SPED ICMS IPI Bloco K materia prima com NCM diferente

FórumCategoria: Fórum - Perguntas e RespostasSPED ICMS IPI Bloco K materia prima com NCM diferente
Foto de perfil de Erika Cristina MiottoErika Cristina Miotto perguntado 2 semanas

Bom dia,
Recebemos a mesma matéria prima de diferentes fornecedores com NCMs diferentes. Por exemplo, o produto adquirido do fornecedor A com o NCM 3901.10.92 e do fornecedor B com o NCM 3901.90.90.
Há situações em que uma ligeira diferença na composição do produto ou na interpretação de cada fornecedor implique no NCM diferente, embora para o nosso processo produtivo não haja diferença.
Uma vez que ambos possuem a mesma aplicação no processo produtivo, é importante para a empresa que o cadastro interno seja unificado, o que viabiliza o controle de estoque a partir dos registros de produção e do consumo específico padronizado (árvore de materiais). Neste exemplo, a empresa optaria por adotar o NCM 3901.90.90 como padrão.
 
Interpretamos que possivelmente o registro K220 seria o registro adequado para, por exemplo, reclassificar o produto adquirido com NCM 3901.10.92 em outro de NCM 3901.90.90, e então escriturarmos o inventário somente do segundo. Este procedimento estaria correto? Sendo uma empresa que escritura somente os registros K200 e K280, poderíamos escriturar também o registro K220?
Como podemos tratar esses NCMs, tendo um cadastro para cada item separado por NCM ou cadastrar um item com um NCM padrão e se o registro K220 é o registro que faremos a reclassificação das notas do fornecedor.
Agradeço a atenção.