FórumeSocial do ponto de vista de uma Analista de Suporte Técnico
Sandra Santos perguntou há 7 anos

Sabe aquela telinha de manutenções para o eSocial que “brota” na sua frente todo o dia quando acessa seu Sistema Gerenciador de Recursos Humanos? Bem, essa telinha é para você caro usuário, efetuar todas as alterações/atualizações necessárias com tempo, sem pressa e, é justamente por esse motivo que ela está aí no seu sistema há quase 4 (quatro) anos disponível.
Ah, mas falta muito tempo pra isso, né? O eSocial não vai vingar! Nunca que vão conseguir dar conta de todas as informações dos milhões de trabalhadores! Vai ser mais um projeto que cai no esquecimento! E se “isso” sair vai ser daqui uns 20 anos! Era assim que pensavam, não era?
Exatamente meu caro, demorou mesmo, desde o Decreto publicado, lá se foram quase 4 anos, mas infelizmente ou felizmente o dia chegou! E ainda tivemos muitos que nos disseram assim:
– “A fulano (Analista de Suporte), mas você viu que vai ser só para as Grandes Empresas, imagina, faturamento acima de 78.000.000,00 (setenta e oito milhões), nunquinha que minha empresa vai precisar entregar esse “trem”!”.
Pois bem, já estamos nos últimos dias da terceira fase da entrega das Grandes Empresas e sabe de uma notícia caro usuário? Em Julho agora, veja bem, Julho de 2018, há menos de 2 meses as Demais Empresas estarão obrigadas a entrega do eSocial.
Agora me diga, no grupo das Demais Empresas, sua empresa e/ou as empresas que você é responsável como Contador e/ou Profissional de RH estarão na obrigatoriedade, veja bem, isso independente do faturamento dessa empresa, acredita?
Bem esse texto foi escrito como um sinal de alerta para você profissional da área de recursos humanos, que está deixando para os últimos dias e resolveu que não daria a devida importância para a atualização/manutenção dos seus cadastros, avaliação de suas rotinas e qualificação de todos os empregados, pois afinal esse “eSocial” aí não vai validar nada!
Quer realmente saber a verdade? Vou lhe contar algumas das rejeições que encontramos pelo “caminho” no momento de obter o retorno do eSocial com aquela valiosa notícia, arquivo validado com Sucesso.
Sabe aquele município que o empregado tem informado no campo Naturalidade e no seu Endereço atual? Pois bem, o xml não valida com sucesso se não constar no cadastro dele o Código do IBGE, acredita?
Ainda falando de endereço, sabe aquele endereço do empregado sem a informação do CEP? Acredito que não tenha essa situação aí nos seus cadastros, mas caso tenha, saiba que o eSocial valida esse CEP e o mesmo precisa estar de acordo com a base de dados do Correio, pense bem, ainda bem que os seus estão todos corretos, né?
Sua empresa tem empregados com nacionalidade ESTRANGEIRA? E você sabe qual foi à data de chegada desses empregados no Brasil? O eSocial vai querer saber!
Seus empregados têm dependentes de IRRF? Veja bem, o eSocial quer saber o CPF de todos esses dependente com mais de 8 anos, já ajustou?
Mais uma, sabe aqueles empregados que possuem afastamento cadastrado? Acredita que precisa ter a informação do médico, inclusive com seu CRM e UF de expedição.
Veja bem usuário, não deixe para o último dia não, pois realmente esse eSocial que para muitos é considerado uma “MERDA”, ele chegou, e infelizmente é uma OBRIGAÇÃO que está tirando o SONO de muita gente. Não temos como FUGIR mais, então aceite e mãos a obra, o trabalho é grande, o tempo ruge (e a Sapucaí é grande), como dizia o ator José Wilker há tempos atrás.
Sandra Santos, Maio de 2018.