Bom dia,
Durante este mês onde transcorreu o período de adiamento de produção da nova versão da NF-e, apenas a Bahia publicou as URL’s de produção, os demais estados nada ainda, alguém tem notícias sobre isto? Já estamos praticamente iniciando o mês 11.
Pelo portal da NF-e, neste momento temos a 4.0 em produção apenas para:
BA
MT
SVAN
SVC-AN
Lembrando que tivemos a liberação da NT 1.40 que em tese resolveria alguns problemas e estamos com erros transitórios ainda, o que preocupa a velocidade com que cada SEFAZ aplica as correções, causando um ambiente “misto” de regras e situações que causa um verdadeiro caos pensando em Sistemas.
Não sei se a RFB ou demais envolvidos já pararam pra pensar sobre isto ou se colocam no lugar de quem tem que providenciar atualizações ou recebe-lás (contribuintes), mas o custo geral disto tudo sacrifica a todos, algo que nos tempos atuais nem precisa de se falar no impacto disto, e além do extremo desgaste em atualizações, correções, suporte, paradas por erros em produção e compreensão de todas as partes envolvidas de algo que não tem explicação!
Gostaria de sugerir que o Encat ou quem coordene isto tudo, que determinasse os prazos para as UF’s (SEFAZ) para homologar e liberar alterações de versão como esta 4.0, e somente depois de estarem com seus ambientes OK e funcionais, liberarem a notícias e prazos para os contribuintes sobre a necessidade de implantar a nova versão, esta situação com os dois mundos ao mesmo tempo trabalhando simplesmente é o caos, e só lembrando que existem os pilotos caso alguém queira justificar o paralelismo das atualizações.
Bom dia Fabianni Luiz,
Concordo com sua colocação sobre o tema. Realmente parece que não pensam no contexto todo. Também estou na espera das URL’s de produção para aplicarmos em nosso sistema.
Além disso, já pegamos várias situações inconsistentes de regras de validações e padrão de comunicação no ambiente de homologação. Abrimos chamados junto as SEFAZ estaduais e seus FALE CONOSCO porém o retorno de cada uma é demorado e quando retornam pedem mais informações e depois nunca mais respondem… É complicado, sinto falta de um canal mais direto da RFB ou de quem gerencia essa parte, com informações e tira-dúvidas mais técnicas sobre a NFe nessas novas implantações.
Além do mais é um cenário meio incerto, devido essas instabilidades de cada SEFAZ estadual, não temos garantia de que realmente todas regras aplicadas em homologação serão feitas em produção de imediato, já passamos por várias situações em “viradas” de versões que nos primeiros dias cada SEFAZ estadual aplicava uma regra diferente.