Pessoal!
Apesar de termos tido uma prorrogação do prazo de entrada em produção da NF3-e, o Estado do Maranhão e Santa Catarina, já sairam na frente e emitiram as primeiras NF3-e.
02/02/2022
Primeira nota fiscal eletrônica de energia elétrica é emitida em Santa Catarina
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) recebeu nesta terça-feira (1º/2), em sua base de dados, a sua primeira Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica (NF3e). O documento foi emitido por uma distribuidora de energia elétrica do Sul do Estado e representa a entrada do faturamento de energia elétrica na era digital.
“A NF3e trará um excelente avanço para as partes envolvidas pois, além de trazer maior segurança entre as operações e controle em tempo real, também será possível uma redução dos custos de arquivamento, eliminação do uso de papel e pesquisas feitas de uma forma mais rápida e precisa”, destaca a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels.
Assim como outros Estados, Santa Catarina flexibilizou o prazo final, que terminaria no dia 1º de fevereiro, para que as empresas iniciem a utilização do documento eletrônico no faturamento de energia elétrica.
Fonte: Site da SEF-SC
Outra UF: No Estado do Maranhão
31/01/2022
Autorizada a primeira NF3e em ambiente de Produção no MARANHÃO
A primeira NF3e foi autorizada para uma empresa do Maranhão e recebeu a chave de acesso 21220106272793000184660000022356731025317604 no dia 23/01/2022 com protocolo de resposta 3212200000000007.
NF3-e no Estado de Goiás:
A partir deste mês os consumidores de energia elétrica em Goiás, e em vários outros Estados, devem receber a conta de luz com uma novidade: a inclusão da NF3e (Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica) 📲. A Secretaria da Economia de Goiás, por meio da Superintendência de Informações Fiscais (SIF), já está operando com o novo documento.
🗣 “Na prática, o consumidor receberá o boleto de energia com algumas alterações. A mais importante é o QR code na parte superior da conta, por meio do qual ele poderá consultar a regularidade fiscal da operação no site da Economia”, explica o gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Luciano Pessoa.
Essas informações foram incluídas na conta para dar mais segurança e transparência ao processo de emissão da nota fiscal, inclusive, nos dados transmitidos à Receita Estadual em tempo real. Para as empresas, a nova regra permite melhoria e otimização no fluxo de informações com a redução no custo de mão de obra, e simplificação das obrigações acessórias. E para o Estado, a principal vantagem é a otimização do controle fiscal, além do intercâmbio e compartilhamento de informações. 👏
Em Goiás, 22 empresas – entre distribuidoras e permissionárias de energia elétrica – já começaram a emissão da conta das faturas com a NF3e. Além da transparência, entre outras possibilidades, a mudança permitirá também o pagamento da conta via Pix, por meio de um QR code na parte inferior da conta. Dos 27 estados brasileiros, 19 obrigatoriamente deverão emitir o novo documento a partir deste mês. No restante, a medida foi prorrogada e valerá a partir de setembro deste ano. ✅
Saiba mais em nosso site ➡️ https://www.economia.go.gov.br/…/7969-nf3e-nota-fiscal-elet…
Site da NF3-e:
https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nf3e