FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasGrupo Empresarial – eSocial evento S-1020 (Lotações)
Pedro Abel Alves da Cruz perguntou há 8 anos

Prezados colegas,
Com relação ao evento S-1020, Gostaria de discutir uma situação que tenho onde trabalho (possivelmente outros tenham a mesma dúvida):
Qual seria o procedimento adequado para um grupo empresarial onde existam empregados que, apesar de registrados em uma empresa prestam serviços ou desempenham atividades em proveito de outras empresas do grupo? Por ex.: os auditores internos, que são registrados na holding, mas atendem e rotineiramente visitam as outras empresas do grupo, inclusive localizadas em outras plantas e com “negócios” diferentes.
Conforme o Manual, no caso de prestação de serviços eu deveria cadastrar 1 (uma) Lotação “para cada tomador”, mas esse não é nosso caso, pois as empresas do grupo não possuem prestação de serviços entre si, mas sim um “Contrato de Rateio de Custos” entre si,  para suportar a Contabilidade Fiscal (critério de rateio é mediante “timesheet” por profissional/área), e, não vejo na “Tabela 10 – Tipos de Lotação Tributária” uma classificação adequada para o registro de lotações desse tipo.
Me parece mais adequado, então, sempre utilizar para os auditores a lotação do tipo 01, da holding (onde os auditores estão registrados), considerando, assim, que as atividades desses profissionais estão dentro das atividades englobadas pela lotação principal da holding.
Alguém teria uma ideia diferente? Agradeço muito qualquer comentário.
Pedro

1 Respostas
Paulo Carlos D´Amore respondeu há 8 anos

Os serviços prestados por estes Auditores nas demais empresas (onde não estão registrados) são faturados pela Holding para elas, baseada em apontamentos de horas trabalhadas, contratos, etc… ?

Pedro Abel Alves da Cruz respondeu há 8 anos

Na verdade não há faturamento e sim reembolso de despesas.
As empresas do grupo possuem um contrato de rateio entre si (com base na SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIA COSIT Nº 23, DE 23 DE SETEMBRO DE 2013).
O contrato prevê o rateio por horas dos profissionais.