Minuta do Manual do ECF 2019

FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasMinuta do Manual do ECF 2019
Foto de perfil de GisleiseGisleise Staff perguntado 2 semanas

Olá Pessoal,
 
Acaba de ser disponibilizado a minuta da ECF. Esta minuta nos ajuda a prever o que vem em 2019 a sua publicação acontecerá no final de Dezembro.
 
Assim sugiro a leitura, pois temos algumas alterações importante que antecipo aqui:
 

  1. Novos Eventos: K935

Registro K935: Justificativa para Divergência de Saldos Contábeis das Contas de Resultado Recuperados da ECD:  Registro onde devem ser apresentadas as justificativas dos erros ocorridos no K355 (contas de resultado). Com a devida justificativa apresentada, o erro se torna aviso, permitindo a entrega da ECF.
Registro K915: Justificativa para Divergência de Saldos Contábeis das Contas Patrimoniais Recuperados da ECD: Registro onde devem ser apresentadas as justificativas dos erros ocorridos no K155 (contas patrimoniais). Com a devida justificativa apresentada, o erro se torna aviso, permitindo a entrega da ECF.
Registro X357: Investidoras Diretas: informar as investidoras diretas das participações informadas no registro X340
 
2. Alterações das Tabelas Dinâmicas
3. Criação do Plano de Contas Padrão para Parte B – M010
 
http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/2890
 
Bom estudo!
 
 

 

3 respostas
Foto de perfil de Thiago de Melo AntunesThiago de Melo Antunes respondido 1 semana

Prezados, bom dia!
Pelo que observei dos registros K915 e K935 estes são obrigatórios, para justificar erros dos registros “pai”. Entendo que são formas de entregar as informações erradas, apenas justificando as mesmas. Está correto o meu entendimento?

Outra questão é se não enviar tais registros os erros em seus registros pai permanecerão e com isso precisarão ser corrigidos. É isso?

Sobre o plano de contas padrão da Parte B eu não encontrei nenhuma orientação mais específica quanto ao caso. Poderiam ajudar a elucidar esta questão?

Thiago

Foto de perfil de Thiago de Melo AntunesThiago de Melo Antunes respondido a 1 semana

Obrigado pelo retorno, Gisleise. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Foto de perfil de GisleiseGisleise Staff respondido a 1 semana

Olá Thiago,

O seu entendimento está correto. Este novo formato permite o fisco armazenar os saldos transportados e as possiveis edições e justificativas.

Em relação ao plano – virá como tabela padrão com o PGE, ainda não inserida no manual, mas já destacada no registro Registro M010: Identificação da Conta na Parte B do e-Lalur e do e-Lacs – código – 5.

Foto de perfil de GisleiseGisleise Staff respondido 1 semana

Thiago,
 
E este capitulo já tem data prevista…. ultima semana de Dezembro de presente de Natal e Ano Novo estudando novo leiaute… mas vamos que vamos que 2019 tá ai.

Foto de perfil de GisleiseGisleise Staff respondido 1 semana

Thiago,
 
E este capitulo já tem data prevista…. ultima semana de Dezembro de presente de Natal e Ano Novo estudando novo leiaute… mas vamos que vamos que 2019 tá ai.