FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasExportação direta não efetivada
Emilene Cristina Themóteo perguntou há 6 anos

Alguém já teve alguma exportação direta que não foi efetivada por sinistro? tivemos um caso onde a mercadoria pegou fogo em território brasileiro, dessa forma não exportando, nosso advogado não é muito claro sobre o que devemos fazer, nos solicitou a emissão de uma nota complementar com os devidos impostos, porém não deixou certo o recolhimento do pis/cofins. 

1 Respostas
Claudinei Cruz respondeu há 6 anos

Boa Tarde Emilene, nesse caso, você deve pagar todos os impostos como se fosse uma venda no mercado interno, não ha de se falar em emissão de mais uma nota.

Claudinei Cruz respondeu há 6 anos

Boa tarde, nesse caso você deve considerar como se fosse uma venda interna, automaticamente o valor do produto seria majorado., use o mesmo conceito como se fosse vender a mercadoria no mercado interno.
OBS: eu já tive esse caso aqui na empresa onde trabalho
[email protected]

Emilene Cristina Themóteo respondeu há 6 anos

Que bom, chegamos no mesmo conceito, também achei que estava errado, até porque a sefaz não autoriza uma nota complementar de ICMS de uma cst 041, só mais uma dúvida, o valor do meu produto é 14.895,34, para o recolhimento dos impostos, eu faço sobre esse valor, ou imbuto os impostos por dentro, neste caso o valor mudaria para 20.474,69, já que tenho uma carga tributaria de 18% icms, 1,65% pis e 7,60% de cofins. Obrigada