Registro 0500 está descrito assim: Complemento das instruções de preenchimento do registro, para as pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo, e para as pessoas jurídicas no regime cumulativo que apuram as contribuições pelo regime de competência. A obrigatoriedade aplica-se para fatos geradores a partir de 01/11/2017 (entrega até o décimo dia útil de janeiro de 2018). A Minha dúvida é se eu posso utilizar um plano de contas e um código \”Genérico\” Padrão, para validação dessa informação, pois nem todos os clientes tem os planos de contas definidos corretamente. Desde já agradeço a informação.
Boa tarde Marcio, O plano de contas no Sped Contribuições tem que bater com o Sped Contábil, se todos os clientes possuem um plano igual, pode-se fazer um plano único para o Sped Contribuições, pois somente as contas informadas devem constar do registro 0500.
Eu mesmo vou fazer assim, e a empresa que for diferente, vai ter o seu plano de contas separado.
Mas esse bloco ele vai somente no Contribuições não é? Os valores tudo bem bater, mas a informação sobre as naturezas do plano de contas precisa ser informado no Contábil também?
Referente ao plano de contas, o que seria esses planos de contas de Despesas e Receitas? Seria por ex: Nota de Compra, fornecedor ‘X’ faz parte da conta Despesas de Compras código 1.
Não é para usar contas de clientes nem fornecedores, pois são apenas estas são apenas contrapartida.
Abra o Guia Prático, as contas a ser usadas são que definem Receitas ou Despesas, que definem o tipo de operação Venda, prestação de serviço, compra etc.
Entendi, mas a minha dúvida seria se eu posso utilizar o mesmo plano de receitas para todos os tipos de receitas… Seguindo esse ex que passou, eu poderia utilizar o 3.01.01.01.01.05-Receita da Revenda de Mercadorias no Mercado Interno para todas as receitas e no caso de despesas posso fazer a mesma coisa?
Desde já agradeço sua atenção.
Exemplo de Conta Receita (Utilizando apenas como ilustração uma conta referencial)
3.01.01.01.01.05-Receita da Revenda de Mercadorias no Mercado Interno
–
Conta de Cliente é apenas a contrapartida (Contas a Receber), que não deve ser usada.
Certo, mas o que seria essas Receitas e Despesas, seria por ex: Nota de Compra, fornecedor ‘X’ faz parte da conta “Despesas de Compras” que é código 1, funcionária assim?