Neste ano 2021, o layout 9 apresentou mudança nas regras de validação das contas de resultado que compõe a DRE, aceitando somente contas que são de natureza 04 – Resultado.
A escrituração relativa ao exércicio 2019 (layout 8) foi enviada tratando as contas Provisão do IRPJ e CSLL como contas de Natureza Outras com código 9.
Contudo, as regras do PVA layout 9 não permitem mais validar as contas dessa natureza (9 – Outras) na estrutura da DRE.
Assim, tivemos que ajustar a natureza das contas de Provisão do IRPJ e CSLL para natureza de Resultado com código 4.
Entretanto, essa configuração gera conflito com a última escrituração entregue em 2020 (exercício 2019), pois o PVA critica a troca de de natureza das duas contas de Provisão de IRPJ e CSLL, com o seguinte erro: A Conta 6.1.01.003.4828 (Provisão de CSLL) possui natureza 04 na ECD atual que é diferente da natureza 09 da conta 6.1.01.003.4828 na ECD recuperada (anterior). A Conta 6.1.01.003.4829 (Provisão de IRPJ) possui natureza 04 na ECD atual que é diferente da natureza 09 da conta 6.1.01.003.4829 na ECD recuperada (anterior).
Diante deste entrave pergunto como contornar o ERRO?
Através do I157 seria possível trocar a conta e também sua natureza sem que isso gerasse um erro de validação ao importar a escrituração do ano anterior?
Bom dia!!! Estou exatamente com esse problema (ECD entregue em atraso), como foi resolvido? Mesmo fazendo o I157 ocorre o erro, pois na ECD do contador anterior foi entregue com natureza 05 (incorretamente), e agora a minha conta tem natureza 02. O erro é: “A Conta do registro pai I155 possui natureza diferente da conta informada no registro filho I157.”
E para cada conta aparece o erro: “A Conta 4324 do registro pai I155 possui natureza 02 e a conta 1678 informada no registro filho I157 possui natureza 05.”.
Boa noite
Vocês conseguiram resolver esse erro ?
Estou com mesmo problema em cont de custo e encerramento do exercício
Boa tarde Lucas.
Sim, fiz esse procedimento e deu certo