Novas funcionalidades da DCTFWEB

FórumCategoria: Notas TécnicasNovas funcionalidades da DCTFWEB
Foto de perfil de GisleiseGisleise Staff perguntado 3 semanas

Olá Pessoal,
Para quem não lembra ou ainda não utilizou a DCTFWEB com a PERDCOMP, quando havia um compensação e deseja utilizá-la na DCTFWEB você obrigatoriamente deveria retificá-la para inserir esta informação manualmente.
Na sexta-feira (23/10) a RFB liberou uma funcionalidade de Abater os valores compensados por meio da DComp, sem a necessidade de retificação. É semelhante à funcionalidade Abater pagamentos anteriores, ou seja, também tem o objetivo de facilitar a emissão do DARF.
Já a função de Importar da RFB, permite o preenchimento automático dos dados da DComp, APENAS para os casos de retificação da DCTFWeb. A função fica disponível em declarações retificadoras na situação “Em andamento”, ou seja, que não tenham sido transmitidas, podendo ser utilizada para vincular créditos de compensação, no menu “Créditos Vinculáveis > Créditos > Compensação”.
O objetivo das duas novas funcionalidades  é promovem significativa simplificação no preenchimento da DCTFWeb, principalmente para as empresas que possuem elevado número de Declarações de Compensação transmitidas no PERDCOMP Web.
A busca das informações diretamente no banco de dados da Receita Federal, além de facilitar o preenchimento da declaração, previne a ocorrência de erros de digitação e inconsistências entre os dados declarados na DCTFWeb e no PERDCOMP Web.
Agora, vamos testar e compartilha aqui se achar alguma inconsistências.
 
fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/receita-facilita-preenchimento-da-dctfweb-e-promove-maior-simplificacao-tributaria