Sapiens, qual o seu ERP?

11 Respostas

Se eu coloco os códigos de aglutinação de nível superior eles dizem que não foram no I052, se eu coloco no I052 ele diz que não pode.

O código de aglutinação de nível superior que informo em J100/J150, deve constar em que registro? No I050 ele está.

Cláudio, o registro I050 e o seu plano de contas contábil.
O registro I052 são os aglutinadores que pelo que percebo não deve existir ai com você.
A sua empresa vai enviar com o J100 e J150? Se NÃO for desmarque na geração esse registro.
Se SIM, tem de ver em seu ERP onde se gera os aglutinadores, que na visão do contador ele pode gerar por exemplo o BALANÇO PATRIMONIAL assim.
Agl-1 ATIVO – Conta Contábil 10.
Agl-2    ATIVO CIRCULANTE – Conta Contábil 20+25
Agl-3       DISPONIVEL – Conta Contábil 50+60+9+120
Agl-4            CRÉDITOS OPERACIONAIS – Conta Contábil 150+190+200+250
Os aglutinadores são bem parecidos com o plano de contas, segue uma hierarquia, onde a diferença e que ele pode ter uma só conta contábil ou varias contas.
Qual o seu ERP?

Cordeiro, como esta a arvore hierárquica da sua DRE e BP? Exemplo.
Agl-1 ATIVO – Conta Contábil 10.
Agl-2 ATIVO CIRCULANTE – Conta Contábil 20+25
Agl-3 DISPONIVEL – Conta Contábil 50+60+9+120
Agl-4 CRÉDITOS OPERACIONAIS – Conta Contábil 150+190+200+250

cordeiro respondeu há 6 anos

BOM DIA,

SERGIO, ESTOU COM PROBLEMA NA ENTREGA ECD J150 ESSAS AGLUTINADORES, COMO FAÇO PRA RESOLVER ISSO, POR QUE NA VERDADE ESTOU BOIANDO…

Ajudou bastante, obrigado. Descobri um erro bobo e já diminuiu em muito os erros.

Camila Barreto respondeu há 6 anos

Pessoal, ainda estou com o mesmo problema, já na versão 6.0.4… alguem viu alguma alternativa?

Pessoal, ainda estou com o mesmo problema, já na versão 6.0.4… alguem viu alguma alternativa?

Olá Sérgio, o meu é o Rodopar. Acabei de conseguir. No meu caso o cadastro dos aglutinadores no plano de contas estava errado. A lógica é a seguinte: para as contas analíticas, o aglutinador será o código da conta sintética – ex.: conta 2.1.1.01.001 – aglutinador 21101. Até aí ok. Os erros no meu caso eram por que considerei a mesma lógica para as contas sintéticas, que neste caso, deverão ter como aglutinador o código delas mesmas. Ex.: conta 211 – aglutinador: 211 (haviamos cadastrado por aqui 21, por exemplo). Isso resolveu por aqui.

Bom dia Camila!
Também continuo no mesmo problema, não sei se seja no meu sistema não atendendo o layout ou se seja o PVA. quando eu emito no leyout 6.0 valida, mas nesse e só problema. O meu sistema e o SENIOR ERP qual o seu?

respondeu há 6 anos

bom dia!
alguém conseguiu solucionar??
estou com esse erro também…
O valor do saldo (VL_CTA) informado na linha de detalhe da Demonstração de resultado (J150.IND_COD_AGL=”D”) é diferente do resultado calculado com base nos registros de saldos periódicos (I155) e de saldos das contas de resultado (I355) na mesma data.

Pessoal eu resolvi o meu da seguinte forma, meu ERP e Senior.
No cadastro das visões contábeis onde monto a DRE e BP as contas principais do grupo tive de alterar no parâmetro para ser TOTALIZADORA, com isso as subordinadas somaram para ela e fechou.
Faz o seguinte, cria um BP no mesmo nível só ATIVO e PASSIVO ambas com as contas contábeis, gera o Sped e manda validar, vocês vão sacar, dai e só indo incrementar o que mais queiram mostrar, quem quiser tirar a duvida me manda um email que mostro via acesso remoto a vocês.
[email protected]

Prezados colegas, acabei de resolver por aqui. No meu caso, o cadastro dos aglutinadores no plano de contas estava errado. A lógica é a seguinte: para as contas analíticas, o aglutinador será o código da conta sintética – ex.: conta 2.1.1.01.001 – aglutinador 21101. Até aí ok. Os erros no meu caso eram por que considerei a mesma lógica para as contas sintéticas, que neste caso, deverão ter como aglutinador o código delas mesmas. Ex.: conta 211 – aglutinador: 211 (haviamos cadastrado por aqui 21, por exemplo). Vejam exemplo abaixo:
1 – Ativo – aglutinador: 1
1.1 Ativo Circulante – aglutinador: 11
1.1.1 Caixa e Equivalentes – aglutinador: 111
1.1.1.01 Caixa geral – aglutinador: 11101
1.1.1.01.001 Caixa geral (conta analítica) – aglutinador: 11101

Espero ter ajudado.
Camila Barreto

Claudinei Rogério Kostik respondeu há 6 anos

Camila bom dia! E qual a lógica para a DRE (J150?) Código da aglutinação na linha X Código de aglutinação de nível superior… na versão 6 era validada normalmente. Segui as orientações acima e não funcionou.

Ivea Carolina Coelho respondeu há 6 anos

Colegas, consegui resolver o problema.

Segue abaixo a estrutura que montei para atender a ordem da estrutura corretamente:

3.1 – RECEITA LÍQUIDA – T – NÍVEL 1 
3.1.1 – Receita líquida – D – Nível 2 – Conta superior 3.1
3.2 – CUSTO DAS VENDAS – T – NÍVEL 1
3.2.1 – Custo das vendas – D – Nível 2 – Conta superior 3.2
3.3 – LUCRO BRUTO – T – NÍVEL 1
3.4 – DESPESAS E RECEITAS OPERACIONAIS – T – NÍVEL 1
3.4.1 – Despesas com vendas – D – Nível 2 – Conta superior 3.4
3.4.2 – Despesas administrativas – D – Nível 2 – Conta superior 3.4
3.4.3 – Outras receitas – D – Nível 2 – Conta superior 3.4
3.4.4 – Outras despesas – D – Nível 2 – Conta superior 3.4
3.5 – RESULTADO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO E IMPOSTOS – T – NÍVEL 1
3.6 – RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO – T – NÍVEL 1
3.6.1 – Receitas financeiras – D – Nível 2 – Conta superior 3.6
3.6.2 – Despesas financeiras – D – Nível 2 – Conta superior 3.6
3.7 – RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL – T – NÍVEL 1
3.8 – PROVISÃO DE IMPOSTOS – T – NÍVEL 1
3.8.1 – Imposto de renda e contribuição social correntes – D – Nível 2 – Conta superior 3.8
3.8.2 – Imposto de renda e contribuição social diferidos – D – Nível 2 – Conta superior 3.8
3.9 – RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO – T – NÍVEL 1

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Boa a dica da Ivea, outro ponto e como o seu ERP faz essa identificação, o que eu trabalho o SENIOR, as contas superiores tem de esta no parâmetro interno como TOTALIZADORA, quando alterei resolveu, a outra questão e a hierarquia das contas, o meu eu tenho de montar e se colocar uma fora da esse erro.

TIAGO HENRIQUE FERNANDES DE JESUS respondeu há 6 anos

Pessoal boa tarde,
Tenho a conta no ECD “APURAÇÃO DO EXERCICIO” no J150 o programa deu o seguinte erro “O código de aglutinação de uma linha da demonstração contábil deve ser informado em pelo menos um I052 ”
Ai que ta o problema se ele me pedi o I052 eu também teria que informar o I051 (conta referencial) .No entanto a  conta é APURAÇÃO DO RESULTADO é uma conta que não tem referencial. Se puder me ajudar agradeço

|I050|31122018|09|A|6|3.5.1.01.01.0001|3.5.1.01.01.0000|ApuraÇÃo De Resultado|
|J150|3.5.1.01.01.0001|D|6|3.5.1.01.01.0000|ApuraÇÃo De Resultado|1000,00|D|D||

Ivea Carolina Coelho respondeu há 6 anos

Thiago, a conta de apuração do exercício você irá classificar como outras e não vai referenciar e aglutinar. 
Na DRE você irá considera-la como uma conta totalizadora, e não de detalhe.