perguntou há 8 anos

Bom dia,
Preciso da ajudinha de vocês para resolver o seguinte caso:
Uma empresa do Lucro Real, realizou uma Perd/Comp para compensar uma multa de DCTF com créditos de IRRF sobre as notas. O tipo de crédito utilizado foi Saldo Negativo de IRPJ.
Recebemos uma intimação referente essa Perd/Comp dizendo o seguinte:
“A soma das parcelas de composição do crédito demonstradas no Perd/Comp deve ser suficiente para comprovar a quitação da contribuição ou do imposto devido, se houver, e a apuração do saldo negativo.
– Não foi apurado saldo negativo na ECF.
Apuração: 2015 – 01/01/2014 a 31/12/2014
ECF: Valor do Saldo Negativo: R$ 0,00
Perd/Comp: Valor do Saldo Negativo: R$ 1.572,08
Demonstrativo parcelas composição crédito ECF: R$ 0,00 (Somatório dos valores do REGISTRO N630, CAMPO 2, CODIGOS 19 a 25)
Demonstrativo parcelas composição crédito PERD/COMP: R$ 1.655,35 (Somatório das informações das fichas Imposto de Renda pago no exterior, Imposto de Renda Retido na Fonte…)
Solicita-se retificar a ECF correspondente ou apresentar PERD/COMP retificador indicando corretamente o período de apuração do saldo negativo e, se for o caso, corrigindo detalhamento das parcelas de crédito utilizadas na sua composição.”
O valor de R$ 1.655,35 é referente a todas as notas que tiveram IRRF e o valor de R$ 1.572,08 é o saldo que tínhamos a compensar.
Essa empresa faz apuração de IRPJ e CSLL por estimativa mensal, sendo que em Janeiro teve lucro e nos demais meses prejuízo, sendo assim, no REGISTRO N500, a Base de Calculo de IRPJ ficou zerada no campo anual e de Fevereiro a Dezembro.
No REGISTRO N620 no código 21 (-) Imposto de Renda Retido na Fonte só foi possível informar o valor que utilizamos para abater o IRPJ a pagar do mês. Nos meses de Fevereiro a Dezembro não consigo informar nenhum valor retido pois a base de calculo está zerada devido o prejuízo e com isso o REGISTRO N630 também ficou zerado no código 20 (-) Imposto de Renda Retido na Fonte.
Esse é o campo onde a Receita diz que eu devo informar o crédito…
Estou com dúvidas se posso preencher apenas essa informação nesse campo…
Devo lançar algo nos registros M300, M010, M410 e M500?
Obrigada.

Fabio Rathunde respondeu há 8 anos

Vanessa,
Identifiquei o erro, no meu caso não foi informado o valor pago de IR/CSLL pago por estimativa.
Registro N630 / N670: Código 24.
Obrigado

Vanessa Martins respondeu há 8 anos

Bom dia,

Ainda não tive nenhum retorno sobre o procedimento correto a fazer.

Fabio Rathunde respondeu há 8 anos

Boa tarde,
Conseguiu resolver essa situação?
Recebi a mesma notificação. Porém IR e CSLL.