Retenção Funrural NFe 4.0

FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasRetenção Funrural NFe 4.0
Foto de perfil de Simone Daniela IralaSimone Daniela Irala perguntado 1 ano

Pessoal, estou com problemas na transmissão de nota de produtor rural com retenção de Funrural.
Esta apresentando o erro : Rejeição: Soma do valor das parcelas difere do Valor Líquido da Fatura
Sabem dizer como tratar retenções na NFe 4.0?

5 respostas
Foto de perfil de Benhur Alexandre VieiraBenhur Alexandre Vieira respondido 1 ano

Ola Simone!
O campo valor liquido da tag cobrança/faturas está sendo o total das parcelas informadas ?
Precisa ser o mesmo valor.

Foto de perfil de Simone Daniela IralaSimone Daniela Irala respondido 1 ano

Ola Benhur,
Se deixo o valor liquido da tag cobrança/faturas igual ao valor das parcelas apresenta erro com relação ao total da nota, por que nessa retenção o valor da nota não se altera, continua o valor cheio.
Segue erro:
902 -Rejeicao: Valor liquido da Fatura difere do Valor Original menos o Valor do Desconto
865 – Rejeicao: Total dos pagamentos menor que o valor total da nota

Foto de perfil de Sidney CostaSidney Costa respondido 1 ano

O total das parcelas deve ser igual ao total da nota fiscal, sem abater o FUNRURAL.

Se você vai abater o FUNRURAL do valor a pagar, isto é no momento do pagamento, e não na divisão das parcelas.

Foto de perfil de Benhur Alexandre VieiraBenhur Alexandre Vieira respondido 1 ano

Simone!

Tenho situações que também é recolhido o funrural.
Na tag cobrança/faturas o valor é o da fatura/financeiro digamos assim, o pgto ao produtor, e o mesmo é informado nas parcelas.
E como disse o valor da nota não se altera, e informo o valor retido do funrural nas tags especificas vRetPrev e vBCRetPrev, de uma verificada.

Foto de perfil de RITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZRITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZ respondido a 12 meses

Minha empresa fabrica Big Bag (aqueles sacos grandes de nylon com alças) para transporte de açúcar, café dentro das usinas. Pelo Anexo I da NT 2017.001 (GTIN) meu CNAE e meu NCM está obrigado a partir de 01/11/2018 , nesse caso quais os procedimentos à tomar ?

Foto de perfil de RITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZRITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZ respondido a 12 meses

No caso de produtor rural pessoa física, que ainda não tem produção, como fica o recolhimento do FUNRURAL ? Ou tenho que recolher a parte patronal sobre folha de pagamento ?

Foto de perfil de Sidney CostaSidney Costa respondido a 1 ano

Inclusive a retenção em si é contestável.
É obrigação do adquirente pagar o FUNRURAL sobre estas compras, mas repassar esta cobrança ao produtor rural é outra questão.

Foto de perfil de Benhur Alexandre VieiraBenhur Alexandre Vieira respondido a 1 ano

Ola Sidney, obrigado pela informação.

Foto de perfil de Sidney CostaSidney Costa respondido a 1 ano

Esta tag de retenção é de mão de obra.
A informação do FUNRURAL vai apenas nas informações complementares.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=LnhDJy3Fl+g=

Na aquisição de mercadoria de produtor rural (suínos, por exemplo) por empresa obrigada a emitir a NF-e, como será feita a contranota e como informar o valor referente ao FUNRURAL?

A contranota será uma nota fiscal eletrônica. No caso, o DANFE e a NF-e deverão ser entregues ao produtor rural. O FUNRURAL deve ser informado na TAG de informações complementares.

Foto de perfil de RITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZRITA DE CASSIA CALIXTO DA LUZ respondido 12 meses

No caso de produtor rural pessoa física, que ainda não tem produção, como fica o recolhimento do FUNRURAL ?  Ou tenho que recolher a parte patronal sobre folha de pagamento ?