FórumCategoria: Fórum - Perguntas e Respostas[REINF] – Demora retorno consulta R-2099
Adriana Machado MArquezani perguntou há 6 anos

Alguém está com demora no retorno do evento R-2099? 
Tenho um ID que está em processamento desde sexta-feira.

Sheila Grando Nunes respondeu há 6 anos

Também não estou recebendo o arquivo de retorno.

Rafael Grether respondeu há 6 anos

Exato. É a importancia que a RFB dá aos contribuintes.
Agora na hora do recolhimento, é uma beleza!

Acabei de receber o retorno do 2099, com o erro já previsto devido ao problema que tive no registro 2010, agora consegui enviar com sucesso o 2010 e o 2099 enviei novamente e retorno na luta de ficar consultando.

Acho que o processamento do 2099 não poderia demorar precisava ser imediato, já imaginou no ultimo dia acontecer de demorar de um dia para o outro ou 3 dias como foi no meu caso?

Eu também estou

17 Respostas
respondeu há 6 anos

Bom dia, Adriana.
Infelizmente muitos estão nessa mesma situação.

Adriana Machado MArquezani respondeu há 6 anos

muito obrigada pelo retorno!

Marcos respondeu há 6 anos

Aqui também

Valdair Matos respondeu há 6 anos

Como falei em outro tópico, também temos enfrentado este problema. Mais cedo, um cliente me passou que consultou no e-cac e o período apareceu com a situação fechado.
Não sei se pode ser o caso também com vocês.

Rafael Grether respondeu há 6 anos

Alguns sim e outros não.
A situação está bem estranha…

O problema meu ainda é pior, foi enviado todos os arquivos de uma vez, passou o 1000 e o 2010 deu erro, o 2099 foi e ficou em processamento, agora tenho que esperar para enviar o 2010 novamente e desde sexta não consigo o retorno do erro para fazer o envio novamente, complicado né!!

DIOGO MOTA respondeu há 6 anos

Estou com o mesmo erro, o R-2099 foi enviado na sexta, e até o presente momento continua em processamento, porém os que enviamos antes, não teve problema, remetia sucesso com 5 min depois.

Atualizei a situação e retornou com sucesso!
Obrigado!

Pois é

Adriana Machado MArquezani respondeu há 6 anos

Os que enviamos até quinta feira tivemos um retorno rápido. De sexta feira p/ cá, está oscilando. Vou continuar consultando os pendentes. Não tem outra saída.

Mas sempre foi aconselhado a não deixar para o último dia, pois o evento R-2099 é de forma assíncrona, o retorno não é imediato. Eu também verifiquei no eCAC e estava com a mesma situação.

Vi em outros TÓPICOS que o R 2099 estava retornando em processamento pela consulta de sistema, mas no eCac estava sinalizando o erro.

No meu caso o retorno do que enviei na sexta acabou de chegar!

Um absurdo demorar assim, já pensou no ultimo dia sem saber se vai ou não ser processado?

Tatiane D. Bobsin respondeu há 6 anos

Nota Orientativa 03/2018 – Evento de fechamento R-2099
Na EFD-REINF, o retorno da maioria dos eventos é síncrono, com exceção do evento de fechamento R-2099 que é assíncrono. Para este, será retornado o número do protocolo (no R-5001), e será necessário fazer uma consulta posteriormente informando este número (o protocolo) para saber se o fechamento foi processado com sucesso ou não. Em caso de processamento do fechamento com sucesso, a consulta retornará os totalizadores (R-5011). 
Nesses termos, os créditos tributários apurados na EFD-REINF só migrarão para a DCTFweb após o processamento com sucesso do evento R-2099, que não se dá com o mero envio do evento, mas sim com o processamento com sucesso do evento de fechamento. Para tal, é necessário o contribuinte consultar o fechamento para receber o recibo no evento totalizador R-5011.
Em resumo, é importante seguir os passos:
1) O contribuinte envia o evento de fechamento 2099;
2) O sistema retorna um resultado, com um número de protocolo na tag <nrProtEntr>XXXXXXXXXXXXXX</nrProtEntr> e com a expressão “EM PROCESSAMENTO”;
3) O processamento do fechamento é realizado posteriormente pelo sistema, de forma assíncrona;
4) Para verificar se o evento foi processado com sucesso, o sistema dele deve chamar o WebService de consulta do Fechamento, passando como um dos parâmetros, o número do protocolo recebido no passo 2;
5) Somente após a consulta deste resultado retornar sucesso é que ele deve verificar se a informação está na DCTF.
As informações e procedimentos acima encontram-se descritos no manual do desenvolvedor da EFD-REINF disponível no portal do SPED.
http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2791

Isto mesmo, desde que iniciou a Reinf até mês passado, este processamento levava alguns segundos.

Creio que o problema não seja o cumprimento do prazo do EFD-Reinf, que foi enviada no prazo, apesar de sem o retorno, mas sim em relação ao cumprimento do prazo da DCTFWeb, que só será alimentada após o R-2099 retornar com SUCESSO.

Sim, já consideramos que o evento de fechamento R-2099 que é assíncrono, porem desde sexta ficar esperando para retornar um erro não tem cabimento, já pensou se você está no último dia, acho que a RFB vai precisar ajustar isso.

Manual do desenvolvedor da EFD-REINF:
Retorno dos eventos totalizadores
Os eventos totalizadores serão obtidos através do retorno dos eventos R -2010,
R-2020, R-2030, R-2040, R-2050, R-2060, R-3010 e R-2099.
Sempre que os eventos R -2010, R-2020, R-2030, R-2040, R-2050, R-2060, R-
3010 forem processados com sucesso pelo ambiente nacional da REINF será retornado o
seu recibo. (na tag nrRecArqBase) e o totalizador R-5001.
Sempre que o evento R-2099 for recepcionado com sucesso pelo ambiente
nacional da REINF, será retornado o número do protocolo de transmissão (na tag
nrProtEntr) e a informação de que o evento está EM PROCESSAMENTO.
Após a consulta do evento R-2099, se ele foi processado com sucesso pelo
ambiente nacional do REINF, será retornado o seu recibo (na tag nrRecArqBase) e o
totalizador R-5011.

Sim, porem está demorando dias para retornar e não dá para esperar dias quando você for enviar no último dia.

Marcos Amorim respondeu há 6 anos

Também estou tendo este problema com os meus cliente. Temos um cliente que entrou no primeiro grupo e ele já envia desde de meados do ano passado. Só que este mês ele não esta tendo o retorno do R2099.
Tenso isso… Não duvido que a SEFAZ cancele a entrada de REINF para este segundo grupo para agora.

Prezados, boa tarde!
Hoje ao consultar o R-2099 retorna o erro MS0010 – Nenhuma informação encontrada para os parâmetros informados. Ao entrar no eCac a Reinf está ok e fechada.

MONICA THAIS G DE SOUZA respondeu há 6 anos

Estou tentando transmitir e ontem foram três, durante o dia todo. Hoje das 7 da até agora 09:43 não foi nenhuma. Nem teste nem nada. 
Tenho umas 30 empresas para transmitir com movimento e mais muitas sem movimento. Certamente que não irá dar tempo nessa velocidade. Vamos ficar atentos nas noticias e mandar aqui no grupo. 

Estou tentando transmitir e ontem foram três, durante o dia todo. Hoje das 7 da até agora 09:43 não foi nenhuma. Nem teste nem nada. 
Tenho umas 30 empresas para transmitir com movimento e mais muitas sem movimento. Certamente que não irá dar tempo nessa velocidade. Vamos ficar atentos nas noticias e mandar aqui no grupo. 

Pessoal está indo. 

Sidney Costa respondeu há 6 anos

Parece muito claro que o ambiente do Reinf está subdimensionado para o volume de dados que surgiu com a entrega do Segundo Grupo.
Funcionou muito bem quando era só o primeiro Grupo, de Maio até Dezembro, só que agora em Janeiro até as empresas sem movimento estão entregado o REINF.
Se a entrega fosse só das empresas que tiveram, apuração da CPRB ou retenção de INSS o ambiente aguentaria, mas com a entrega de Janeiro de todas empresas do segundfo Grupo, mesmo sem movimento o ambiente entrou em caos.
Dica: quem não tem movimento é muito mais fácil entrar no e-Cac e informar por lá,

Normalizado processamento de fechamento na EFD-Reinf
Publicado em 13/02/2019

Foram diagnosticados problemas na aplicação que processa o fechamento da EFD-Reinf, o que manteve as escriturações com status “em processamento”.
Uma nova versão dessa aplicação foi disponibilizada em produção hoje (13/02/19), solucionando o represamento da entrega do recibo de fechamento.

http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2977.

Moisés Azevedo respondeu há 6 anos

http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2977

Publicado em 13/02/2019

Foram diagnosticados problemas na aplicação que processa o fechamento da EFD-Reinf, o que manteve as escriturações com status “em processamento”.
Uma nova versão dessa aplicação foi disponibilizada em produção hoje (13/02/19), solucionando o represamento da entrega do recibo de fechamento.

respondeu há 6 anos

Pessoal, Bom Dia !
Abri um tópico sobre este erro mas ninguém se pronunciou,
Reforço, alguém teve a seguinte mensagem de erro no Retorno do Fechamento pelo R-2099.
Erro ao Gerar DCTF . Ticket 12.000000000002559852 – Tipo 3 Código 373
Descrição Erro na Integração com sistema: Cadastrro CNPJ: Retorno 001 ERRO ADABAS3151*1550″O07543jA.

Jorge Campos Staff respondeu há 6 anos

Pessoal! 

Para conhecimento: