fonte: fisco-rs – afisvec
Posted on 26 de julho de 2017 by Rodrigo Cassol
Seguindo a tendência de ampliação do uso de documentos eletrônicos, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul está desenvolvendo, em parceria com outros Fiscos estaduais, mais uma inovação na área. Trata-se do projeto de emissão de duplicatas eletrônicas (D-e), debatido no 61º Encat – Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, realizado em Tocantins no início do mês.
A iniciativa visa proporcionar agilidade e segurança ao processo de emissão de duplicatas e seu relacionamento com os diversos documentos eletrônicos existentes (NF-e, CT-e, MDF-e, entre outros), permitindo a massificação do procedimento. Assim, as operações poderão ter sua idoneidade validada e certificada em larga escala.
“Estamos nos reunindo com algumas entidades e estreitando relacionamentos para avançar o projeto. Ainda há importantes ações a serem realizadas, como o aperfeiçoamento do modelo, a definição do valor do serviço e a aprovação da legislação”, destaca Dimitri Munari Domingos, auditor-fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul e um dos coordenadores do projeto.
Benefícios esperados
- Transparência e segurança para os envolvidos nas operações;
- Redução de demandas no judiciário;
- Redução de riscos e consequente redução das taxas;
- Agilidade na concessão do crédito para as empresas;
- Desenvolvimento de modelo para ampliação e prestação de novos serviços;
- Aperfeiçoamento dos processos de auditoria contábil para o Fisco;
- Redução da sonegação fiscal;
- Fonte de custeio e melhorias da infraestrutura de TI das Sefaz.
O que é o Encat?
O Encat é um fórum de estímulo à cooperação fiscal e ao intercâmbio de melhores práticas dos fiscos estaduais, sendo a entidade responsável pela coordenação nacional dos projetos de documentos fiscais eletrônicos no Brasil.
Fonte: Receita Estadual RS
Posted in Fisco