Boa tarde,
“Pessoal, este registro 4010 da REINF não está relacionado com o departamento Fiscal. Enquanto o Departamento de Pessoal (DP) afirma que não é de sua responsabilidade, a maioria das informações solicitadas pelo registro diz respeito à gestão de pessoas. Será que deveria existir um departamento separado para fornecer essas informações? Parece improvável que o departamento fiscal deva lidar com esse registro. Como vocês estão abordando essa situação?”
O registro R4010 está relacionado a fornecedores pessoa fisica, então é da alçada do departamento fiscal
Mais não esta, e o fiscal não tem esses controles, existe situações de clientes meus que pagam indenizações a pessoas físicas simplesmente efetuando deposito bancário na conta corrente. mão entra na folha somente no bancário que vai para o contábil.
Mais no caso não é só fornecedores pessoa física, indenização, por exemplo, a familiares que o titular sofreu acidente ou faleceu, distribuição de lucros, Plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde, Pensão vitalícia ou temporária paga pela empresa a ex-funcionários. Deve-se destacar nesse exemplo que o contrato de trabalho, mesmo que exista, já não está mais em vigor em decorrência de rescisão.
Pensão vitalícia ou temporária paga a dependentes de funcionário ou ex-funcionário. Neste caso, nunca houve uma relação de trabalho entre ele e a empresa.
Planos de saúde e outros valores pagos a ex-funcionários. Após a rescisão contratual, eventuais pagamentos relativos a períodos posteriores ao contrato de trabalho, inclusive de benefícios, como planos de saúde ou previdência complementar, a informação deve ser prestada por meio da EFD-Reinf.
Se estiver relacionado a funcionário, então não entra no Reinf.
Se você paga uma despesa, e essa despesa não vinculo empregatício, como por exemplo Aluguel pago a PF.
Quem apura os imposto Federais, como no caso o IR retido do aluguel ?
Claro que o o Departamento Fiscal.