FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasSPED ECD- com ECD Recuperada registro C155
Amanda Nair Hutt Silveira perguntou há 2 anos

Olá, boa tarde!
No validador com versão a partir de 10.1.0, validação contém erro indicando ” A conta/centro de custo “X”/ da ECD recuperada aparece com saldo final zero no registro C155 do mês 1 mas não aparece em nenhum período C150 posterior, nem no plano de contas (I050) da ECD recuperadora.”.
Na versão 10.0.2 por exemplo, validou com a recuperação sem erros;
A conta citada no erro possui movimento apenas em 01/2021, nos meses posteriores ele está com saldo zero.
No arquivo atual é demonstrado no registro I155 com seu código no plano novo e saldo zero e no registro I157 com seu código no plano antigo e saldo zero;
No arquivo recuperado da ECD aparece em registros C050 e C052, na competência 01/2021 no registros C155 porém nas demais competências não demonstra, não teve movimento nas demais competências.
Há uma nova regra referente ao arquivo recuperado para conter registro C155 em competências em que a conta estiver com saldo zero?

José Carlos B Pereira respondeu há 2 anos

Boa tarde, para resolver tem duas formar, ajustar na ECD anterior as contas com saldo 0,00 em cada periodo que creio que ninguem vai fazer ou criar essa conta do erro no plano de contas atual que ai resolve!

JULIANA respondeu há 2 anos

Mesmo com a publicação da versão 10.1.1 o erro permanece. Alguém mais com esse problema?

Paloma Ruel Ramos respondeu há 2 anos

Boa tarde, estou com o mesmo problema e no meu caso eu não mudei de sistema e/ou contador. Alguém já conseguiu alguma solução ou conhece uma forma de falar direto com a RFB?

ELISABETE DE S PADULA respondeu há 2 anos

Alguem mais teve esse erro? outro ponto, abriram algum ticket na SEFAZ?

1 Respostas
José Carlos B Pereira respondeu há 2 anos

Boa tarde, para resolver tem duas formar, ajustar na ECD anterior as contas com saldo 0,00 em cada periodo que creio que ninguem vai fazer ou criar essa conta do erro no plano de contas atual que ai resolve!

Nathana kamilly Gomes de Araujo respondeu há 2 anos

Bom dia.
Estou com o mesmo problema. Executei a sugestão do José Carlos, entretanto, não funcionou. Vi que o colega Rafael Cardoso conseguiu solucionar. Poderias, por gentileza, me orientar como você fez. Meu problema é bastante semelhante ao seu. Criei as contas igual o plano de contas anterior, com os mesmos códigos, mas para mim não houve alteração. Se puder me ajudar, agradeço.

Rafael Cardoso de Lima respondeu há 2 anos

Aqui deu certo cfe. sugestão do José Carlos, criei as contas dentro dentro do registro I050, cfe. códigos do plano anterior (do antigo contador) e deu certo.

Rafael Cardoso de Lima respondeu há 2 anos

Olá boa tarde!
Você conseguiu resolver o problema? Meu caso foi entregue de 01/01 a 31/03 por outro contador ainda e abril de 2022, agora preciso entregar o restante do período, e está dando esse erro e não tenho como alterar o arquivo transmitido pelo antigo contador para que fique da forma exposta. Estou enrolado com esse caso.

Rute Hellen Gomes de Assis Moreira respondeu há 2 anos

Ola! E no caso de ser troca de sistema.
Eu registro no I155 e no i157?

JULIANA respondeu há 2 anos

Segue resposta padrão da Receita: Quando houver mudança de plano de contas de um período para outro da ECD (0000.IND_MUDANCA_PC = 1), como, a partir de 2023, são recuperados todos os meses da ECD anterior (antes era somente o último mês), se uma conta terminar com saldo zero antes do último mês da anterior, ela deverá constar no registro I155 no último mês da ECD anterior, mesmo que não tenha mais movimentação. A informação a ser prestada no registro I155, neste caso, será conforme abaixo:

|I155|2328.2.0001||0,00|D|0,00|0,00|0,00|D|
Campo 01 – Tipo de Registro: I155
Campo 02 – Código da Conta Analítica: 2328.2.0001
Campo 03 – Código do Centro de Custos: não há
Campo 04 – Valor do Saldo Inicial do Período: 0,00
Campo 05 – Indicador da Situação do Saldo Inicial: D (quando o saldo for zero, deve ser informado “D” ou “C”).
Campo 06 – Valor do Total de Débitos do Período: 0,00
Campo 07 – Valor do Total de Crédito do Período: 0,00
Campo 08 – Valor do Saldo Final do Período: 0,00
Campo 09 – Indicador da Situação do Saldo Final: D

Quando preenche o I155 zerado apresenta mensagem de aviso de que a conta precisa ter saldo.