Livro de Apuração de ICMS-ST – Crédito em remessa?

FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasLivro de Apuração de ICMS-ST – Crédito em remessa?
Foto de perfil de Marcos AmorimMarcos Amorim perguntado 4 anos

Boa tarde pessoas,
Estou com uma dúvida referente ao SPED fiscal (ICMS/IPI), tivemos um problema com um cliente nosso, e devido a este problema, acabou gerando uma certa dúvida em gerar o registro E200.
De acordo com N Clientes nossos, ao efetuar uma compra e mesma possui ICMS-ST, o mesmo não deve ser considerado no livro, visto que você não tem o direto a crédito disso. Até aí tudo bem, a nossa dúvida é referente as remessas, se as mesmas devem ser consideradas no livro, casos exista algum valor de ICMS-ST nas remessas.
Por exemplo só é feito uma compra a ordem (triangulação), ficamos na dúvida se devemos considerar este valor de ICMS-ST, eu acredito que não afinal é uma compra como outra qualquer, diferença é que temos a nota de compra e de remessa, então não devemos considera.
Se temos uma remessa de terceiros, na minha visão também não devemos considerar.
Gostaria de alguém me explicando melhor se tenho ou não que considerar as remessas, no livro de apuração do ICMS-ST (E200).
 
Desde já agradeço a ajuda.

3 respostas
Foto de perfil de VIVIANE CZKVIVIANE CZK respondido 4 anos

Ficou confusa a tua pergunta.
Quando questiona se deve considerar o ICMS ST vc quer dizer lançar em campo próprio? Ou quis dizer não lançar estas NFS de remessa no Sped?
 

Foto de perfil de Marcos AmorimMarcos Amorim respondido a 4 anos

Na verdade é a duvida se devo considerar o crédito das notas de compra e remessa, caso exista ICMS-ST informado nestas entradas.

Eu acredito que não. Mais como não sou fiscal, não teno certeza referente a isso. Compra tenho praticamente certeza que não, as minha duvidas é mais nas remessas.

Obrigado desde já Viviane

Foto de perfil de Marcos AmorimMarcos Amorim respondido 4 anos

Acho que encontrei, neste enderço tem um documento word, falando sobre isso.
 
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjFuIXPnq_WAhXCkJAKHbB4ByMQFghDMAY&url=https%3A%2F%2Fsitecontabil.com.br%2Fconsultas%2Ficms_st.doc&usg=AFQjCNGyBXy7b_-QMwLwQiIkg_LJxFSJww
 
no item 19, ele fala sobre as remessas, e pelo que vi não tem crédito, acredito que seja isso não é?

Foto de perfil de VIVIANE CZKVIVIANE CZK respondido 4 anos

Vc não se credita de ICMS de NFS que vieram com ICMS ST. Pra nenhum tipo de natureza de operação. VC não pode se creditar de um imposto que se refere a um DÉBITO de ICMS que foi antecipado, entendeu?