Roberto Baroli perguntou há 4 anos

Quando fui enviar uma das ecf’s que tenho, na qual o cliente é do LP e não era obrigado a enviar a ECD, fiz a mesma com a observação de “não obrigatoriedade de envio da ECD”, recuperei-a na ECF porém, quando fui enviar o arquivo apareceu uma mensagem dizendo que a ECD não havia sido encontrada na Receita.
Tentei de vários modos sugeridos para envia-la, inclusive com consulta à Receita, porém todas as tentativas não deram certo.
Resultado é que acabei deixando de lado a ECD enviei a ecf pelo livro caixa.
Como fazer para poder envia-la corretamente?
Grato
Roberto Baroli

2 Respostas
Murilo Viscondi respondeu há 4 anos

Para entregar um ECF com a escrituração contábil apenas se a empresa entregou ECD, caso contrário apenas escrituração caixa, que no caso de empresa que apure o Livro Caixa está obrigado a entregar o bloco Q100.
Segundo o art. 3o-A da Instrução Normativa RFB no 1.420/2015, também estão obrigadas a adotar a ECD, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2016:
II – as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido que não se utilizem da prerrogativa prevista no parágrafo único do art. 45 da Lei nº 8.981, de 1995.
Parágrafo Único. As Sociedades em Conta de Participação (SCP), enquadradas nas hipóteses previstas nos incisos I a II do caput do art. 3º e do caput do art. 3º-A devem apresentar a ECD como livros próprios ou livros auxiliares do sócio ostensivo.
 
Att.
Murilo Viscondi.

Aline Almeida respondeu há 4 anos

Boa tarde a todos!

    Estou com uma questão aqui, meu primeiro ano fazendo ECD, passei minhas ecd’s normalmente sem nenhuma advertência. Quando fui importar ECD para a ECF deu erros, tais erros é que tenho contas COM e SEM Centro de Custo na mesma igreja (no meu caso são igrejas), na ECD não deu problema algum isso, na ECF não aceita.
    Já estou vendo com o suporte técnico do programa, e fui informada que a ECF não aceita contas na mesma empresa com e sem centro de custo, com isso terei que relacionar com o plano referencial todas as contas com ou sem centro de custo todas as contas igreja por igreja e ai sim fazer um teste, não dando certo terei que retificar minha ECD com este novo formato e ai sim importar para ECF. Estou correndo contra o tempo,não sei o que faço….

Com tudo isso citado minha duvida é:

– Se não der tempo de fazer em todas o processo citado, poderei passar ECF zerada para não perder o prazo e apos retificar importando da ECD?

Por favor alguém pode me ajudar?
Estou perdida, é muito complexo e é meu 2º ano na ECF e o meu 1º ano de ter igrejas com ECD para recuperar.

Desde já o meu muito obrigada.